CAPÍTULO EXTRA - Um olhar sobre a República de Etéria...

1.1K 144 43
                                    


INTRODUÇÃO

A República de Etéria é um país localizado no Golfo do México, composto por duas ilhas: Moon Island, a ilha principal, e Beast Island, uma ilha menor ao oeste. Possui uma população de 28,4 milhões de habitantes, área de 115 mil quilômetros quadrados, PIB per capita anual de USD$52.295,00 (em dólares eterianos: ED$88.190,34, em reais: R$275.594,65), sendo a 12ª maior média de PIB per capita do mundo à frente da Suécia e atrás da Holanda, e PIB total de US$1.483.446.774.000,00, sendo assim a 13ª economia mundial, à frente da Espanha e atrás da Coreia do Sul (ambos os dados de acordo com o FMI). É uma república democrática semi-direta presidencialista multipartidária, membro da Commonwealth, e um país capitalista liberal. Embora a língua oficial mais difundida seja o inglês, línguas dos povos nativos da região são reconhecidas como co-oficiais, sendo elas: o Plumes, o Plumes Ocidental, o Mystacor e o Montanhês.

HISTÓRIA

A República de Etéria começou sua história como uma das colônias do Império Britânico no continente americano, sendo então parte do que muitos considerariam como os Estados Unidos colonial.

Tendo tido sua primeira colônia britânica oficialmente fundada em 1644, Moon Island era originalmente habitada por quatro povos nativos: os Plumes (na região leste e nordeste), os Mystacor (em toda a região sul e oeste), O Povo da Floresta (na região central) e O Povo da Montanha (no extremo norte), enquanto Beast Island não possuía habitantes permanentes, porém possuía locais sagrados para o povo Mystacor e vilas temporárias de pescadores do Povo da Montanha, além de evidências da presença de outros povos do continente.

Em 1775, quando estourou a Guerra Revolucionária Americana nas Treze Colônias, Etéria foi a décima-quarta colônia, a que ficou dividida. Parte da milícia da ilha se revoltou e parte permaneceu leal. A governadora da época, Eternia Grayskull, liderou esforços pela pacificação da ilha, dando um fim ao conflito de forma diplomática, e nos anos seguintes focou seus esforços em conquistar uma independência maior do Império, ainda mantendo-se alinhada aos britânicos, e os primeiros processos democráticos do país se iniciaram. Por ser a mãe da democracia em Etéria e aquela que acabou com uma guerra civil através de meios pacíficos, Eternia Grayskull é considerada a mais importante heroína nacional e a patrona da paz e da liberdade no país.

Em 1797 foi assinado o Estatuto de Bright Moon, que culminou na criação do Domínio de Etéria, um país com independência limitada alinhado aos interesses do Império Britânico e que era, na prática, um fantoche. A primeira constituição do país era praticamente uma cópia das leis britânicas.

Em 1845 foi assinado o Ato Constitucional de 1845, que tornou Etéria uma nação efetivamente independente, embora ainda parte da Commonwealth, e criou a segunda constituição do país, essa completamente redigida por parlamentares eterianos.

Durante a primeira e a segunda guerra mundiais, Etéria, que já era um país completamente independente, apoiou o Reino Unido desde o começo da guerra, enviando sua marinha e força aérea para dar apoio aos seus aliados e fornecendo seus portos para reabastecimento. Na segunda guerra mundial, uma divisão de infantaria (Divisão Thaymor) ficou famosa pela Batalha das Ardenas, onde durante a invasão da Bélgica, a Divisão Thaymor, uma divisão de infantaria leve, segurou uma divisão de tanques e duas divisões de infantaria alemãs com quatro vezes o seu tamanho e sem suporte aéreo por vários dias, permitindo que seus aliados belgas recuassem e reorganizassem uma linha defensiva, e ganhando tempo para que os reforços dos franceses e britânicos chegassem. No final a Divisão Thaymor foi completamente destruída e todos os soldados foram capturados ou mortos, com pouquíssimos deles voltando para casa no final da guerra. Todos os soldados que eram parte dessa unidade, vivos ou mortos, foram condecorados com as mais importantes medalhas de honra e bravura do Reino Unido e de Etéria e, anos depois, um clube multiesportivo foi criado em sua homenagem: o Thaymor Warriors, fundado em 1955, que se destaca especialmente no basquete masculino e feminino e no futebol feminino.

Gringa Grudenta - (Catradora)Onde as histórias ganham vida. Descobre agora