38

5 3 0
                                    

Questionando sua mãe, o menino separa o certo do errado

Quando o metal e a madeira se unem no mistério, a verdade e a falsidade são claras

Se você fala apenas da causação que surge do nascimento, você pode estar presente na assembléia do Buda. O Buda do mundo empoeirado tem apenas pensamentos pacíficos; Pessoas de todos os quadrantes assistem enquanto o espírito é subjugado. Se você deseja saber quem é o verdadeiro monarca, deve perguntar à mãe que o gerou. Você nunca viu outro mundo; A cada passo uma nova flor aparece.

Logo após se despedir do Grande Sábio, o príncipe herdeiro de Wuji estava de volta à cidade. Conforme as instruções, ele não se dirigiu aos portões principais do palácio nem anunciou sua chegada, mas foi direto para um portão dos fundos que estava guardado por alguns eunucos. Não ousando impedi-lo, eles o deixaram entrar. O esplêndido príncipe montou seu cavalo direto para o pé do Pavilhão de Fragrâncias Brocado, no qual estava sentada a rainha, acompanhada por algumas dezenas de consortes e concubinas segurando leques. A rainha estava em prantos, encostada em uma balaustrada esculpida. Você sabe por quê? Era porque ela meio que se lembrava, mas meio que se esquecia de um sonho que tivera nas primeiras horas da manhã. Agora ela estava imersa em pensamentos.

O príncipe desmontou, ajoelhou-se ao pé do pavilhão e chamou: "Mãe".

A rainha obrigou-se a parecer alegre e chamou-o: "Que prazer vê-lo, meu filho, que prazer. Estou preocupado com você há dois ou três anos. Apesar de todos os meus pedidos a Sua Majestade seu pai em não consegui ver você. Como você conseguiu me ver hoje? Estou tão, tão feliz. Mas por que você parece tão triste, criança? Seu pai está progredindo agora. Um dia o dragão terá que retornar ao mar verde-jade e a fênix às nuvens carmesim. Então o trono será seu. Então por que ser tão infeliz?

A isso o príncipe respondeu com uma reverência: "Mãe, quem é que agora ocupa o trono? Quem é que usa o 'nós' real?"

"O menino enlouqueceu", exclamou a rainha. "É seu pai que é rei. Por que você pergunta?"

"Eu imploro, mãe", disse o príncipe, curvando-se novamente, "perdoe o crime de seu filho para que eu possa pedir mais uma vez. Se você não pode me perdoar, eu não posso pedir."

"Não pode haver processo criminal entre mãe e filho", disse a rainha. "Você está perdoado. Agora, apresse-se e pergunte."

"Mãe", disse o príncipe, "quero perguntar se há alguma diferença na afeição entre você e meu pai agora em comparação com três anos atrás."

No momento em que a rainha ouviu isso, suas almas voaram e ela correu para o pé do pavilhão para abraçar o príncipe perto dela. "Filho", ela disse enquanto as lágrimas fluíam de seus olhos, "por que você veio ao harém depois de tanto tempo separados para me perguntar isso?"

"Mãe", disse o príncipe com grande raiva, "diga-me imediatamente o que você tem a dizer ou vai estragar tudo."

A rainha ordenou que seus atendentes se retirassem, então disse em voz baixa e chorosa: "Se você não tivesse me perguntado sobre isso, eu teria levado o segredo para o túmulo comigo. Agora que você perguntou, ouça enquanto eu lhe digo:

Ele costumava ser tão apaixonado e terno, mas três anos depois ele se transformou em gelo. Se eu sussurrar para ele calorosamente no travesseiro, ele alega a velhice e diz que o desejo foi perdido."

Com isso, o príncipe herdeiro se separou do abraço de sua mãe e montou em seu cavalo. "E aí, criança?" a rainha perguntou, segurando-se nele. "Por que você está fora antes mesmo de terminarmos nossa conversa?"

O príncipe, então, ajoelhou-se diante dela e disse: "Não ouso dizer-lhe, mãe. Quando saí para caçar esta manhã com os falcões e cães, Sua Majestade gentilmente me emprestou, encontrei um monge santo que estava a caminho para buscar o Seu discípulo sênior é Sun, o Noviço, ou Irmão Sol. Ele é muito bom em exorcizar demônios. Parece que Sua Majestade meu pai está morto no poço de oito lados com azulejos vitrificados nos jardins do palácio, e que o mago virou se no duplo de meu pai para usurpar o trono. No meio da noite passada meu pai veio até ele em um sonho. Ele pediu ao padre para vir aqui capturar o demônio. Eu vim fazer essa pergunta porque eu não podia não consigo acreditar neles. Pelo que você acabou de me dizer, mãe, agora tenho certeza de que ele é um espírito maligno.

Jornada para o OesteWhere stories live. Discover now