Capítulo 1

7.2K 464 18
                                    

Shaira Tutu

Sabe quando você está planejando toda sua vida desde o seu nascimento e acontecem coisas que contrariam suas vontades mais pessoais?
Eu sou africana, nasci em Lusaka, Zâmbia e me orgulho da minha pele negra e meu cabelo crespo. Não me preocupo com insultos na internet, de forma alguma, mas eu estou chateada agora. Minha avó materna é européia, bem típica, aliás. Olhos azuis, cabelos lisos e pele extremamente branca. Além disso, ela é preconceituosa a mil. Eu iria para Inglaterra no próximo mês para tentar entrar na universidade de Oxford, eu me hospedaria na casa dela, estava tudo organizado. Mas ela disse não, não queria ter uma negra que não seja sua empregada na mesma casa que ela. Sei que ela se sentiu bastante desrespeitada quando minha mãe, jovem moça branca da alta sociedade, se casou com o meu pai, um advogado mequetrefe da África, mas meus irmãos e eu definitivamente não temos culpa se o amor é cego. Meus pais se amam ainda hoje, e é isso que me importa.
Conversei com minha mãe agora, e eu disse que vou para a Inglaterra, sim. Não fique anos sonhando a toa. Eu vou para Oxford. Eu acredito em mim mesma.

— Meg, sua mãe nunca gostou de mim. Eu tenho condições de pagar um apartamento para Shaira lá. Não precisamos que a senhora Louise Zummach aloje minha filha, ja que oara ela, Shaira não passa de uma empregadinha. Nossa filha se orgulha de ser quem é, querida. Não vamos tirar isso dela. – Vi meu pai acariciar o rosto da minha mãe pela fresta da porta. Sei que é antiético escutar a conversa dos outros, mas essa diz respeito a mim.
— Daren, aqui não tem essa de preconceito e discriminação, mas e la na Europa? São pessoas brancas, Daren. E se nossa Shaira não conseguir lidar com isso?
— Ela precisa aprender um dia. Zunduri e John vão precisar aprender também. O mundo la fora não perdoa ninguém. – Ele se dirigiu para a porta, mas parou. – Eu vou viajar hoje. Vou para o Canadá. Quer vir junto?
Revirei os olhos e sai de lá, eu não precisava ouvir a outra parte da conversa. Argh.

— Zunduri. – Bati na porta do quarto da minha irmã.
— Está aberta.
Ela estava sentada na cama rodeada por livros e mais livros. As vezes sinto muito por minha irmã estar perdendo a adolescência dela em meio ao estudos. Sei que ela se esforça para garantir um futuro para ela, mas ela está exagerando com isso.
— Eu vou na sorveteria com Derek e Simon. – Seu rosto se iluminou quando ela ouviu esse último nome. – Vamos também. Por favor.
— Eu não sei. – Ela me parecia confusa. – Eu... Eu preciso estudar.
— Acho que você ja estudou muito hoje. Vamos, sei que você está ansiosa para ver Simon. – Sorri e ela retribuiu.

Batemos na porta do quarto de John, que só resmungou algo.
— Estamos indo na sorveteria. Pode ir, se quiser.

Peguei minha bolsa e puxei minha irmã pelo braço para descermos.

***

— Shai, eu sei que a vovó não te quer na casa dela. Mas não se preocupe, eu tenho um amigo virtual de la, ele disse que mora perto da universidade e bem, pode oferecer moradia pra você. – Não consegui conter o riso, mas parei assim que vi minha irmãzinha séria.
— Me fala que você tá brincando, Zunduri. Eu não vou morar anos na casa de um estranho. – Tentei não rir.
— É sério, Shaira. Voce vai precisar de alguém pra te guiar nos seus primeiros dias. Joseph é muito gentil. E além do mais, ele mora com a família. É um cara do bem.
— Não obrigada, dispenso sua solicitude comigo, mana.

Entramos na sorveteria e eu me sentei na primeira mesa, esperando os garotos. Simon chegou primeiro. Me cumprimentou com um aceno e tentou, desajeitadamente, beijar a bochecha de Zunduri, mas quase foi na boca. Ambos ficaram sem graça e eu tentava não rir diante daquela situação.
— Simon, onde está Derek? – Eles são irmãos, e bom, Derek e eu já namoramos e mantemos uma amizade colorida há alguns anos, 4 para ser mais exata.
— Estava dando aula. Já deve estar vindo.
Ele chegou uns 15 minutos depois, se sentando ao meu lado e me dando um selinho.
— Me desculpem o atraso, as crianças me enrolaram um pouco hoje. Já pediram?
— Não.  Estávamos esperando a noiva. – Simon olhou para ele, furioso.
— Eu já pedi desculpas. Não tenho culpa se eu tenho que trabalhar e me matar pra manter nossa casa, Simon.
— Meninos – coloquei minhas mãos sobre a deles. –, acho que aqui não é lugar para discussões familiares, não é mesmo?

Eles se entreolharam e fizemos nosso pedido. Nosso encontro estava agradável. Uma pena que eu iria me despedir de tudo aquilo em alguns dias...

Simon e Zunduri saíram a sós para o parque, e Derek e eu fomos logo atrás, mas respeitando a privacidade deles.
Entrelaçamos nossas mãos e ele apontou os dois na nossa frente.
— Shai, Simon está louco na sua irmã. E ela não fica atrás, né?
— Eles são um belo casal, de verdade. Eu gostaria que eles dessem certo, mas Zunduri se preocupa tanto com o futuro que esquece de viver o agora. Não tenho mais como aconselhá-la, mesmo sabendo que ela ama Simon, sei que ela não vai querer nada com ele. Uma pena. – Suspirei.

Sei que minha irmã ama Simon quase mais que a si mesma, mas sei também que ela não quer viver para um marido. Eu a entendo, do fundo do meu coração, mas sinto pena ao mesmo tempo. Ela está perdendo a melhor época da vida dela. Ela está perdendo o amor da vida dela e nem mesmo se dá conta disso...

Além da Cor - CompletoOnde as histórias ganham vida. Descobre agora