01 Abertura

473 27 8
                                    

"Clique." A escuridão estava iluminada; a tela da TV piscou e a imagem começou a aparecer.

Este era um dormitório para funcionários, no prédio mais espremido em um canto deste campus universitário centenário. Foi colocado fora do caminho; a escola mandou principalmente seus professores jovens e animados para cá. O exterior parecia muito bonito, todo de tijolo vermelho e degraus brancos, com hera estendendo-se por delicadas vinhas para circundar o antigo edifício de estilo ocidental. Ninguém que passasse por perto seria capaz de resistir a dar uma olhada mais longa, mas apenas aqueles com a sorte de se tornar um professor e entrar no prédio perceberiam——descobri que esta bela casa era antiga, e tinha sofrido rodada após rodada de reparos. As paredes internas estavam manchadas e em camadas, como um rosto envelhecido coberto por inúmeras camadas de maquiagem.

Tão velho que nem tinha televisão digital; as fornecidas para cada dormitório do prédio eram TVs a cabo que poderiam ser descritas como antiguidades.

"Sucessivas chuvas torrenciais caindo sobre o distrito da Planície Yangtze "

Um jovem passou pela entrada do corredor, enquanto o som do programa de televisão entrava pela janela de vidro rachado da recepção. A velha senhora do turno geralmente o parava e começava a gritar:

"Ei, pequeno aluno, não entendeu? Esta é uma residência dos funcionários, onde moram os professores. Você é estudante, não pode continuar vindo aqui."

Mas hoje, a velha senhora não o interrogou. Talvez porque ela estava zoneada, ou porque sua visão estava falhando em sua velhice, mas ela não o notou passando na noite escura.

Ele caminhou diretamente para o terceiro andar e bateu na porta de ferro familiar. Ela abriu com um rangido; a mulher lá dentro colocou a cabeça para fora. "É você?" O jovem disse suavemente, "Xie-laoshi."

Mesmo sendo muito tarde e o jovem sendo um hóspede inesperado, ela era sua professora e a pessoa mais próxima dele em toda a escola. Depois de um choque momentâneo, a mulher ainda o acolheu dentro.

Ela serviu uma xícara de chá e fatiou gengibre para adicionar à xícara. Estava chovendo lá fora e ela podia sentir que o jovem estava encharcado e com frio; O chá quente de gengibre pode afastar o frio.

Xie-laoshi colocou a xícara fumegante na mesa de chá à sua frente. "Quando você volta?" "Só hoje." O jovem ficou desconfortável em frente ao sofá.

Xie-laoshi disse: "Você pode se sentar."

Só então ele se sentou, as mãos curvadas sobre os joelhos. Ele estava rígido e não tocou na xícara de chá.

"Por que você não me disse com antecedência que estava voltando? Há mesmo ônibus vindo para a escola tão tarde?"

". En."

"Então, como foram os assuntos familiares?"

O jovem ficou quieto por um tempo e abaixou a cabeça para cutucar o rasgo em sua calça jeans.

"Minha mãe ainda quer que eu desista " Xie-laoshi ficou em silêncio.

Ele já era um estudante universitário; a escola não tinha muito a dizer se os alunos optavam por estudar ou não. Ela havia falado com a mãe do jovem à sua frente, prometendo reduzir as mensalidades de famílias em dificuldades financeiras, na esperança de que a mãe permitisse que seu filho concluísse os estudos na universidade que ele tanto trabalhou para fazer um teste.

Mas aquela mãe recusou estridentemente—

"Que estudos! Estudar chinês? Quem não sabe falar chinês? Vocês estão apenas tentando me roubar dinheiro!"

Me apaixonei pelo psiquiatraDove le storie prendono vita. Scoprilo ora