Prólogo

740 73 1
                                    

Tokalah fechou os olhos e tomou fôlego para iniciar seu Hanbletcheyapi, um ritual sagrado ensinado por seus ancestrais, já estava há dias sem comer ou beber, e hoje seria lhe infringido tamanha dor, que muitos antes dele não resistiram. Porém, esta lhe parecia a única maneira de entender a visão que lhe perseguia desde a infância. E carregando o manto da tribo, a maior honra e compromisso que um homem poderia receber, ele sabia que era a hora de caminhar sem qualquer dúvida ou medo. Sua mente devia estar livre de quaisquer pensamentos que não fossem voltados para o bem do seu povo.

Ele retira as vestes de tecido grosseiro e despido tem seu corpo ungido por óleo e fumaça por Witchashawakan, homem santo, o ancião curandeiro da tribo que dava voltas em seu corpo cantarolando antigas canções.

一 O que deseja hoje guerreiro? 一 Questiona o velho de cabelos brancos.

一 Desejo implorar e oferecer meu Tchanunpa* ao Grande Espírito. Tenho necessidade de tua ajuda e de teus conselhos, desejo que envies uma voz por mim às Potências do Alto.

一 Que o grande espírito receba seu sacrifício e ouça tuas preces 一 respondeu o velho.

E os dois sairam da tenda e são recebidos pelos mais velhos da tribo com uma reverência e andam entre o estreito corredor humano, param e olham para o Oeste; o guerreiro está à esquerda do Witchashawakan. As pessoas que estão nas proximidades se unem a eles. Todos levantam a mão direita, e o ancião reza, ao mesmo tempo em que dirige a haste do Tchanunpa para o céu.

一 Hi ey Hey i i! Hi ey Hey i i! Hi ey Hey i i! Hi ey Hey i i!" - A tribo canta em coro e em seguida se sentam em círculo no solo deixando apenas Tohkalah e o velho ao centro. O ancião oferece o Tchanunpa às seis direções agradas (Norte,Sul,Leste,Oeste,Em cima e Em baixo) o acende e o dá primeiro ao implorante, este o oferece com uma reza, e todos os que formam o círculo fumam dele. Quando o Tchanunpa foi todo fumado, é devolvido ao Witchashawakan, que o limpa, o purifica e o entrega de novo ao guerreiro, perguntando quando deseja implorar.

一 Quero saber sobre o grande cavalo branco.

一 Que o grande espírito ouça sua prece  一Diz o Witchashawakan, e indica o tronco postado no meio do círculo.

Entre o cantos e fumaça feita nas dezenas de pequenas fogueiras aromatizadas no entorno no círculo Tokalah tem ganchos, esculpidos em ossos e madeira, cravados em suas costas e estes são amarrados a tiras de couro, presas a um pesado tronco de madeira.

O canto continua e agora outros guerreiros dançam em torno dele e Tokalah também se põe a dançar, arrastando o objeto pelo chão arenoso. O sangue vermelho vivo escorre lentamente enquanto os ganchos vão rasgando a sua carne a cada passo. Passadas horas de ritual, o dia clareia, Tokalah está de joelhos a frente do Witchashawakan, com as costas em carne viva, exausto, dolorido, ele traga o cachimbo e a fumaça nebulou sua visão, fazendo o cair na inconsciência.


A filha do General - EM ANDAMENTOWhere stories live. Discover now