Capítulo 16 | Ação e Pensamento

88 11 12
                                    

Assim como Chronos, dois corpos masculinos de pele cinza se manifestaram diante de Gaia e Urano. Epimetheus, Senhor da Ação antes do Pensamento, era troncudo e desconjuntado; Prometheus, Senhor do Pensamento antes da Ação, atlético e elegante. Comovidos com a tristeza de seus pais, os irmãos se ajoelharam ao lado deles e emitiram seus próprios pulsos de energia, que também se expandiram pelo mundo.

Mesmo estando muito feridos, Tethys e Oceanos deixaram seus domínios e foram caminhando ao encontro de Gaia e Urano.

As horas seguintes passaram com o céu escurecendo aos poucos, até que o sol, engolido pelo mar, finalmente apagou no limite do mundo.

Cansado, Helios interrompeu a aceleração de sua energia e apoiou a mão no chão para não cair.

A lua, antes lisa como uma pérola, e agora maculada por manchas disformes, voltou a ser vista no céu.

Na sequência, Phoebe abriu os olhos e se deparou com Chronos sorrindo aliviado.

Logo depois do irmão a pôr de pé, ela procurou aflita pela lua na Cúpula Celeste e, revoltada com o estrago que seu domínio havia sofrido, virou as costas para Helios, expondo o corpo repleto de machucados. Em seguida, sentindo um rancor profundo, acendeu sua aura prateada e fez a lua brilhar forte como nunca mais se viu.

Tethys e Oceanos haviam acabado de chegar onde Gaia e Urano estavam deitados quando Chronos e Phoebe se aproximaram, seguidos de longe por Helios. O Tempo e a Lua se posicionaram ao lado dos irmãos. O Sol parou um passo atrás, sentindo a culpa impedindo-o de continuar. Com muito cuidado, Epimetheus e Prometheus ajudaram o Céu e a Terra a se levantarem. Apesar de abatidos, eles admiraram a bela compleição de sua prole e encheram-se de orgulho. Gaia fixou os olhos em Chronos e, amparada por Prometheus, andou em sua direção.

Devagar, a Terra pôs a mão com carinho no rosto do Tempo e disse:

— Obrigada. — E o abraçou.

Uma brisa soprou suave.

Gaia, Urano, Phoebe, Tethys e Oceanos olharam para o alto. Helios, Chronos, Prometheus e Epimetheus estranharam o gesto de seus familiares.

— Éolos. — Com a voz embargada, a Terra deu nome ao falecido Senhor dos Ventos.

O som daquela palavra acertou o Sol feito um soco no estômago, fazendo-o entender que o descontrole de seu domínio havia matado seu irmão.

THEOGENESIS | Livro Um | Os Deuses e o MundoWhere stories live. Discover now