O grande chefe - III

186 22 5
                                    

A lua cheia no céu e os olhares apreensivos acompanharam Tokalah, Urso Branco e o resto do grupo quando retornaram ao clã.
Maralah imediatamente se pôs diante da grande tenda e esperou o grupo se aproximar num trote lento. Assim que desceram, Tokalah avistou os outros cinco líderes saindo de dentro da grande tenda na companhia de Witchashawakan.

一 Chamei nossos irmãos e o homem santo, contei-lhes sobre a proposta da reserva, temos assuntos a discutir. 一 Maralah entoou em um tom forte.

Tokalah era o mais jovem entre os líderes, porém sua idade nunca fora empecilho para ser ouvido. Os mandam possuíam um respeito pela hierarquia formada pelos espíritos e dentre eles, Tokalah era o detentor do espírito do coiote, um deus poderoso capaz de guiar e proteger a humanidade. E alguns entre eles ansiavam o dia que ele tomasse para si o manto de grande chefe, unificando os clãs e formando uma grande nação novamente.


Sentaram-se os sete na grande tenda de Maralah no entorno da fogueira e Witchashawakan iniciou a conversa.
O homem santo falou sobre o que ouviu mais cedo de Maralah e mediou a conversa que se seguiu a acalorada entre os líderes que se dividiam opiniões sobre os rumos que os clãs deveriam tomar.

一 Crazy Horse fez acordo com os brancos, deixou que eles demarcassem as suas terras e mesmo assim eles voltaram para tomar aquilo que diziam ter cedido a ele e sua gente. 一 Disse o líder do clã da nascente. 一 A única promessa que os brancos parecem querer cumprir desde que chegaram é a de que tomariam a nossa terra. Eu estou com Lua Negra, lutaremos pela nossa terra.

一 Mesmo que isso cause a morte e sangue? Arvore Grande questionou 一 Nosso povo sempre viveu em paz, se pudermos viver assim na reserva porquê não tentar?

一 Eu já ouvi falar sobre as reservas, seremos prisioneiros, os brancos controlam quem entra e quem sai, as caçadas, o plantio, a comida. 一 Disse Nuvem cinzenta.

一 Estive negociando com um waikiki como já lhes disse, ele me assegurou que a proposta do governador será justa. Ele está cansado dessa luta sem fim. Podemos... 一 Maralah completou quando foi interrompido por Tokalah.

一 Vagamos sobre essa terra a tanto tempo quando o vento sopra, os brancos chegaram, flutuando sobre as águas, famintos e desesperados. Nossos antepassados os acolheram, os ensinaram a plantar, a sobreviver ao inverno, trocamos com eles, e as vezes até guerreamos com eles estabelecendo os limites de forma justa. Mas eles continuaram chegando, crescendo e não éramos mais úteis, nos sangraram, nos obrigaram a viver com fome, mataram nossas crianças, muitas tribos desapareceram. No acampamento de Crazy soube que num lugar que chamam agora de Geórgia há alguns anos nos caçam como animais e seus lideres pagam em moedas por qualquer escalpo, não importando se era de um homem, mulher ou criança, só deve ter cabelos pretos e pele vermelha. Alguns homens traziam mais de cem escalpos, nem mesmo os bebês eram poupados. Eu não vou me opor a aqueles que quiserem aceitar viver prisioneiros em uma reserva pelo tempo que os brancos acharem justo pra depois nos tomar também, mas eu, nasci Mandan e nao me importo de morrer desde que seja como Mandan. 一 Tokalah discursou em pé diante dos outros com o rosto firme e olhos flamejantes.

一 Pelos Mandan, por Lua Negra . 一 Nuvem cinzenta se levantou em apoio ao jovem chefe. Quase que no mesmo instante ouviram o uivar ressoante dos coiotes seguido da imitação feita pelos homens da tribo do lado de fora da tenda. Witchashawakan tomou a frente, abrindo o couro que cobria a entrada da grande tenda e contemplando a noite escura. No céu a brilhante lua cheia era tomada por um círculo negro encobrindo lentamente cada centímetro da sua superfície e tornando a noite ainda mais densa.

一 O velho coiote se pronuncia, assim como do dia que ganhou seu nome de guerreiro 一 falou voltando-se a Tokalah, retirando seu cocar e o oferecendo ao jovem 一 os Mandan tem um novo grande chefe. 一 Bradou Witchashawakan enquanto todos da tribo saiam de suas tendas para contemplar o eclipse.

Lua Negra respirou profundamente e sentiu o peito acelerar, mas embora não julgar-se pronto para tal honraria como negar tal chamado dos deuses? Ele deveria liderar os Mandan e continuar o legado de seus antepassados.

*****

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

*****


Alegria e ansiedade tomaram conta dos moradores do forte Bennington e assim como em Charlotetonw, todos estavam fervorosos com o anúncio da visita do governador.

Faziam duas semanas desde que Shyhan perdeu o filho, mas mesmo com a insistência de Elena para que ficasse pelo menos durante seu resguardo a jovem nativa que ansiava por se afastar dali. Shyhan acreditava que poderia aproveitar a grande movimentação de visitantes na cidade para encontrar novos patrões, com sorte seria contratada por alguma família rica que desconhecesse seu passado e assim pudesse recomeçar longe das tristezas que aquele lugar lhe trouxera.

一 Irei a Charlotetonw hoje, creio que Shyhan já tenha falado com você sobre querer sair da cidade.

一 Ela falou 一 Andrew disse sem tirar os olhos da cela.

一 Não tentou convencê-lo a ficar?

一 E porque eu faria isso? Ela é uma boa criada e sim tivemos um filho juntos, mas não somos mais nada além disso. E se quer saber, acho que ela pode recomeçar longe daqui então, lhe desejo sorte.

一 Bem, eu achei que deveríamos ir com ela a Charlotetonw, será mais fácil encontrar um bom empregador se ela tiver boas referências.

一 Isso é verdade, mas não creio que veio pedir minha autorização pra isso ? 一 Disse voltando-se a esposa que deu um leve sorriso em resposta.

一 Não, mas achei prudente informá-lo e convidar para que venha conosco. Irei hoje a tarde Oliver e meu irmão nós acompanharão, vamos passar a noite na cidade, a estalagem esta cheia mas imagino que o doutor Philip possa nos ceder acomodações. E dizem que há até um circo. Tem sido semanas difíceis, seria bom para todos relaxar um pouco.

一 Eu adoraria acompanhá-las mas seu pai não tem me dado folga, ele está muito preocupado, teme que os índios tentem alguma coisa durante a quermesse. Alguns informantes viram um grupo de espanhóis a leste acompanhado de nativos. E sem falar nos malditos bandoleiros e golpistas que estarão a espreita dos visitantes nas estradas.

一 Entendo, mas você precisa ir? Ouvi dizer que encontros da cavalaria americana com espanhóis costumam ser sangrentos. 一 Disse com uma ruga de preocupação.

一 Não tema, minha querida. Tomarei cuidado. Não lhe deixarei viúva 一 falou beijando-lhe levemente os lábios e aparando sobre o lombo de negro.

Elena acariciou o pescoço do animal e pediu para que tomasse conta do marido, fazendo Andrew rir.

一 Ora, deveria conversar mais com ele, Condessa é uma preciosa ouvinte, nos entendemos muito bem.

一 Tentarei fazer isso, ficaremos bem, cuide-se e se puder levar Sarah com você, sei que ela deve estar doida para visitar a feira, mas também entendo que ela pode e tornar irritante entao, não terá problema se deixa-la em casa.

一 A levarei comigo, tome cuidado.

A filha do General - EM ANDAMENTOOnde as histórias ganham vida. Descobre agora