Entrevista a Expectohoran

254 25 2
                                    

A Letícia, também conhecida por Expectohoran, é uma rapariga amável e querida. Eu gostei imenso da oportunidade que tive de falar com ela através do Wattpad e espero um dia poder falar com ela pessoalmente, mas primeiro tenho que ir ao Brasil! Ela têm algumas histórias publicadas no seu perfil, passem por lá e vejam. Sem mais demoras aqui vos deixo a entrevista.

1 - Como descobriste a plataforma Wattpad?

Descobri o Wattpad por meio de uma amiga minha. Eu tinha acabado de virar fã dos One Direction e ela me perguntou se eu não tinha vontade de ler fanfiction sobre os meninos, então falou para que eu entrasse aqui e desse uma olhada para ver se eu gostava de alguma coisa e acabei ficando por aqui, achando histórias incríveis e escrevendo as minhas próprias.

2 - Onde arranjas inspiração para as tuas histórias?

Qualquer coisa me serve de inspiração. Literalmente. Pode ser tanto observando cada detalhe de algum lugar e então começo a imaginar cenas entre meus personagens lá, alguma situação que eu já vivi ou que outros me contaram de suas vidas, ouvindo alguma música, alguma frase ou citação, assistindo algum filme ou simplesmente alguma ideia surge do nada em minha cabeça, implorando para ser escrita.

3 - O que achas que te diferencia das restantes escritoras?

O que mais me diferencia da restante das escritoras é o fato de eu sempre ser muito realista em minhas histórias. No começo, me deixava levar pela imaginação exagerada, mas com o tempo, fui amadurecendo e acho que minhas histórias sofreram o mesmo processo. Agora, gosto e prefiro que o que eu escrevo tenha tudo de mais verdadeiro, tudo de mais real e que mais se aproxime do mundo que vivemos, claro que ainda com um pequeno toque de fantasia. Não gosto da ideia de vida perfeita da personagem. Crio situações problema demais, porque gosto que os leitores se identifiquem e sintam uma ligação com a história que estejam lendo. Acho que meus personagens são criados com muitos defeitos, até mais defeitos do que qualidades.

4 - Como relacionas a tua vida com a escrita?

A escrita tem um papel crucial na minha vida. Apesar de retratar situações reais, é um mundo totalmente diferente para o qual sempre gosto de escapar e me perder. Sei que o universo da escrita deveria ficar em segundo plano, porque a escola deveria ser minha prioridade, mas não consigo. Sempre acabo escapando para minhas histórias e me vejo retratando a mim mesma em minhas personagens, muitas vezes, colocando-as em situações pelas quais passei. Talvez seja uma forma de desabafar, o que é um grande alívio para mim.

5 - Gostavas de fazer deste "hobbie" a tua vida?

Claro que gostaria! Se eu pudesse escrever para o resto da minha vida, sem ter que me preocupar com notas, estudos e provas, seria perfeito, a vida que eu sempre quis! Fazer as pessoas sorrirem pelo resto da minha vida seria a parte mais gratificante de tudo isso, porque, afinal, todos precisam escapar da vida real às vezes e ter um sorriso colocado no rosto, nem que seja por apenas alguns minutos.

6 - De todas histórias que já tens publicadas qual foi aquela que te deu mais "prazer" escrever e porque?

"Head or Heart" foi a história que me deu (e ainda dá) mais prazer em escrever. Sendo a sequência da minha primeira história aqui no Wattpad, estou tão apegada aos personagens que não sei o que farei quando tudo acabar. Consigo ver o quanto eu amadureci quando comecei a escrever "Head or Heart" e o quanto estou conectada com a história de uma maneira inexplicável. Talvez seja porque meu amadurecimento tenha acontecido junto com o da Liesel, a personagem principal. Posso me ver nela e colocá-la nas situações mais bizarras, tristes ou extremas que eu puder imaginar, o que é incrível de se fazer em meio à todo o cenário em que ela vive. Me divirto no meu próprio mundo e fico maravilhada com o quanto isso faz os outros felizes.

7 - Algum amigo/familiar teu sabe que escreves? Se sim, de que maneira é que eles te apoiam.

Não gosto de espalhar por aí que escrevo, então apenas minhas amigas mais próximas e meus pais (não sei por quê contei para eles que escrevia, espero que eles já tenha esquecido) sabem das minhas histórias. Sou grata por minhas amigas nunca terem lido o que escrevo (só uma delas lê), o que por um lado é bom, já que me sentiria constrangida se soubesse que elas leem, mas estão sempre lá para me ajudar na escolha das milhões capas que eu faço para minhas histórias.

8 - No futuro, pretendes continuar a publicar histórias no Wattpad?

Sim! Publicar mais histórias é o que mais quero! Tenho milhões de ideias em "stand-by", porque estou me obrigando a acabar as histórias que já comecei, senão tudo vai ficar uma bagunça. Quero compartilhar tudo que tenho de novo!

9 - Descreve-te numa palavra e explica-a.

Hmm, me descrever em uma palavra? Perfeccionista. Ser perfeccionista tem seus altos e baixos. Estou constantemente em conflito comigo mesma por causa disso. Quero aperfeiçoar e melhorar cada coisa que faço, o que me atrapalha às vezes, porque não consigo deixar de lado até que o que eu estivesse fazendo fique perfeito e exatamente do jeito que queria que ficasse. Isso acaba acontecendo quando escrevo também, o que atrasa meus capítulos algumas vezes. Posso ficar semanas escrevendo, reescrevendo e editando algum capítulo e não o publico até que ele esteja do jeito que queria. Isso me irrita profundamente às vezes e fico perdida no mundo por me concentrar tanto em dar meu melhor. Atrapalha demais minha vida.

10 - Qual foi a razão que te levou a escolher esta música para a entrevista?

Foi uma escolha bem difícil de se fazer... Tenho tantas músicas que significam tanto para mim... Mas escolhi essa porque ela me lembra de como a vida passa muito rápido para todos e de que você nunca sabe o que acontecerá amanhã. A vida é realmente um mistério, mas não devo me esquecer de aproveita-la ou acabarei me arrependendo depois por não ter feito o que desejava. Além disso, um dos versos (e sonhe até seu sonho tornar-se realidade) é o que traduz minha perseverança e me faz insistir e ir atrás do que quero, porque nunca conseguiremos algo se não tentarmos.

WATTPAD: Entrevistas Where stories live. Discover now