Capítulo 38: Segundo Ato

83 13 12
                                    

O segundo ato tem inicio com uma cena imponente também graças ao cenário, como se fosse um castelo um tanto quanto semelhante à uma biblioteca. Mas tudo sempre em tons escuros, talvez pela facilidade de mesclagem com o fundo do palco, mas que não tirava a beleza, e não deixava sombrio (se assim não fosse para ser).

Nesse lugar, há vários homens com aparência de estudiosos e sábios. Zarastro está entre eles com suas vestes de corte simples como talvez a de um monge, porém de cores fortes como vermelho e dourado, denotando certa suntuosidade. Eles deliberam alguma coisa referente ao príncipe Tamino. Eles são os Iniciados, uma ordem que segue os deuses Isis e Osiris, e primam pela sabedoria. Zarastro revela que Tamino tem interesse em se juntar à eles e que Pamina foi escolhida pelos deuses para formar com o príncipe um casal, e foi por isso que Zarastro ordenou que tirassem a moça de sua mãe, pois a Rainha da Noite "só reconhece sua própria grandeza, ela usa de decepção e superstição para enganar as pessoas"; o que ia de encontro ao que Seth mencionou sobre ela representar os déspotas. Apesar de Zarastro dizer que Tamino iria ajuda-los contra a Rainha, isso também levanta uma suspeita entre os sábios, pois o jovem era também um príncipe, ao que Zarastro responde "Mais do que isso, ele é um homem".

Tem-se então alguns atos onde isso, de ser um homem e de ser sábio e dever guiar sua mulher tem bastante ênfase, especialmente pelo teste pelo qual Tamino e Papageno (declaradamente à contragosto, pois ele diz literalmente que não quer nenhuma sabedoria. Tendo inclusive uma fala hilária onde seu condutor o diz que ele jamais iria compartilhar das alegrias divinas no conhecimento, ao passo que Papageno dá uma leve risada e com um gesto expansivo em direção ao público diz "bem, há muitas pessoas assim como eu". Mas mesmo assim é seduzido pela revelação de que existe uma moça; "Papagena" destinada à ele, coisa que desde o inicio ele mostra grande vontade de ter; uma companheira) precisam passar, que seria permanecer no misterioso templo dos Iniciados sem falar, especialmente sem falar com mulheres.

Essa ideia da diferença de valores entre mulheres e homens também é mencionado na famosa aria da Rainha da noite, a segunda, onde ela aparece misteriosamente, quase que por magia, durante a noite, no quarto de sua filha. Quando Pamina diz que o jovem príncipe se juntou aos Iniciados a Rainha fica furiosa. Ela revela então que tudo estaria perdido para elas, pois seus poderes estavam limitados desde a morte do pai de Pamina, onde suas ultimas palavras foram: "Minha esposa, é chegada minha hora final, deixo todas minhas riquezas para você e nossa filha. Mas Zarastro guardará o Círculo do Sol, resolutamente como eu fiz. Não busque o que está além do alcance de uma mulher. Seu dever é colocar a si e à sua filha sob a liderança da sabedoria dos homens". Sem o controle sob o Circulo do Sol, ela não tinha poder. Mas o que vemos a seguir não é a preocupação de uma mãe com sua filha que sofre, mas a de uma Rainha incapaz de aceitar submissão, além disso, uma Rainha incapaz de aceitar que não subjugará os inferiores.

Claudia então entendeu o porquê daquela famosa aria parecer tão agressiva; nela, a Rainha incumbe Pamina de matar Zarastro, e caso não o faça, ela não mais será considerada sua filha. Aqueles agudos impressionantes e tão marcantes dessa canção são como gritos de ira de uma mãe que amaldiçoa a própria filha em um ataque de fúria. E essa cena deixa a todos com a pele arrepiada.

— Megera! – West balbucia.

— Psst – Leontine o repreende.

Mesmo com o cômico personagem de Papageno, o segundo ato tem essa atmosfera mais pesada. Mas o que incomodou um pouco Claudia fora essa ideia de a mulher ser inferior ao homem, muito embora ela entendesse que se tratava de um texto do século XVIII, e que seria muito justificável essa ideia para aquela época. Ainda mais que, a mocinha da historia, Pamina é separada de seu amado sem que consiga entender o porque, pois não lhe é explicado de imediato.

Scrupulo - Vale Quanto Pesa [COMPLETO]Onde as histórias ganham vida. Descobre agora