88: Apenas ele estava envolto em grandes e grossos mantos...

82 14 2
                                    

_______________

Apenas ele estava envolto em grandes e grossos mantos, como se estivesse rodeado pelo outono e inverno
_

______________


Traduzido e revisado por Ka-e [_endecha]

◃ ▹

No quinto dia do quinto mês foi o festival do barco do dragão.

Esta era a nova capital da Dinastia Sui, recém-estabelecida no início do ano. Não apenas as estradas eram novas, como até mesmo muitas mansões e residências ostentavam um ar recém-construído. Mesmo os cidadãos comuns, uma vez que se mudaram para a nova cidade de Daxing, irradiavam ar fresco, com orgulho refletindo em suas peles [rosto] quando olhavam para a nova dinastia.

Se alguém olhasse do Templo de Guanyin da cidade ou de qualquer alto edifício, descobriria que esta cidade foi expandida de Chang'an até Daxing. O estilo era diferente do da antiga dinastia, pois não apenas as terras conquistadas expandiram-se, as paredes do palácio elevaram-se e o ar que irradiavam tornou-se mais grandioso, mas também vendedores ambulantes e mercados estavam em toda parte na cidade, tantos quanto as estrelas no céu. Assim como estas palavras de um poema de outrora: "De mil residências que assemelhavam-se a um tabuleiro de xadrez, e doze ruas que assemelhavam-se a um canteiro de fazenda, de longe, as tochas alinhadas pelos Oficiais Imperiais podiam ser vistas, como um conjunto de estrelas formando os grandes portões do Palácio".

A tardinha aproximava-se da noite, mas a capital permanecia tão lotada quanto durante o dia. As pessoas corriam nas ruas. Algumas tinham acabado de sair do trabalho e estavam correndo para casa para o jantar, outras trocaram para roupas leves combinando com bolsas de seda coloridas e seguravam ervas de absinto em suas mãos, já que foram convidadas para uma viagem ao mar[1]. Carruagens a cavalos percorriam as ruas, e o vento trazia uma sensação persistente de fragrância, divulgando a pessoa que usava roupas de algodão e túnicas de jade, com cabelos em um rabo de cavalo alto e ornamentos de jade. Todas estavam indo em direção à Dongnan.

Em Dongnan, havia um distrito chamado Qujiang, estabelecido na mesma época que a capital. Ele usou o assunto do "vento, água e lótus", para extrair água dos lagos fora da cidade, germinando mais alguns novos lótus ao redor da torre de água em seu jardim, submergindo-os em fragrância de lótus. Dizem que o atual imperador pensou que o caractere "Qu" de Qujiang não trazia sorte, e assim o assistente do ministro shangshu[2], Gao Ying, interferiu e mudou seu nome para "Jardim Furong[3]". O imperador adorou, e assim este lugar foi transformado no cenário da nova capital. Os cidadãos que não obtinham permissão para entrar no jardim só podiam ficar do lado de fora admirando sua glória.

Entretanto, essas pessoas que andavam em carruagens a cavalos não estavam indo para o Jardim Furong, mas para o Jardim Qingli, que não estava situado longe do Jardim Furong, próximo a Qujiang.

A filha mais velha do imperador atual, a filha mais querida da Princesa Leping, Yuwen-xuanzhu[4], terá um banquete de aniversário hoje, onde pessoas de todas as oito direções foram convidadas.

Quanto ao passado da Princesa Leping, ninguém nesta cidade o ignorava. Como antiga imperatriz, ela foi coroada novamente como princesa por seu próprio pai quando este (Yang Jian) assumiu o trono. Seu passado era uma lenda para muitos. Em comparação a ela, a identidade de sua filha — dela e do antigo imperador, Yuwen Yun —, Yuwen Eying era ainda mais incômoda.

Quando se tratava de sangue, Yuwen Eying era neta de Yang Jian, mas o reino de seu pai (Yuwen Yun), a Dinastia Zhou, também fora arrancado de seu domínio por Yang Jian. Quando Yang Jian colocava seus olhos nela, era impossível não sentir que devia à família imperial Yuwen, então ele tornou-se muito distante de sua neta.

InigualávelМесто, где живут истории. Откройте их для себя