Cabo Verde - 22/07/2011 - 5h

59 8 0
                                    


Eram cinco da manhã quando me chamaram para uma nova operação de busca e apreensão, deixei minha mulher e minha filha sozinhas, chegando ao prédio da Polícia Judiciária, me deparo com uma confusão, praticamente todos do departamento de inteligência estavam ali.

Sigo corredor à frente, bato na porta do escritório do meu chefe._ Pode entrar ele responde.

_ Bom dia chefe, que diabos está acontecendo aqui?

_ Recebemos uma denúncia anónima de que duas pessoas desembarcaram no aeroporto com 50kg de cocaína, uma unidade foi enviada para averiguar a situação mas chegando lá, um passageiro foi preso com cápsula de drogas no estômago enquanto os dois fugiam de táxi .

_ Ora bolas e isso é motivo de tanta balburdia assim?

Meu chefe levantou jogando em cima da mesa um conjunto de papeladas e me pediu para dar uma olhada nos documentos.

_ Não acredito?

_ Pois, mais uma vez fomos feitos de palhaços.

Nuno Fonseca, natural da ilha de Santo Antão vive na capital do país policial de inteligência da PJ com anos de experiência, estava a meses trabalhando numa operação para caça de uma das maiores redes de tráfico internacional de drogas.

Trabalhar num departamento de caça de uma rede internacional não é nada fácil, as informações estão sempre vazando, os criminosos estão cada vez mais eficientes.

Em Cabo Verde por ano passa mais de dois mil toneladas de drogas vindos da América latina para outras partes do mundo.

Após terminarem suas discussões chegara a hora de sairmos para a caça, quatro viaturas da polícia seguiam em direções contrárias, a viatura 01 foi na direção do circular da capital com sentido ao bairro de São de Filipe e a viatura 02 na direção da Cidadela, a viatura 3 para a rua do aeroporto sentido a Chã d'areia para Cidadela e a v04 subiu na direção do Platô. Todos os caminhos davam a Cidadela, onde a denúncia apontava como o local de descarga dos narcóticos.

A esquadra de polícia mais próxima também foi acionada na tentativa de impedir a fuga dos suspeitos.

Chegando no local duas mansões estavam cercadas e muitos curiosos se aproximavam do local, alguns filmando.

Fomos informados que duas pessoas estavam dentro de uma das casas, com a polícia cercando o local, estávamos prontos para invadir a mansão, rapidamente se posicionaram armados correndo para os portões de entrada da casa, um foi aberto e quatro policiais estavam no jardim de frente e oito nos laterais da casa, a porta foi arrombada, todos gritavam, polícia, polícia no chão agora.

Uma mulher foi algemada, um vulto foi visto subindo as escadas, chamei mais um policial que me seguisse e subimos, alguém trancou a porta.Gesticulamos positivamente que podíamos entrar no quarto, assim que abrimos a porta meu colega foi baleado na perna, caindo para trás com a mão no ferimento apertando a coxa para diminuir o sangramento, fui ao chão com ele me encolhendo na parede do lado de fora, o olhei para saber se estava bem._ mas que porra, ele está armado.

Mais policiais sobem dando cobertura, o suspeito atirava sem parar, as balas batiam nas paredes, atingindo quadros e vasos de planta, fazendo estilhaços voarem.

_ Ei, esse cara é doido, começar um tiroteio de dentro de um quarto é covardia demais. _ Miguel sorri circulando os dedos.

_ Abaixa a arma... Não vamos te machucar... A casa está cercada não tens como sair daqui.

Mais tiros foram disparados. _ Mais que teimoso, imbecil, eu vou entrar e acabar com a raça desse traficante de uma figa.

_ Cala a boca Miguel e se concentra que não quero mais homens meus feridos.

_ Não, não, calma oh mocinha, seus homens, não me confunde que tenho orgulho dos meus hormônios.

_ Tu és um palhaço mesmo... Mesmo ferido, consegue ficar de bom humor. _ Rimos baixo.

Miguel sempre com suas gracinhas mesmo em situações de risco, eu e ele estávamos em cada lado da porta seguido de mais colegas esperando a hora certa de empacotar o suspeito, a minha esperança é que uma hora ou outra suas balas iriam acabar, e não é que ele tentou disparar mais vezes e acabou jogando a arma contra parede. 

Pois aproveitamos a oportunidade e entramos com tudo, Miguel já foi tirando as algemas empurrando o rapaz para cima da cama.

_ Não é que tu vives numa bela mansão, agora vais ficar num palácio com os restantes reis, e ficas calado senão já sabes.

Até que isso me deu graça, mas finalmente prendemos os suspeitos, a nossa operação começou por volta das oito da manhã e terminou às 18 horas da tarde, revistamos a casa e encontramos cerca de 121kg de cocaína bem embalados e prontos para exportação.

Todos foram levados para a sede em Achada Grande, os quilos de drogas foram analisados, enviados para o campo de incineração de produtos tóxicos da polícia científica.


O Nome da RosaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora