Entrevista a Crystalpale

134 14 2
                                    

A Cláudia, também conhecida por Crystalpale, é uma rapariga amável e querida. Eu gostei imenso da oportunidade que tive de falar com ela através do Wattpad e espero um dia poder falar com ela pessoalmente! Ela têm algumas histórias publicadas no seu perfil, passem por lá e vejam. Sem mais demoras aqui vos deixo a entrevista.

1 - Como descobriste a plataforma Wattpad?

Foi por acaso, honestamente. Através de uma blogger que tinha partilhado o link, mas que na altura não dei muita importância. Até que mais tarde decidi procurar e juntar-me a esta comunidade, depois de perceber do que se tratava.

2 - Onde arranjas inspiração para as tuas histórias?

No que está ao meu redor? Nas pessoas? Nos olhares? É uma pergunta difícil de responder, porque a inspiração surge quando menos estou à espera. Às vezes estou só a fazer scroll no Tumblr e vejo uma imagem e daí surge a inspiração. Outras vezes se olhar através da janela do meu quarto. Ou por vezes a inspiração encontra-me e dá-me o clique para escrever.

3 - Foi anunciado recentemente os vencedores de The Wattys. A "Alcoholic" ganhou na categoria de Escolhidas Pelo Público, como te sentiste quando o anunciaram?

Eu fiquei muito wow. Não estava à espera, ou talvez até sim. Houve muita mas muita gente a votar na minha história e eu acreditava que alguma coisa ia sair dali. Mas no momento que soube fiquei muito entusiasmada, porque foi tudo muito de repente. Senti-me muito feliz e talvez durante uma semana ninguém me tenha conseguido aturar de tão entusiasmada que estava.

4 - O que achas que te diferencia das restantes escritoras?

Eu não sei, honestamente. Digo sempre que todas somos diferentes, mas realmente não sei o que me diferencia de todas as outras. Será a maneira de interagir? A forma de escrever é certamente, mas não vejo esta pergunta como algo à procura disso. Então talvez seja a minha paciência e o meu grande amor. Levo isto muito, mas muito a sério, apesar de ser um escape à realidade.

5 - Como relacionas a tua vida com a escrita?

É muito simples. Horários, funciono por horários. Tenho a escola, a família, os meus amigos e o Wattpad. Primeiro a escola e depois adapto tudo conforme isso. E como a escrita para mim só funciona de madrugada é muito simples. Nessa altura as pessoas estão por norma a dormir e eu só consigo estudar durante o dia, então é fácil. Claro que às vezes complica-se por falta de horas de sono, mas no fim tudo se resolve.

6 - Gostavas de fazer deste "hobbie" a tua vida?

De todas as outras vezes respondi que sim, só que às vezes tenho dúvidas. Eu quero muito publicar um livro. Algo com que as pessoas possam crescer e aprender. No entanto a escrita é um ramo muito difícil. E além disso, apesar de gostar muito de escrever, eu quero ter como profissão permanente outra coisa e fazer dessa mesma a minha vida. A escrita pode ser conciliada, mas não é A Prioridade. Porém para me sentir realizada ela vai ter de lá estar.

7 - De todas as histórias que já tens publicadas qual foi aquela que te deu mais "prazer" escrever e porque?

Talvez as pessoas que leem as minhas histórias fiquem admiradas, mas foi e é a "Callous", porque é um registo muito diferente do que eu costumo apresentar. Além disso aquela história é o conjunto dos nossos anjos negros que nos atormentam e da nossa insensibilidade e egoísmo. Somos seres humanos e aquela história é um retrato assente no lado mais egoísta que temos. Apesar disso a "31 Days" é o meu amorzinho porque como as minhas leitoras dizem, é muito inocente e o facto de todas se identificarem com todas as personagens faz com que a minha vontade de escrever seja enorme.

8 - Algum amigo/familiar teu sabe que escreves? Se sim, de que maneira é que eles te apoiam.

Sim, os meus pais, a minha família materna e alguns amigos sabem. Felizmente que aceitam e apoiam-me bastante. Se eu não tenho inspiração ou vontade de escrever e partilho com eles, rapidamente me vão fornecer algo. Também o facto de me dizerem que devo ir mais além do que a simples partilha na internet faz-me ver que sem o apoio deles não conseguiria estar a escrever como escrevo.

9 - No futuro, pretendes continuar a publicar histórias no Wattpad?

Bem, isso é algo que tenho pensado muito. Mas certamente que nessa altura já não estou aqui como a pessoa que escreve e publica. Tenho mais dois projetos em mente e talvez depois disso feche o ciclo Wattpad para mim.

10 - Descreve-te numa palavra e explica-a.

Impulsiva. Considero isto como um defeito, porque tira-me muitas coisas boas. Sou impulsiva em tudo, desde a sorte que me bate à porta, ao azar que me aparece nos pés. Por vezes digo coisas que não devia quando estou no momento de ebulição e mais tarde isso prejudica-me a mim e às outras pessoas. Um simples exemplo. Eu fervo em pouca água, apesar de aparentar ser uma pessoa calma. Eu sou, mas quando brincam comigo as coisas complicam-se. Desde há uns tempos que têm chovido comentários desagradáveis. A minha vontade é terminar com tudo o que criei aqui e muitas vezes digo-o. Não devia, mas é como eu digo. Fervo em pouca água e no momento de ebulição expludo.

11 - Qual foi a razão que te levou a escolher esta música para a entrevista?

Em primeiro lugar, eu adoro Oasis e eles são como um refúgio a tudo. Desde a música comercial aos olhares aborrecidos. Esta música é como uma metáfora para a vida. Porque é que damos importância e nos debruçarmos sobre coisas que não prestam? Devemos de viver a nossa vida exatamente como se amanhã não houvesse um novo dia e dar importância ao que realmente nos faz bem. Se é uma pessoa? Um objeto? Um animal? Que seja. Desde que nos mantenha vivos e com vontade de mais é o que interessa. Porque depois o que vamos ver são as pessoas e tudo mais colocadas num lugar que já não pode ser recuperável. Então, a escolha desta música para a entrevista, é para que quem a está a ler não fique sentado, dando-se conta, quando já é tarde, da mudança. Vivam! Gritem! Não pagam mais por isso.

WATTPAD: Entrevistas Onde as histórias ganham vida. Descobre agora