OITO: O Desprendimeto Do Ego

9 0 0
                                    

Temos duas mentes, não apenas uma. É mais ou menos como ter dois estômagos -- ninguém fala disso na escola. Dizem que só as vacas tem dois estômagos (na verdade, são quatro!) e fazem recomendações do tipo. "Quando seu estômago estiver cheio, pare de comer!" No entanto, você acaba descobrindo que, mesmo de barriga cheia, sempre haverá lugar para a sobremesa ( especialmente de chocolate), e começará a suspeitar desse alerta. Depois de se empanturrar de doces centenas de vezes, mesmo estando com a barriga cheia, você se dá conta: todos nós temos dois estômagos, um deles só para doces!

Da mesma forma, para acreditar na existência de duas mentes é preciso sentir os seus efeitos na própria pele. Aprender a deixar fluir o lado conturbado da mente é a chave para ampliar o conhecimento da parte tranqula da mente. Assim que conhecemos a segunda mente, percebemos que a primeira, que eu chamo de mente do ego, é uma espécie de fantasia.

A idéia de "deixar fluir" pressupõe assumir o que somos, sem desejos demudança. Para muitas crianças, o primeiro amigo é imaginário, enquanto o segundo é real. Elas precisam constatar as limitações de se relacionar com alguém que só existe em sua própria imaginação, para conseguir ter amizades de carne e osso. Digamos que você é uma criança pequena e que tem como vizinho um menino chamado Burt, de quem você gosta muito. Burt tem uma amiguinha imaginária chamada Lubertha. Um dia você diz para Burt:

-- Você acha que a sua amiga é a Lubertha, mas um dia você verá que a Lubertha não existe. Você invento a Lubertha... mas eu sou real e estou pronta para ser seu verdadeiro amigo. Se nós pudermos brincar juntos só um pouquinho, você começará a ver o que eu significo.

E assim, Burt começa a brincar com você --no início é um tanto assustador, mas logo Burt percebe que não há nada a temer, você não irá machucá-lo. Até que finalmente chega um dia em que Burt diz:

-- Sabe de uma coisa? acho melhor o amigo de verdade!

 Parece muito simples? conquistar uma mente clara e desfragmentada é simples porque a segunda mente -- a mente real, profunda -- já está no seu lugar e pronta para funcionar. Se você é como a maioria, tem usado a mente ocupada, infeliz e fragmentada por tanto tempo que esqueceu que existe a outra mete. Você pode tentar a vida inteira melhorar uma mente fraca, hiperativa e conflituosa. Mas até perceber que sua verdadeira mente é a única de que você precisa será difício atingir uma sensação permanente de paz, relaxamento e integridade.

Não Leve a Vida Tão a sérioWaar verhalen tot leven komen. Ontdek het nu