Opinião - Primeira leva #Rodada02 (julho/2018)

334 31 89
                                    

Nosso projeto visa, além do concurso, ajudar os escritores. Então aqui está uma crítica construtiva de todos os livros que estavam competindo nessa rodada de fevereiro. Caso não gostem, peçam para retirar a crítica e jamais levem para o pessoal. Para alguns livros, fizemos algumas sugestões. Então não se sintam ofendidos, por favor, todos tem talento, nós só queremos ajudar. Todas as avaliações foram feitas com a união da avaliação da equipe toda, por isso algumas avaliações ficaram enormes. Foi a rodada com mais inscrições que tivemos, 72 obras. Também a que mais teve livros com erros de português graves :-( Também foi cheia de histórias bem interessantes.  

Coisas importantes que em quase todas as avaliações foram citadas. Desliguem o corretor. Ele so serve para atrapalhar a escrita. Muitos errinhos de português bobos. Falta de revisão ou atenção durante a escrita. Muitos erros no uso da vírgula. Cuidado com narrador Stalker - ele pode deixar a narrativa muito chata e repetitiva.

***Dividimos o capítulo em duas partes para não ficar comprido demais esse capítulo.***

Ficção Científica

Uau! Planetas, raças diferentes, alienígenas invadindo, zumbis, humanos com poderes desde que nasceram, classificações de alienígenas, segredos guardados pela igreja. Quanta imaginação!

IMUNE 1 - A TEIA DO FIM Meister_Benny

Capa: Capa show! Uma imagem muito bonita com o detalhe de uma nave espacial e um rapaz comum, como diz a sinopse. Fontes bem escolhidas. Apesar que poderia ser mais forte. Porém um dos avaliadores achou que era informação demais, o que polui a capa.

Sinopse: Misteriosa, curiosa, informativa, explicando o porquê da capa e em que mundo o leitor está prestes a entrar, portanto ela é convidativa também.

Foco no Tema (Ficção cientifica): Aliens e um grande vírus: será uma ficção histórica? Ainda bem que não, meu Deus amado. Espero que nunca seja. Ficção científica total.

Ortografia: Antes da palavra "mas" e "pois" tem vírgula, algumas frases não estão inteiras no plural ou inteira no singular. As virgulas não servem apenas para dar uma pausa para respirar, elas também carregam a imensa responsabilidade de dar o sentido mais preciso das frases, o que realmente o autor quis dizer. Usa muito "pois" e "mas", no lugar pode ter "entretanto", "porém" entre outros exemplos. Em um mesmo paragrafo você usou dois pois e três mas, o problema nisso foi ter construído uma frase não linear de pensamento. Algumas palavras erradas claramente causadas pelo corretor, porém, a narrativa é incrivelmente detalhada fazendo com o que o leitor realmente se sinta dentro da história.

Criatividade: Apocalipse zumbi com invasão alienígena e um jovem comum adolescente ser imune à doença. Um pouco exagerado, mas tudo muito bem bolado. Também possui algumas críticas politicas, interessante.

Palavras de um dos avaliadores: "As críticas políticas que surgem, não sei porque, mas me soaram como o Nando Moura falando (kkk)"

Continuidade: O primeiro capitulo foi bem difícil para mim: não parava de repetir informação. Mais de uma vez repeti que ele tá encolhido em uma arvore e que ele é um mero adolescente... e que ele tem que cuidar da irmã... Isso cansa muito.. Mas os capítulos se encerram puxando o outro. 

DNA - A Rosa Protetora Renan_Firmino

Capa: Ela é misteriosa por ter uma rosa no centro de uma estrela de 9 pontas feita por 3 triângulos. A rosa conseguimos entender o porque dela, mas não entendemos a estrela. As fontes são muito bonitas por serem bem trabalhadas. Mas um dos avaliadores não gostou da cor da fonte. A combinação de cores prejudica.

☆ Projeto W10 ☆Onde as histórias ganham vida. Descobre agora