Entrevista a Joanasmilestyles

84 11 8
                                    

A Joana, também conhecida por Joanasmilesstyles é uma rapariga simpática e super querida. Tive o prazer de a ver no dia 5 de Julho, no Meet do Wattpad no Porto e recentemente tenho andado a falar muito com ela. Passem pelo seu perfil e deem uma vista de olhos em todos os seus livros. Sem mais demoras aqui vos deixo a entrevista.

1 - Como descobriste a plataforma Wattpad?

Eu descobri a plataforma Wattpad por volta de Julho de 2014. Descobri-a através de um grupo de raparigas que andavam no meu centro de estudos. Elas costumavam comentar sobre isso com algumas pessoas e falar sobre uma história que estavam a ler nesta mesma plataforma e quando comentaram comigo, eu fiquei muito entusiasmada por perceber de que se tratava esta aplicação. Acabei por perceber que poderíamos ter esta aplicação em telemóveis, tablets, etc. Então procurei sem saber o nome e acabei por descobrir. Eu não sabia como isto funcionava aliás eu não percebia nada de nada. Sempre fui muito curiosa e a minha curiosidade levou-me a ler algumas histórias e a começar a escrever a minha primeira obra em Dezembro de 2014, a "Stupid Little Things" disponível no meu perfil. Apesar de tudo, hoje agradeço por ter passado alguns minutos daquela tarde em que descobri a aplicação, à procura desta.

2 - Onde arranjas inspiração para as tuas histórias?

Eu acho que a inspiração é algo que nem sempre temos ou nem todos temos, no entanto eu acho que esta pode nascer em nós, basta querermos. A minha inspiração nasce em pequenas coisas. Por vezes vejo algumas situações que me chocam ou apenas me chamam à atenção por serem ou demasiado tristes ou demasiado engraçadas, e basta isso para criar algo novo e formar  uma nova história. Às vezes são coisas que vivo. Experiências que me fizeram aprender e tornar-me alguém melhor. Outras vezes, são apenas objetos. Objetos pequenos outros grandes e isso chama-me de algum modo à atenção. A inspiração, no meu caso, nasce e diversas coisas. É algo natural, algo que até nos sítios mais estranhos e nas partes do meu dia mais estranhas eu tenho. Quando queremos realmente escrever, a inspiração vem. Se não nos sentimos inspirados, saímos de casa, olhámos outras coisas outras pessoas e a inspiração volta.

3 - O que achas que te diferencia das restantes escritoras?

Talvez a minha maneira de encarar a escrita. Acho que para além de não conseguir copiar e odiar quem o faz, a maneira como encaro a escrita define o quão diferente sou de algumas escritoras no Wattpad. Acho que sou original e não copio ninguém, isso deixa-me feliz pois percebo que sou capaz de fazer algo meu e que tem o meu mérito. Vejo as minhas histórias não como simples fanfictions, mas sim como obras muito sérias. Dou muito de mim a cada obra minha e cada uma delas tem uma parte de mim. Quero manter a escrita na minha vida por muito tempo.

4 - Como relacionas a tua vida com a escrita?

Bem como relaciono? Eu acho que tudo o que escrevo me marca de certo modo e tem algum papel na minha vida. A Emma, personagem principal da minha história "Cousins" é das personagens que criei mais parecida comigo. É envergonhada quando conhece alguém mas abre-se com as pessoas quando ganha mais confiança nelas. É apaixonada pela vida e sonhadora. Traça objetivos e quer cumpri-los. Emma representa minha parte mais divertida e sarcástica também. Por outro lado Emily, personagem principal da minha história "Deception" mostra como eu seria caso eu estivesse na sua situação. Então e algum modo relaciono a minha vida com as personagens também mostrando como seria se estivesse nas circunstâncias delas.

5 - Gostavas de fazer deste "hobbie" a tua vida?

Se eu gostava? Eu adorava. Primeiramente este é um hobbie que passou a fazer parte da minha rotina desde Fevereiro do ano passado. O meu verão de 2015 foi passado a escrever as minhas diversas histórias, às quais me entrego de corpo e alma. Gostava imenso que este hobbie estivesse presente sempre nas minhas rotinas diárias, pois para além de me fazer bem em diferentes aspetos, coloca-me mais alegre e proporciona-me a sensação de realização em relação à escrita. Para além de hobbie, eu gostava que as minhas obras se tornassem em livros físicos, no entanto sou muito insegura, mesmo sabendo que dou tudo de mim a este mundo da escrita. Mas espero um dia poder realizar este sonho.

6 - De todas as histórias que já tens publicadas qual foi aquela que te deu mais "prazer" escrever e porque?

De todas as que ja publiquei? Bem essa é uma das perguntas mais difíceis até agora porque eu acho que adorei escrever todas. No entanto há duas que se destacam. A "Cousins" porque foi a minha segunda fanfiction e porque a sua ideia apareceu das coisas mais estúpidas e imaginárias que possamos pensar. É muito divertida e muito louca, refletindo a minha personalidade, fazendo com que a sua escrita fosse mais fácil. Em suma "Deception"  é das que mais gostei de escrever (e ainda escrevo, devido a obra estar em desenvolvimento ainda), porque é uma história que admite um carácter de raiva, medos e dor, tornando-se um grande desafio escreve-la. Adorei escrever todas as minhas obras, mas estas destacam-se.

7 - Algum amigo/familiar teu sabe que escreves? Se sim, de que maneira é que eles te apoiam.

No início, quando comecei a escrever ninguém sabia, nem mesmo amigas. Até Agosto de 2015 ninguém sabia, nem os meus parentes, nem algumas minhas amigas. Criei muitas amizades aqui no Wattpad que são das amizades mais fortes e importantes que hoje tenho. Em Agosto a minha mãe interrogou-me sobre passar horas pegada ao tablet ou ao telemóvel sempre a teclar. Eu poderia mentir mas achei que ela iria compreender e apoiar-me, que foi exatamente o que aconteceu. O meu pai nunca foi muito destas coisas, e não dá tanta importância, mas a minha mãe apoiou-me desde logo. Os meus outros parentes mais afastados, nem todos sabem, mas apoiam. Tenho uma relação boa com a minha professora de história (e minha diretora de turma) e contei-lhe sobre a escrita, esta apoiou-me e diz muitas vezes querer ler algumas coisas minhas. Julgo que sou apoiada por as pessoas chegadas a mim, sendo isso muito importante para mim.

8 - No futuro, pretendes continuar a publicar histórias no Wattpad?

Eu pretendo continuar por muito tempo no Wattpad, a publicar histórias e a mudar maneiras de ver a escrita de muitas pessoas que as leem. Quero continuar a mostrar com as minhas histórias, que por muito que as coisas sejam difíceis, teremos sempre que arranjar forças e dar a volta por cima. Todas as minhas obras tem uma mensagem que tento transmitir a cada leitor e sinto-me muito bem quando entendem essa mensagem e todos aprendemos algo com ela. Adoro escrever e espero mesmo poder continuar a escrever no Wattpad por muito tempo.

9 - Descreve-te numa palavra e explica-a.

Eu descrever-me-ia com a palavra persistente. Acho que apesar de ser insegura e já ter caído muitas vezes, levantei sempre a cabeça e segui em frente, por muitos obstáculos que me impusessem. Também me acho persistente porque eu sou muito teimosa, acaba por ser um complemente para podermos ser persistentes em parte. A minha teimosia leva-me a dizer que não desisto enquanto não conseguir, sendo persistente em relação à escrita. Quando não consigo escrever as coisas da forma que quero e espero, desespero mas nunca desisto. Aqui no Wattpad eu comecei do zero. Eu não tinha amigas conhecidas que cá escrevessem, não tinha ninguém e com o tempo eu chego onde quero. O tempo faz uma parte e a esperança a outra parte.

10 - Qual foi a razão que te levou a escolher esta música para a entrevista?

A música que eu escolhi é a "Home" dos One Direction por vários motivos. O primeiro é que eles são os meus ídolos e eu adoro muito muito esta música. Como a música diz, eu sinto-me sempre em casa aqui. Eu sinto-me em casa aqui no Wattpad porque todos  parecem acolherem-se e formar amizade entre si. Claro que sempre haverá competitividade e novos problemas resultantes de problemas passados, mas isso faz parte quando se vive em comunidade. Gosto muito de partilhar aqui todas as minhas história e espero que as continuem a acompanhar e a ler as novas que ainda surgiram. Então eu encolhi essa música por isso mesmo, por me sentir como se esta comunidade fosse mais do que uma casa para mim.

"Eu gostava de agradecer a todas as minhas leitoras (smilers) por me fazerem tão feliz. Todos os momentos que passo no Wattapd são únicos e tudo o que hoje tenho deve-se ao apoio e dedicação que elas tem em mim e nas minhas obras. Queria agradecer a elas. Elas são quem me dão força para todo os dias me levantar, pensar no que hei-de escrever e criar em cada história minha. Se alguma leitora minha estiver realmente a ler isto eu quero que saiba que nunca desprezarei todos os esforços delas. Sonho todos os dias poder e conseguir escrever todas as minhas ideias para novas obras. É para elas, as minhas leitoras que faço tudo isto. Para mostrar-lhes tudo o que sei fazer melhor. Escrever. Obrigada por tudo! E lembrem-se... Os livros mudam pessoas, muitos já me mudaram e eu espero que um dia, os meus também mudem as vossas!" - Joana Catarina

WATTPAD: Entrevistas Where stories live. Discover now