06. May

872 171 126
                                    

19 DIAS ANTES DOS CRIMES

02/02/17 - quinta-feira, 09h27

— Seu original já foi cadastrado no site, certo?

— Sim. Duas vezes.

Os olhos dela foram parar no tampo da mesa. Seus lábios franziram.

— Nossa resposta foi negativa?

— Sim, foi. Insisto porque sempre acreditei neste livro, entende? É o motivo da minha vinda.

May deslizou a mão pelos cabelos. Mais por mania, pois o novo corte — curto, estilo capacete (digno de madames e mulheres determinadas) —, despertara a ligeira e repetitiva vontade de "checar".

— Entendo. Bom, no procedimento de avaliação da Editora Hora de Ler, pedimos ao autor a sinopse e depois o resumo curto. Tudo através do nosso site. A partir daí, nossa equipe lê, avalia...

— Conheço todos os procedimentos, May — apressou-se em dizer. — Sei até quem faz a leitura da sinopse e do resumo no site: Rodrigo, o agente literário. Já liguei para cá após a primeira recusa. Convenci-me de tentar outra vez. Infelizmente, fui rejeitado.

— Desculpa, mas o que não ficou claro?

— O Rodrigo leu, mas não respondeu — continuou Micael. — E sei que, se dentro de três meses vocês não derem retorno, é porque o original foi recusado.

— É, funciona desse jeito.

— Posso parecer extremamente teimoso. Esta é a terceira tentativa. Acontece que eu prometi tomar coragem de vir, pessoalmente, e lhe pedir mais uma chance.

Os olhos dela permaneceram duros, a resposta continuava sendo não.

— Aprecio bastante seu interesse, realmente vejo engajamento. Entendo perfeitamente sua teimosia — brincou ela, quebrando o efeito devastador da devolutiva —, entretanto, se o original passou pelas mãos do Rodrigo e você recebeu um retorno negativo, é porque, talvez, sua obra não se encaixe em nosso catálogo.

— Opa! Acompanho há tempos as publicações da Hora de Ler. Meu livro é um romance policial, pode ser encaixado no selo Hora do Crime.

— Bom, não posso discordar: Você nos conhece bem. Fico agradecida, porém, só vêm para mim originais da "segunda fase", entende? O Rodrigo lê, avalia, e caso haja interesse, eu pego. No entanto, isso não é garantia de publicação. Seu original deve ter sido recusado por algum motivo. — Ela cravou a estaca no peito dele de vez. — Eu confio no trabalho do agente literário e, como deve saber também, nós não damos feedback ou fazemos qualquer tipo de leitura crítica nos casos dos originais recusados.

— Eu sei — disse ele — Mas preciso que a senhora leia. Sou seu fã desde o primeiro livro, é sério. São muito bons e a tenho como inspiração.

— Obrigada. — Sacou o estilo dele: autor-puxa-saco, daqueles que no final, acabavam xingando a editora nas redes sociais depois da negativa.

— Chegou a ler minha ideia? Ao menos a sinopse e o resumo?

— Não — respondeu ela, mirando o relógio digital na tela do computador. Já teria lido umas oito laudas do livro ao lado dela, o qual merecia sua atenção — por quê? — porque era bom. O que fazer para se livrar? Aceitar o envelope com a promessa de dar uma "olhada" e, quando ele fosse embora, fazer uso do triturador de papéis? Afinal, o aviso de "Não devolvemos quaisquer materiais enviado a nós" era sério.

A política no site da Editora Hora de Ler era simples e clara: "Originais NÃO solicitados, sejam eles impressos, gravados em CD's, Pen drives e outros dispositivos de mídia digital, bem como os enviados por e-mail, serão descartados, sem nenhuma leitura e avaliação. Favor direcionar-se à aba: 'Quero Publicar', e preencher os campos voltados aos dados pessoais do autor, bem como os da obra. IMPORTANTE: Não esquecer de criar uma sinopse contendo até 500 palavras, e um resumo da história completa, utilizando no máximo 5.000 palavras. Envie seu original completo SOMENTE se a Editora Hora de Ler aprovar e entrar em contato dentro do prazo de 3 meses após o cadastro da obra no site. O contato pode acontecer através de e-mail ou por telefone". Havia também algumas recomendações à pessoa interessada sobre analisar com atenção o catálogo da editora antes de submeter qualquer material.

Como escrever, matar e publicar [Vencedor do Wattys2020]Onde as histórias ganham vida. Descobre agora