Quem foi Aquários - ou o que deveria ter sido

34 3 10
                                    

BOOKTRAILER 

Olá a quem chegou até aqui.  

Aquários foi meu primeiro livro e também uma experiência dolorosamente sentida, principalmente nos dez últimos capítulos. Não foi fácil pensar como Gregório, agir como ele, tomar as verdades dele como as minhas, tudo num esforço que me fez ter pesadelos à noite, dele fazendo o que fez, de Melinda sofrendo, para acordar e ter que pensar como esse homem. No fim, talvez nem tenha sido uma experiência tão submersa ao leitor quanto fora para mim, quem sabe tenha ficado tudo tremendamente imperfeito e vazio. De toda forma, sinto que quem mais conheceu Gregório foi eu, todas as suas facetas e manipulações. Não foi muito fácil, ao menos para mim, ter alguém como ele na forma de protagonista. É tão mais fácil criar seres perfeitos, bons e ternos, dar voz e vida a eles, realizar suas ações benevolentes de um jeito que nem em vida fazemos, projetarmos-nos em suas bondades e sermos alguém melhor e fazer deles queridos pelos que os conhecem. Poderia ter narrado como Melinda, tê-los feito conhecer seu passado implícito a essa obra, ela a boa menina e Gregório o mau homem que a manipula, mas esse não seria Aquários. Poderia ter simplificado e escrito em terceira pessoa, de forma impessoal, apenas como mera conduzidora da trama, sem os pesadelos e os pensamentos possuídos por alguém como Gregório, mas Aquários não funcionaria com visão e narrador tão distantes, Aquários precisava de um ponto de vista agridoce. A história nasceu de Gregório, só poderia ser contada através dele e de suas palavras, de seus fracassos, paixões, ciúmes e obsessão. Era ele um carrasco? Talvez. Mas, antes de rótulos e das visões e pontos impressos por ele e por nós, foi um humano como qualquer outro, que age conforme o que acha que é certo, não levando em conta a moral universal existente, mas a sua própria. Egoísta, egocêntrico, por vezes amoroso, outras violento. Gregório não é apresentado como vilão, nem Melinda como mocinha, um ou outro não são, no fundo, uma coisa nem outra. As deduções vêm por parte daqueles que os leram e os conheceram. E, volto a dizer, talvez tenha tudo dado errado em meus esforços, mas eles e Aquários apresentaram-se assim à minha cabeça e assim tentei conta-los. 

Na falta de um ponto final e de agradecimentos, deixo aqui, como último capítulo, uma compilação de fatos/coisas que preencheram o livro, àqueles que se interessarem por esse tipo de conteúdo. 

1 - Meus três livros preferidos foram minhas maiores inspirações para conceber Aquários (deixo a recomendação a todos): Lolita de Vladimir Nabokov, Dom Casmurro de Machado de Assis e A Dócil de Fiódor Dostoiévski;

2 - Quem leu, até agora, não conseguiu achar a conexão do nome da obra com o escrito em si;

3 - Melinda é constantemente chamada por Gregório de "menina de Bouguereau", por causa de sua semelhança com uma menina dos quadros do pintor. A pintura em questão é "Before the Bath"; 

4 - Há quatro partes, a primeira em tradução livre ficaria algo como "depois da morte, antes da vida", numa expressão que significaria o limbo de Gregório, quando ele estava à deriva e lotado de amargura; no nada. Já a segunda é nomeada "A Vida em Cor-de-Rosa", em referência à música "La Vie En Rose", que marca uma cena onde, a partir dela, Gregório começa a demonstrar interesses amorosos por Melinda. Depois, sua vida sai do limbo e ganha um novo significado: ama-la. A vida em cor de rosa.  

5 - A terceira parte, "Arroubos e Arrufos", onde se desenrola o desgaste da relação entre os dois, pode ser "vista" em uma olhada à pintura "Arrufos", do pintor brasileiro Belmiro de Almeida. Nela há um homem meio indiferente e uma mulher caída ao seu lado, aos prantos.   

6 - Gregório faz, ao longo do livro, nove descrições de cenas comparando-as a quadros; se as pinturas fossem colocadas uma ao lado da outra, contariam a história do livro por pinturas, como nos atos da via crucis.  

7 - Todas as perguntas não respondidas explicitamente como "Gregório era pai biológico de Melinda" ou "o que Melinda quis dizer com saber de tudo?" possuem respostas dentro da trama.  

8 - O fim de Gregório, apesar de não mostrado, foi contado. 

Ah, não é fato, mas... Aquários possui uma playlist no spotify com algumas músicas que se encaixam com a trama e umas que foram inseridas. Além de literatura, gosto muito de música e arte. Apesar de Aquários ser mais denso, não quis deixa-lo sem marcas dessas duas coisas que, assim como o mundo literário, são incríveis. O nome é "Playlist Aquários" e o link é https://open.spotify.com/user/marianaralg/playlist/2uzrsUuKMLxWTqaUvlbhF2

é isso...!

AquáriosWhere stories live. Discover now