1

465 29 15
                                    

A raiz divina concebe e a primavera brota

À medida que a natureza do coração é cultivada, surge o Grande Caminho

Antes da divisão do Caos, o Céu e a Terra eram um;

Tudo era um borrão sem forma, e nenhum homem havia aparecido.

Uma vez que Pan Gu destruiu a Enorme Vaguidade

A separação de claro e impuro começou.

Os seres vivos sempre tenderam para a humanidade;

A partir de sua criação, todos os seres melhoram.

Se você quer saber sobre a Criação e o Tempo,

Leia Dificuldades Resolvidas na Jornada para o Oeste.

Na aritmética do universo, 129.600 anos formam um ciclo. Cada ciclo pode ser dividido em doze fases: I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI e XII, os doze ramos. Cada fase dura 10.800 anos.

Agora dentro de um único dia, o positivo começa no momento I; em II o galo canta; em III não é muito leve; em IV o sol nasce; V é depois do café da manhã; e na VI faz-se negócios. VII é quando o sol chega ao meio-dia; em VIII está deslizando para o oeste; IX é final de tarde; o sol se põe em X; XI é o crepúsculo; e no XII as pessoas se acomodam para a noite.

Se você comparar isso com os grandes números, então, no final da Fase XI, o Céu e a Terra ainda eram um, e nenhum ser havia aparecido. 5.400 anos depois veio o início da Fase XII, quando tudo era escuridão e ainda não havia pessoas ou outras criaturas; por isso foi chamado de Caos. Outros 5.400 anos depois, a Fase XII estava chegando ao fim e um novo ciclo estava prestes a começar. À medida que a Fase I da nova era se aproximava, gradualmente havia luz. Como disse Shao Yong,

"Quando o inverno atinge o ponto médio da Fase I

O coração do Céu não se move.

Onde o Positivo aparece pela primeira vez

Nada ainda ganhou vida."

Neste momento, o Céu teve primeiro um fundamento. 5.400 anos depois, no meio da Fase I, a luz e o puro se ergueram, e o sol, a lua, as estrelas e as constelações foram criados. Estas foram chamadas as Quatro Imagens. Daí o ditado que o céu começou em I.

Outros 5.400 anos depois, quando a Fase I estava chegando ao fim e a Fase II era iminente, as coisas gradualmente se solidificaram. Como diz o Livro das Mutações: "Grande é o Positivo; de longo alcance é o Negativo! Todas as coisas são dotadas e nascidas de acordo com o Céu." Foi quando a terra começou a congelar. Depois de mais 5.400 anos, chegou o auge da Fase II, quando o pesado e o impuro se solidificaram, e a água, o fogo, as montanhas, a pedra e a Terra passaram a existir. Esses cinco foram chamados de Cinco Motores. Portanto, diz-se que a Terra foi criada na Fase II.

Após mais 5.400 anos, no final da Fase II e início da Fase III, os seres vivos foram criados. Nas palavras do Livro do Calendário, "A essência do céu desceu e a essência da terra subiu. Céu e Terra se misturaram, e todas as criaturas nasceram". Então o Céu estava brilhante e a Terra estava fresca, e o Positivo se misturou com o Negativo. 5.400 anos depois, quando a Fase III estava no auge, homens, pássaros e animais foram criados. Assim, os Três Poderes - Céu, Terra e Homem - agora tinham seus lugares definidos. Portanto, diz-se que o homem foi criado na Fase III.

Movidos pela criação de Pan Gu, os Três Imperadores colocaram o mundo em ordem e os Cinco Governantes estabeleceram o código moral. O mundo foi então dividido em quatro grandes continentes: o Continente Oriental de Corpo Superior, o Continente Ocidental de Gado-dom, o Continente Sul de Jambu e o Continente Norte de Kuru. Este livro trata apenas do Continente Oriental de Corpo Superior. Além dos mares existe um país chamado Aolai. Este país fica ao lado de um oceano e, no meio do oceano, há uma famosa ilha chamada Montanha de Flores e Frutas. Esta montanha é a artéria ancestral dos Dez Continentes, origem das Três Ilhas; formou-se quando o claro e o impuro foram separados e a Enorme Vaguidade foi dividida. É uma montanha realmente esplêndida e há alguns versos para provar isso:

Jornada para o OesteOnde as histórias ganham vida. Descobre agora