46

4 3 0
                                    

A Falsa Fé Oprime o Verdadeiro Dharma

O Sage Mind-Ape Elimina o Mal

A história conta como, quando o rei viu que o macaco tinha o poder de invocar dragões e ordenar aos deuses, ele colocou seu selo nos passaportes e os entregou ao sacerdote Tang, a quem permitiu continuar sua jornada para o oeste. Os três mestres taoístas ficaram tão apavorados que se prostraram no Salão dos Sinos Dourados e apresentaram um memorial ao rei, que desceu de seu trono de dragão, ajudou-os a se levantar com suas próprias mãos e disse: "Por que você está realizando esta reverência para mim hoje?"

"Sua Majestade", responderam os taoístas, "viemos aqui para ajudar o país, proteger o estado e cuidar do povo. Trabalhamos aqui por vinte anos, mas agora esses monges budistas se colocaram à nossa frente e arruinaram nossa reputação com um truque de mágica. Você não está nos insultando ao livrá-los de suas sentenças de morte apenas por causa de um pouco de chuva? Nós imploramos que você guarde seus papéis e permita que nós, três irmãos, os desafiemos para outra competição. O que você acha?"

O rei de Tarrycart era realmente confuso: quando ouvia conselhos do Oriente, inclinava-se para o Oriente, e quando era aconselhado pelo Ocidente, inclinava-se para o Ocidente. "Que tipo de competição com eles vocês propõem, Professores da Nação?" ele perguntou.

"Gostaríamos de competir com eles na meditação sentada", disse o Grande Poder do Tigre Imortal.

"O Mestre da Nação deve ter cometido um erro", respondeu o rei. "Aquele monge vem de uma seita que pratica meditação dhyana. Ele deve ter dominado a arte da meditação antes de seu imperador o enviar para buscar as escrituras. Por que você iria querer competir com ele nisso?"

"A maneira como nos sentamos em meditação", respondeu o Grande Imortal, "não é a maneira comum. Tem um nome especial: 'revelar a santidade de alguém em uma escada de nuvem'"

"O que isso significa?"  perguntou o rei.

"Cem mesas são necessárias", disse o Grande Imortal. "Cinquenta deles são empilhados um em cima do outro para fazer a plataforma de meditação. Uma vez deve subir não usando as mãos ou uma escada, mas subindo em uma nuvem para sentar-se nela e sentar-se imóvel pelo número acordado de horas."

Percebendo que isso era bastante difícil, ele fez esta pergunta: "Monges, o Mestre da Nação gostaria de competir com vocês em uma forma de sentar em meditação chamada 'revelar a santidade de alguém em uma escada de nuvem'. Algum de vocês pode fazer isso?" Quando Macaco ouviu isso, ele ficou em silêncio e não respondeu.

"Irmão", perguntou Pig, "por que você não está dizendo nada?"

"Vou ser honesto com você", respondeu Macaco. "Posso fazer todos os tipos de truques, como chutar o céu para um poço, agitar o mar, virar rios de cabeça para baixo, erguer montanhas, perseguir a lua e mover estrelas e constelações. Não tenho medo de ter minha cabeça cortado, meu cérebro cortado, minhas entranhas abertas, meu coração cortado e sendo deslocado de outras maneiras como essa. Mas quando se trata de sentar em meditação, estou derrotado. Não sou um assistente por natureza. Mesmo se você me acorrentasse a uma coluna de ferro eu iria querer me contorcer para cima e para baixo. Eu nunca iria querer ficar parado."

Então Sanzang interrompeu com: "Eu posso sentar em meditação." "Isso é esplêndido", disse Macaco com prazer, "esplêndido. Mas por quanto tempo você pode fazer isso?"

"Quando eu era jovem", respondeu Sanzang, "um monge da seita Chan que veio ao meu monastério ensinou o caminho de prender o ser à raiz, estabelecendo a natureza e fixando o espírito na fronteira da vida e da morte. Posso sentar por dois ou três anos."

Jornada para o OesteWhere stories live. Discover now