Capítulo 10.

364 73 4
                                    

Oh, como eu odeio isso. Toda essa catalogação, verificação, avaliação, julgamento e sondagem de escrituras. Quando fazemos isso no museu, geralmente temos um catálogo pré-feito e só temos que adaptá-lo de acordo.

Mas quando pessoas de fora vêm e nos pedem nossa experiência, significa que temos que verificar cada artefato. Verificar a autenticidade, estimar se o determinado ano é certo, avaliar a condição dos achados e, em seguida, verificar a propriedade ou comprar documentos para autenticidade antes mesmo de podermos criar um catálogo.

Este é um trabalho presunçoso que leva horas, dependendo do inventário pode até levar dias. E meu chefe, uma vez que ele começou comigo e leva mais de um dia, não poderia chamar outro colega meu para ajudar, se ele fizesse isso, ele teria que começar tudo de novo. O que ao mesmo tempo significa que posso esquecer minhas férias.

Espero que possamos fazer isso hoje. E de preferência antes do meu turno na papelaria começar. Como é que eu ligo lá cinco minutos antes e digo que não posso fugir do meu trabalho principal?

Eles não me contratariam mais se eu simplesmente os ignorasse por conta do meu outro trabalho, mesmo sabendo que eles dependem de mim, já que não há muitos funcionários.

Meu chefe, o diretor do museu tem quase 60 anos. Ele era originalmente um arqueólogo antes de ter um acidente e quase morrer. Naquela época, ele me disse, eles estavam em uma pirâmide e estavam investigando uma câmara funerária quando uma armadilha foi ativada em algum lugar e quase trancou ele e seus três colegas nela para sempre.

Na época, algum grande e conhecido arqueólogo salvou suas vidas, mas na saída da câmara funerária um dos enormes blocos de pedra se soltou do teto e caiu, o diretor pulou para o lado. Porém o bloco de pedra ainda caiu em seu quadril. E desde então ele tem um quadril implantado e não aguenta ficar de pé por muito tempo.

Às vezes você pode ver que ele ainda está com dor, especialmente nos dias em que chove ou neva. Como hoje. Começou a nevar ontem à noite, não muito, mas não parou de nevar desde então. E o diretor parece duas vezes mais irritável hoje do que como de costume.

Com a van que pertence ao museu, muitos cobertores, folhas, pincéis e três pastas grossas com papéis, vamos para a casa do empresário.

Casa foi subestimada, no entanto, quando eu vi a grande mansão que estávamos indo. Um amplo portão de asas duplas com ornamentos de ferro preto bloqueou nosso caminho. O diretor tocou a campainha e alguns segundos depois, os dois portões se abriram e conseguimos dirigir até a entrada.

Um senhor idoso, que se apresentou a nós como o Senhor Mang, nos trouxe para o salão. Quero dizer, é uma sala de estar, mas os ricos chamam de salão. Soa melhor que sala de estar!

Sentamos por talvez três minutos quando outro idoso entrou. Com um grande sorriso no rosto, ele cumprimentou primeiro o diretor e depois eu. Ele se apresentou como Wang Lan. Então ele é o homem de negócios. Honestamente, acho que há muitas pessoas na China chamada Wang.

Wang Lan nos levou a uma sala enorme e juro que vi o diretor deitado inconsciente ao meu lado quando entramos na sala e ficamos em frente a uma montanha de antiguidades, artefatos de antes e depois de Cristo e alguns ossos enormes.

O diretor estava literalmente correndo em direção à pilha e eu adoraria andar para trás e fugir muito rapidamente. Essa merda toda vai nos manter aqui por pelo menos uma semana!

Cuidadosamente, o diretor pegou um artefato na mão e o estudou minuciosamente.

- Esta é uma peça rara, onde você comprou isso? - ele pergunta a Wang Lan. Ele explica ao diretor que não comprou nada, mas herdou. Foi entregue a ele há apenas alguns dias.

Espalhamos vários cobertores no chão, preparamos pequenos blocos de notas, alfinetes e nossos pincéis. Então nos sentamos e começamos nosso trabalho. Felizmente eu estudei arqueologia na época. Caso contrário, eu estaria realmente com problemas agora.

Mas o trabalho tranquilo não era possível nesta sala. Foi uma ida e volta. E em algum momento, quando um dos empregados veio nos trazer um chá quente, o diretor pulou e começou a gritar alto.

- Estes são artefatos importantes, como você se atreve a trazer algo assim para perto? - a pobre mulher deu dois passos para trás e começou a chorar.

- Chefe, ela só estava fazendo o que lhe disseram para fazer - eu disse a ele para acalmá-lo um pouco. Mas ele não se acalmou. Ele apenas acenou com a cabeça e, em seguida, acenou com a mão aproximadamente para fazer a pobre menina desaparecer.

Em algum momento ficamos tão absorvidos em nosso trabalho que não notamos mais todas as coisas ao nosso redor. Só que de vez em quando você podia sentir uma brisa fresca quando a porta foi aberta e depois fechada novamente.

Depois de três horas inteiras fizemos nossa primeira pausa. O diretor foi falar com Wang Lan e eu fiquei na sala e informei minha chefe da papelaria. Felizmente ela foi compreensiva e não levou a mal que eu não iria fazer meu trabalho hoje.

- Droga, por que não posso nem mesmo pintar um girassol estúpido? - alguém em um canto reclamou. Eu nem percebi que havia alguém sentado lá. Curioso eu fui até ele e seu cavalete e vi o que ele estava fazendo.

O homem estava tentando pintar alguns girassóis. Infelizmente, eles pareciam estar em mutação e prestes a cair sobre as pessoas.

- Posso?

- Vá em frente.

Eu tomo uma grande folha branca de papel e desenho alguns girassóis. Ele olha para mim com olhos grandes e brilha quando vê meu trabalho.

- Isso é ótimo. Você realmente sabe como fazê-lo.

- Você também saberia fazer se você tivesse estudado arte.

- Oh, eu pensei que você era do museu.

- Eu sou. Eu trabalho lá.

- E qual é o seu nome?"

- Meu nome é Xiao Zhan. Qual é o seu?

- Meu nome é Wang Hai Kuan, prazer em conhecê-lo Xiao Zhan.

Wang Hai Kuan, um cara muito legal e bonito, falou comigo durante um tempo. Embora tenhamos conversado por 15 minutos, parecia uma hora. Falamos como dois velhos amigos que não se veem há muito tempo. Estranho, mas foi assim que aconteceu.

Ele me disse que tinha se inscrito para um curso de arte e esperava despertar suas habilidades artísticas no processo. Mas acho que ele não pode acordar o que nunca esteve nele, o cara é realmente ruim mas não vou dizer isso a ele.

Eu me ofereci para ensiná-lo alguns truques simples para melhorar suas habilidades de pintura um pouco mais. E ele aceitou com prazer. No futuro, vou ensiná-lo três noites por semana. E o melhor é que ele quer me pagar por isso!

After one kiss - (tradução)Where stories live. Discover now