8 - PROCURANDO A DISTROFIA

5.4K 515 31
                                    

Adquira "Debilitado" na Amazon.com.br – com a versão estendida!

~~~~

Obviamente a primeira coisa que fiz ao chegar na casa de minha tia foi pesquisar a respeito da distrofia muscular. O primeiro site que encontrei a respeito me foi basicamente explicativo, mas tive informações suficientes para entender que o que acontecia com aquele tal de Adriel não era algo que facilmente poderia ser resolvido. Assim o site me disponibilizou de notícia:

"O que é Distrofia muscular?

Distrofia muscular se refere ao grupo de doenças genéticas nas quais os músculos que controlam o movimento enfraquecem progressivamente. No geral, apenas os músculos de movimentos voluntários são afetados, mas algumas formas dessa doença também podem atingir o coração e outros órgãos de movimentos involuntários.

Há nove principais formas de distrofia muscular:

Miotônica Duchenne Becker Distrofia muscular do tipo cinturas (Erb) Distrofia muscular facio-escapulo-umeral Congênita Distrofia muscular óculo faríngea Distrofia muscular distal Emery-Dreifuss

A distrofia muscular pode aparecer em qualquer idade, sendo que a forma e gravidade da doença são determinadas pela época da vida em que aparecem. Algumas pessoas com distrofia muscular vivem de forma normal, com os sintomas se desenvolvendo muito lentamente. Outras podem sentir rápida e severa, o que pode ser muito debilitante.

Segundo a Associação Brasileira de Distrofia Muscular, a doença é uma das alterações genéticas mais comuns em todo o mundo. De cada 2.000 nascidos vivos, um é portador de algum tipo de distrofia muscular. Essa incidência supera a de doenças como o câncer infantil , que é de aproximadamente um para 4.500 nascidos, de acordo com o Inca – Instituto Nacional de Câncer.

http://www.minhavida.com.br/."

Eu sabia que doença genética mostrava irreversibilidade do caso, também podia entender que o modo de andar do Adriel demonstrava que a doença já o afetava de modo, no mínimo, mediano, afinal eu percebi só ao olhá-lo. Mas o que mais estava acontecendo?

Assim como prometi a Helena, após minhas aulas e o estágio fui até a academia. Não esperava encontrar o misterioso robótico, mas obter qualquer informação a respeito. Aquilo poderia me render uma grande matéria para minha atividade de faculdade e me fazer ingressar efetivamente no ramo jornalístico.

Eu não sabia ao certo a quem perguntar. Helena, estava na cara, que não queria papear. Poderia tentar algum professor, mas não havia nenhum disponível e nem me dariam a informação que gostaria. Mas, eis que vejo uma luz! Jadir estava por lá. Obviamente estava curiosa a respeito da ida do mesmo ali. Talvez ele soubesse de algo.

- Oi Jadir! Tudo bem? – apressei-me em cumprimenta-lo a distância em tom alto. Ele pareceu assustar-se. Parecia concentrado em algo. Segui a visão do mesmo e reparei que ele, em uma bicicleta ergométrica, focava sua visão em algumas pessoas se exercitando, dentre elas, aquela garota que vivia correndo na esteira. Parecia que havia alguém apaixonado ali... Jadir saiu da ergométrica e veio, rapidamente, falar-me.

- Oi. Que faz hoje aqui? – perguntou descabido.

- Eu poderia lhe perguntar o mesmo... – sorri maliciosamente. O que pareceu fazê-lo estremecer. Fingi nada notar e prossegui: - Você vem muito por aqui, certo? -Jadir assentiu. – Poderia me dar informações a respeito de um tal de Adriel, que pertencia a um grupo de natação aqui?

- Para quê? – perguntou-me intrigado.

- Para um trabalho na universidade. – Confessei-lhe e apressei-lhe em dizer.: – Além do mais, acho que poderíamos ajudá-lo a entrar na nossa turma. Parece que ele foi impedido de fazer aula por não poder pertencer a um grupo. O nosso é pequeno e talvez ele consiga ingressar...

- Adriel não está fazendo mais natação aqui? – elevando uma sobrancelha, questionou-me e assenti.

Por certo havia reparado em duas coisas. Uma: Jadir conhecia Adriel. Outra: Ele não estava ciente do que acontecia recentemente ali. Devia estar com outros focos...

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Será que Estela conseguirá as informações que tanto quer? Parece que ela realmente se interessou pelo caso... O que mais virá? Em breve mais postagens virão. Espero que tenham conseguido conhecer um pouquinho da doença que será exposta ao longo da história. Aguardo vocês!!! ;)

DEBILITADO - Livro 1 [COMPLETO] - Trilogia dos irmãos AmâncioOnde as histórias ganham vida. Descobre agora