Capítulo 16⛩O tigre⛩

404 113 118
                                    

Nesse dia, precisei chegar mais cedo no Instituto, para a aula de Artes. Os corredores estavam vazios, pois nem todos os alunos ainda tinham chegado. Passando pelos corredores, ouvi uma conversa abafada e logo depois, um barulho estrindente de algo sendo lançado nos armários dos alunos. Caminhei devagar pelo corredor vazio de onde vinham os sons. E ainda pude ouvir o fim de uma conversa:

"Eu não te avisei para ser mais cauteloso?"

Me deparei com uma cena muito da estranha. Dois alunos que participam das mesmas aulas que eu, estavam em um pequeno confronto no corredor. Um mais franzino era coagido por outro grandalhão, que o espremia contra o armário, segurando-o pelo colarinho.

Continuei fazendo meu caminho em direção a sala de aula, mas quando passei por eles, fiquei encarando o grandalhão covarde, que me olhou furioso e perguntou:

"Perdeu algo aqui estrangeirinha?"

Fiquei em silêncio. Não poderia fazer muita coisa, mas se ele continuasse machucando o outro, pretendia começar a gritar para o expôr e denunciá-lo à direção. Não podia permitir, que tamanha covardia continuasse.

Ele viu que eu permaneci séria encarando. Soltou o outro e saiu andando. Perguntei ao rapaz assustado, que também parecia ser miscigenado, se estava bem ou se precisava de ajuda com alguma coisa. Ele balançou a cabeça em negativa, se endireitou e entrou na sala de aula.
Queria falar com ele e perguntar porque permitia que o tratassem assim. Mas a professora de Artes já iniciava a aula e o rapaz sentou no fundo da sala, bem distante de mim.

Logo depois, o grandalhão entrou na sala para assistir a aula também. E nossa professora de Artes da China começou a palestrar:

"O assunto que abordaremos hoje será sobre os soldados de terracota. Esse magnífico exército foi encontrado no Mausoléu de Quin Shi e foi uma estratégia do Imperador de driblar a vontade dos deuses e poupar a vida dos soldados. O soldados de terracota são uma grande descoberta arqueológica, não só para o estudo da História, quanto para a Arte, pois as estátuas tinham de 1,78 a 1,97 metros de altura, tinham feições e posições diferenciadas, tornando-as únicas. Pela riqueza de detalhes, calcula-se que começaram a ser produzidas, quando o imperador tinha 13 anos de idade e esse trabalho, se estendeu por 40 anos."

Quando nossa professora me pediu para fazer uma análise da obra eu disse que o que me chamou mais atenção foi a riqueza dos detalhes e a admiração pelos artesãos, que tiveram que trabalhar por muito tempo, para produzir os detalhes das 6 mil peças...

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Quando nossa professora me pediu para fazer uma análise da obra eu disse que o que me chamou mais atenção foi a riqueza dos detalhes e a admiração pelos artesãos, que tiveram que trabalhar por muito tempo, para produzir os detalhes das 6 mil peças, entre arqueiros, soldados e cavalos. Uma verdadeira obra de arte.

Após meu comentário, o aluno que batia no outro quando cheguei, interrompeu minha análise e disse com deboche:

"Acho que isso é só uma visão romântica de alguém que não conhece nada da história do nosso povo. Tudo isso foi uma estratégia de guerra e não arte. Mas também como uma estrangeira vai entender isso não é?!" Ele riu sendo acompanhado por Dayiu e Shui.

Sonhos no Oriente Onde as histórias ganham vida. Descobre agora