Capítulo 21 - Raquel

145 28 131
                                    

Era difícil se sentir a mesma depois de ver a beldade com quem seu marido já fora casado. Apesar de frívola, Marcela parecia uma mulher cheia de vida e de atrativos de diversas naturezas. Agora via que a casa em que morava combinava muito mais com essas mulheres, até mesmo com Catharina, mesmo sem tê-la visto, do que ela própria. Ainda assim, Miguel a escolhera para manter seus segredos. Ou será que não?

Berenice sentiu a cabeça girar. Talvez, aquilo tudo fosse uma farsa. Talvez, ele a estivesse manipulando, como manipulou as outras esposas, fazendo-a acreditar que fora a única a viver incólume àquele casamento. Quanta pretensão a sua acreditar que Miguel a amava tanto assim, mais até do que a formosa Marcela.

Ela guardou o caderno da segunda Lontano, refletindo em tudo aquilo. Lá estava ela, uma caipira que acreditou que um homem rico havia se perdido de amores por ela, trancada no quarto do lacaio, invadindo a intimidade de quatro outras esposas que seu marido tivera, sendo, provavelmente, mais um personagem num teatro maligno que terminaria em tragédia dentro de pouco tempo.

De repente, só o pobre e insípido lacaio parecia ser seu amigo. Incentivara-a a gravar vídeos para garantir não estar tendo a mente programada e, agora, dava-lhe acesso àquelas preciosas anotações. Ela não dera muito crédito à questão do vídeo na época, achando uma medida exagerada, mas agora via que aquilo poderia ser mesmo a salvação da sua memória. Gravara apenas um pequeno vídeo, contando o segredo de Miguel, mas escondera a câmera no fundo de uma gaveta, sentindo-se idiota por ter dado ouvidos a Leonel. Agora, no entanto, levaria o lacaio muito mais a sério.

O terceiro caderno não continha anotações do que supunha ser da terceira esposa, mas havia alguns prontuários médicos que fizeram Berenice ficar aterrorizada.

Estavam datados de março de 2009 a setembro do mesmo ano, sendo o último registro uma cópia de um atestado de óbito.

A terceira esposa se chamaria Raquel e, segundo o atestado, falecera com 28 anos, por intoxicação medicamentosa.

Os registros médicos datados a partir de março apontavam que ela sofria de esquizofrenia em grau moderado, através da exclusão de outras possíveis doenças mentais e da presença persistente de delírios e alucinações.

Em um dos laudos, datado de 2 de maio de 2009, havia o relato de um episódio de delírio que Raquel apresentou:

[...] A paciente Raquel A. Lontano começou a apresentar sudorese e tremores ao ser questionada em consulta acerca de seu relacionamento com seu marido, Miguel Lontano. Ela alegou que ele a mantinha em um calabouço durante o dia todo, presa em algemas nas mãos e nos pés, sem água e sem comida por um longo período. Ao examinar seus punhos e tornozelos que ela mostrava para provar suas acusações, havia apenas algumas escoriações nos punhos, originados pelas unhas da própria paciente, inclusive durante a consulta, e nenhum indício de lesões de nenhuma natureza nos tornozelos. A paciente aparentava estar saudável e bem nutrida, o que fora comprovado em exames laboratoriais sanguíneos. [...]

Aquilo era extremamente tenebroso. Não conseguia imaginar Miguel mantendo, de fato, a ex-mulher presa daquela maneira, e o laudo médico parecia indicar que aquilo fora invenção dela. A menos que o médico também tivesse sido...

Não, era melhor não pensar naquilo. Se continuasse seguindo essa linha de raciocínio, enlouqueceria antes de completar sete meses de casada.

Reunindo força e coragem para prosseguir sua busca, Berenice continuou a ler os laudos médicos subsequentes, esforçando-se para enxergar, apesar dos olhos turvos. Devia estar com a pressão baixa, mas tinha que continuar e descobrir o que acontecera com Raquel.

Menos de um mês após aquele relato, um novo laudo apontava uma situação bem diferente.

[...] Após o início do tratamento medicamentoso com um novo receptor de dopamina, a paciente Raquel A. Lontano apresentou significativa melhora de seu quadro psicótico, demonstrado a partir de uma conversa mais lúcida e tranquila. Raquel relatou que ela e o marido, Miguel Lontano, comemoraram o quarto mês de casados na Venezuela, e que estariam vivendo uma segunda lua de mel. O senhor Lontano confirmou a informação com comprovantes das passagens e da hospedagem e relatos da viagem [...]

Após outros laudos semelhantes, havia um pedido médico, solicitando a internação de Raquel em agosto de 2009. No início de setembro, o mesmo médico atestou o óbito dela por overdose medicamentosa, justificando o aumento das doses prescritas no fato de que as doses preconizadas para o tratamento não surtiam mais efeito, de modo que a paciente colocava em risco a própria vida e aparentava sofrimento irremediável.

Esse fora o único relato do tipo de morte que as esposas de Miguel tiveram. Berenice não fazia ideia de como terminaram Catharina e Marcela, mas receava que algo semelhante tivesse acontecido.

Berenice chorava enquanto guardava o caderno da triste vida de Raquel, pensando se suportaria ver a morte de mais uma inocente, quando ouviu batidas na porta, colocando todo o seu corpo em sinal de alerta. Não estava pronta para ver Miguel, ainda mais no quarto de Leonel, com anotações de suas ex-mulheres que, certamente, ele não gostaria que ela tomasse nota.

Guardou tudo rapidamente dentro da caixa, fechando-a com o cadeado e preparou-se para encarar seu destino quando a porta foi destrancada, antes que ela tivesse a chance de abri-la.

— Senhora, é melhor subir agora. O senhor Miguel já chegou, foi se banhar e gostaria de vê-la em seguida — disse Leonel, entrando sozinho no quarto e aliviando o espírito aterrorizado de Berenice, ao menos por um instante.

---

*** Olá, leitores queridos!!!

Mais um caderno que Berenice teve acesso, e esse com um conteúdo bastante pesado... Em quem acreditar agora? Em uma mente transtornada, ainda manipulada por um homem que parece não ter limites no uso de seus poderes; ou no manipulador, conquistador e misterioso Miguel, por quem Berenice se apaixonou e escolheu para confiar a vida?

É, parece que, ao invés de respostas, ela conseguiu perguntas ainda mais inquietantes... A quarta esposa, porém, ficará uma incógnita até a próxima oportunidade. Isso se essa oportunidade existir...

NO PRÓXIMO CAPÍTULO...

Berenice terá que encarar Miguel depois de tudo o que descobriu, mas fará apenas uma única pergunta ao Programador. O.O

E você? Se tivesse apenas uma pergunta a fazer a Miguel, que pergunta faria? 

Vamos ver se ele nos responderá... ***

O Programador de LembrançasOnde as histórias ganham vida. Descobre agora