Capítulo Vinte e Cinco

5.1K 599 119
                                    

Samuel respirou fundo, mordia o lábio nervosamente. Estava esperando naquele consultório minúsculo há uns quinze minutos, era aflitivo demais ficar olhando aquela paredes brancas e sem graça. Foi um alívio ouvir a porta abrir e ver a médica voltar ao seu lugar de direito.

— Desculpa ter deixado você esperando tanto tempo, mas eu precisava tirar uma dúvida com o fisioterapeuta que te acompanha, apenas para ter certeza de algumas coisas — falou lhe sorrindo educadamente e jogando cabelo para trás do ombro, foi olhando a pasta na sua mão outra vez.

— Tudo bem.

— Então Samuel, nós já tivemos essa conversa antes. Como é a terceira vez que você tem uma lesão no ligamento do joelho direito e agora também o menisco, nós estamos tendo todo esse cuidado extra você entende?

— Claro.

— Como foi explicado para você depois da cirurgia, a parte rompida do menisco interno foi retirado sem complicações. Foi uma cirurgia relativamente simples, até então estava tudo correndo bem. Mas... A sua recuperação está sendo muito mais lenta do que o esperado. Com esse tempo de fisioterapia e com os anti-inflamatórios esperávamos que você já pudesse tirar a órtese.

— Foi por isso que inchou outra vez depois desse tempo todo?

— Exatamente. Por isso eu pedi que fizesse outra ressonância, para ter certeza que nada pior tinha acontecido. Você tem uma propensão maior a ter lesões no ligamento, falando de um modo bem geral, toda a estrutura do seu joelho está muito fragilizada — a doutora ficou pensando, como se procurasse as palavras certas e não encontrasse.

— Eu entendi. Eu vou ter voltar a usar muletas?

— Não, pelo menos por enquanto. Mas você vai ter que voltar a usar a órtese articulada, sempre, o tempo todo, só tire para aplicar o gelo e dormir. Isso vai ajudar a conter o inchaço e vai dar suporte necessário por enquanto para poupar a articulação até ela estar mais recuperada. Os exercícios vamos deixar só por conta do fisioterapeuta. Era nesse ponto que eu queria chegar com você. Samuel você pratica algum esporte?

O homem estranhou a pergunta tão repentina, não precisou pensar muito para responder.

— Não, nunca tive aptidão para esportes.

A médica fez uma careta como se ele estivesse encrencado.

— Vai ter que começar. Assim que passar essa fase de recuperação imediata, você vai precisar estudar algum meio de exercitar seu corpo, vai ser progressivo e mais na frente vamos voltar a falar sobre isso com mais calma. Praticar um esporte vai ajudar a fortalecer seu joelho — concluiu com um sorriso simpático.

— Eu entendi a cutucada viu, pode ficar tranquila. Era só isso? — questionou com muito bom humor apesar da situação.

— Sim, claro. Não falte a fisioterapia.

— Não tem nem como, eu tenho um tira em casa me vigiando — foi se despedindo e levantando ao mesmo tempo.

Estava quase na porta quando a médica o chamou outra vez.

— Samuel. Só por curiosidade minha mesmo, você é muito jovem para ter uma articulação tão frágil... Se você não pratica esporte como machucou o joelho tantas vezes?

Samuel suspirou e forçou um sorriso educado e cheio de compreensão com a nova médica da clínica. Se conheciam desde que voltou da viagem de férias.

— Ah, foi Baseball.

Dizendo isso saiu, sem dar chance de surgirem mais perguntas.

— Uma nova modalidade — resmungou consigo mesmo enquanto andava pelo corredor.

UnilateralWhere stories live. Discover now