Capítulo 34 - Bolas de vôlei atraídas por cabeças avoadas

1.5K 157 66
                                    

Prova de química. Tudo bem, Whitford, respire. Era só uma prova.

A. Maldita. Prova. De. Química.

Eu havia passado as últimas semanas estudando com afinco para aquela avaliação, mas mesmo assim uma parte do meu cérebro insistia em ser totalmente descrente quanto ao meu êxito. Tudo bem, cérebro, mesmo.

Exatamente às oito e doze da manhã o sr. Lane depositou a prova em cima da minha mesa, sorrindo. Era difícil saber o que aquele gesto significava, poderia ir de um boa sorte até um te vejo na recuperação. Nenhuma das duas me confortava, já que sorte eu precisaria caso o exame fosse totalmente impossível de ser resolvido. Às oito e vinte fomos autorizados a virar as folhas e dar início a nossa - a minha - carta de óbito. Eu não queria pensar assim, juro, principalmente porque eu tinha tido aulas extras com um tutor super gato e total, completa e absolutamente inteligente. Apolo parecia enfiar raios de sol na minha cabeça a medida que luzes se acendiam sobre a matéria em minha mente obscura, e se isso não fosse o suficiente para tirar pelo menos um B- naquela porcaria, era porque eu era um fracasso ambulante.

Alunx:
Turma:

Bri-se Whit-ford, escrevi com calma para não errar, já que eu tinha certeza de que seria a única coisa que estaria certo na prova inteira. Isso e a minha turma, 2C. Antes mesmo de descer meus olhos para as perguntas, comecei a alternar a caneta entre batucar na mesa e morder sua ponta.

"Se você não tentar fazer por medo de errar, Whitford, você vai continuar errando."

Eu praticamente podia escutar a voz de Apolo no meu subconsciente, ele vivia me dizendo isso e eu vivia enterrando a minha cabeça na mesa de frustração. Só que eu rapidamente me levantava e começava a prestar atenção em cada sílaba que Apolo Maddox ia ensinando.
OK, vamos lá, pergunta número um: na pilha eletro-química sempre ocorre:

a) oxidação do cátodo;
b) movimento de elétrons no interior da solução eletrolítica;
c) reação com diminuição de calor;
d) passagem de elétrons, no circuito externo, do ânodo para o cátodo;
e) reação de neutralização;

Rá! Essa eu sabia. Letra D.

Questão número dois: considere as seguintes semi-reações e os respectivos potenciais normais de redução (E0):

Ni+3 + 2e- ¾¾ <-> Ni0 E0 = -0,25 V
Au+3 + 3e- ¾¾ <-> Au0 E0 = 1,50 V

O potencial da pilha formada pela junção dessas duas semi-reações será...

Ah, ótimo. Tinham que meter cálculo em química. Definitivamente o Universo adorava ferrar com a minha cara, não tinha outra explicação para isso, sério. OK, respire e leia de novo, você consegue, garota.

E eu esperava conseguir mesmo.

Não posso mentir e dizer que eu fiquei tão boa naquela matéria dos infernos que fui uma das primeiras a sair porque foi moleza e tudo o mais. Pelo contrário, eu fui a última. A coisa boa era que ainda faltavam uns trinta minutos até a minha próxima aula, então eu totalmente podia ficar matando tempo até que tivesse que passar por outro martírio.

Fui para a árvore de Apolo que agora já não era tão sua quanto antes, uma vez que sentávamos todos lá quase todos os dias. De qualquer forma, fiquei surpreendida por Valentim estar deitado sob sua sombra fresca e arejada. Cutuquei-o com a ponta do pé.

— Ô, Tito, — chamei. — você não deveria estar na aula não?

— Deveria, mas eu não quero — resmungou de olhos fechados. — A minha cabeça está cheia demais para prestar atenção em desenvolvimento embrionário e não sei o quê.

Por trás do gelo [Em revisão]Onde as histórias ganham vida. Descobre agora