Capítulo 4 - As promessas ao Vovô Gohan

114 16 4
                                    

Nota inicial: Sou completamente avessa a armas, ainda mais na mão de crianças e de adolescentes, embora esteja escrevendo sobre velho oeste, mas gostaria de dizer que existe um motivo para o Goku ganhar as armas aos treze anos e não mais tarde, que vai ser revelado no capítulo 17. Lembrando ainda que essa história se passa num contexto onde isso é relativamente normal.

"Era estranho como algumas das palavras e maneiras da infância caíram no esquecimento e foram deixadas para trás, enquanto outras se fecharam e cavalgaram para a vida, aumentando o peso para carregar com o passar do tempo."

(Stephen King, O pistoleiro – A torre negra, volume I)

Era uma noite fresca de primavera em West Sayan. Na sua sexta noite na cidade, Goku estava deitado em cima de um monte de feno macio na parte descoberta do curral do senhor Kame. O patrão e Kuririn estavam dormindo nos aposentos da estrebaria, mas Goku estava sem sono e decidira ficar ali, apenas olhando as estrelas e pensando no seu avô.

Já fazia dois anos que ele havia morrido, quando Goku tinha 19 anos, mas o rapaz sentia a falta dele todos os dias porque o velho havia sido a única família que ele tinha conhecido. Por muitos anos, Goku acreditara que era realmente neto do velho, mas quando ele tinha 12 anos, o avô contara toda sua história: como ele havia sobrevivido a uma chacina provocada por Freeza e como seu pai confiara a ele aquelas relíquias: uma fivela de cinto dourada, a estranha esfera dourada, que parecia emitir uma tênue luminosidade, com quatro estrelas vermelhas e o mapa.

Goku frequentara a escola por pouco tempo, mas aprendera a ler o suficiente para saber que aquele mapa dizia levar a outras esferas como aquela e, embora ele achasse que era um objeto muito bonito, ele não via ainda necessidade de ir atrás de outros seis iguais àquele. Seu pai morrera protegendo aquele tesouro, mas ele não sabia exatamente porquê.

Por outro lado, a morte brutal da família que ele jamais conhecera o assombrava. O avô dissera que ninguém deveria saber que seu nome verdadeiro era Kakarotto, porque poderia ser arriscado, afinal, ele escapara do bando de Freeza. Depois que descobrira a verdade, Goku passara a deixar flores no túmulo de seus pais todos os anos, imaginando como eles seriam. Às vezes chorava nessas ocasiões. Mas várias vezes se imaginara desafiando o temido e lendário bandido para vingar sua família. Talvez por isso tivesse se tornado tão bom atirador.

Quando completou 13 anos Goku ganhou do avô um par de revólveres e logo aprendeu a atirar. O avô, que nunca tinha sido um ás do tiro, surpreendera-se com a facilidade do menino para sacar, atirar e acertar qualquer alvo numa rapidez surpreendente. E Goku também aprendera a brigar com os punhos e pernas graças ao amigo Tenshin, que nem sempre havia sido seu amigo.

Quando tinha 11 anos Goku havia perseguido um cavalo malhado selvagem por quase um dia inteiro apenas para vê-lo ser laçado pelo jovem índio, que devia ter quase 18 anos na época. O menino pulou sobre o rapaz e os dois iniciaram uma briga de chutes e socos que acabou com o índio, que era bem maior, se afastando de Goku e olhando-o intrigado. De repente ele sorriu e disse:

- Fica com o cavalo, filho do céu.

Goku, que era um menino bem brigão, afinal de contas, não se conformou com a desistência do outro e saiu andando atrás do índio:

- Que história é essa de filho do céu?

- Você menino do velho Gohan, não? Você filho do céu para ele. Cavalo é seu.

- Você é um covarde. Não quer lutar comigo? Quero ganhar o cavalo numa disputa justa!

- Você cresce um pouco, então, Tenshin luta com você.

Por causa da tal história de "filho do céu" Goku começou a insistir com o avô que o contasse por que o rapaz o havia chamado daquela forma, então ele acabou contando tudo, quando acreditou que Goku tinha idade para compreender o que havia acontecido e qual era o papel de Tenshin naquela história. Então ele se tornou amigo do índio, que também apreciava o jeito quase selvagem do menino. Tenshin logo disse, quando ele começou a crescer mais, que Goku deveria aprender logo a ser um homem.

West SayanOnde as histórias ganham vida. Descobre agora