CAPÍTULO EXTRA - Os povos nativos de Etéria

922 95 8
                                    

INTRODUÇÃO

Historicamente, as ilhas que compõem Etéria foram habitadas por quatro povos principais: os Mystacor ao sul, os Plumes ao leste e nordeste, o Povo da Montanha ao norte e o Povo da Floresta na região central.

OS MYSTACOR

Os Mystacor são o único povo entre os quatro originais de Etéria que não eram ágrafos em sua origem, e não apenas isso, eles possuíam tecnologia e conhecimentos muito mais avançados do que os seus vizinhos em arquitetura, matemática, navegação, e até mesmo metalurgia – o que significa que o seu exército era muito mais avançado que o dos seus vizinhos, possuindo lanças e armaduras de metal.

Os Mystacor utilizavam a sua supremacia tecnológica para aterrorizar psicologicamente os seus vizinhos, passando-se por feiticeiros superiores, e dessa forma mantiveram um domínio político sobre a ilha por vários séculos, muito embora todas as campanhas de conquista militar lançadas no começo da história Mystacor tenham sido uma falha absoluta. Por essa razão, é comum associar a imagem dos Mystacor a bruxos e feiticeiros na cultura popular eteriana, e diversas lendas dos Plumes e seus vizinhos os pintam dessa maneira. Isso deu até nome ao principal clube multiesportivo de todo o estado de Mystacor, as Mystacor Witches.

Ao contrário dos seus vizinhos tribais, os Mystacor possuíam uma organização política similar às monarquias absolutistas europeias, com grande interferência da religião nos assuntos do estado. Eles também possuíam um sistema de ensino público que era obrigatório para todos os cidadãos e valorizavam o conhecimento e a educação.

Devido à sua organização política mais complexa, conhecimentos científicos mais avançados e força militar superior, o senso de orgulho patriótico dos Mystacor era e é até hoje extremamente forte, o que dificultou muito a invasão dos territórios Mystacor e a sua integração nas colônias britânicas, e hoje em dia, o seu antigo território, nomeado por eles mesmos, mantém uma grande parte da sua cultura, língua e religião originais vivas, e são um estado com maior nível de independência em relação ao governo central do que qualquer outra região administrativa de Etéria.

Eles reconhecem 12 fases da Lua e a religião tradicional dos Mystacor acredita que cada fase é a face de uma deusa diferente. Essas 12 deusas da Lua são irmãs, nas histórias Mystacor, e todas elas são relacionadas com alguma área do conhecimento científico.

Atualmente a população Mystacor em Etéria gira em torno dos 650 mil, tendo crescido em vez de reduzido desde a chegada dos conquistadores britânicos. Desses 650 mil, 560 mil se encontram no estado de Mystacor, o que representa cerca de 30% da população local.

Desde a chegada dos europeus em Etéria, os Mystacor fascinaram-se com a sua tecnologia superior e fizeram de tudo para adotá-la e acompanhar o seu desenvolvimento, e civilizar-se tanto quanto possível. O conceito de "reserva indígena" para eles soa como um absurdo e não faz o menor sentido.

Embora outros povos nativos tenham o estereótipo de que os Mystacor são feiticeiros e manipuladores por causa dos conflitos passados, os não-indígenas costumam ver os Mystacor como um grupo fascinado com o desenvolvimento e a tecnologia, progressivo nessas questões e autoritários em outras. Também há uma ideia de que os Mystacor são "viciados em trabalho".

Personagens com origens Mystacor: Castaspella (mestiça com brancos), Shadow Weaver (mestiça com brancos), Glimmer (mestiça com brancos), Micah.

OS PLUMES

Os Plumes são um povo originalmente ágrafo e com uma forte cultura de paz e respeito a todas as formas de vida e ao ambiente ao seu redor, e seu território originalmente se localizava no nordeste e leste de Moon Island.

Gringa Grudenta - (Catradora)Onde as histórias ganham vida. Descobre agora