Como A Crítica Funciona?

671 92 25
                                    

LEIA ATENTAMENTE
Escritores, seguidores ou apenas leitores do Projeto Wattpad 10. Viemos aqui informar sobre algumas novidades e esclarecer alguns pontos sobre as avaliações. Primeiramente, a equipe do Projeto é composta: Beatriz BeatrizFeliciano8585, Bruna BMSKnos, Gabriel GabrielDVBB, Samantha Samanthasanches, Sabrina SaahC e Ben Meister_Benny.

O objetivo do projeto é dar aos pequenos escritores a chance de brilhar. Aos grandes a oportunidade de ter a sua obra avaliada. Aos médios de crescer um pouco mais. Queremos fazer um concurso saudável para que cada um mostre do que é capaz e se dedique cada vez mais à escrita.

Avaliamos todas as categorias. Os itens avaliados e pontuados são Capa, Ortografia, Foco no Tema, Criatividade, outros itens avaliados também são sinopse e continuidade.

Capa: Avaliamos imagem, fontes dos textos e coerência com a historia em questão. Tem informação demais, informação de menos, é muito simples, muito exagerada, etc. Afinal a primeira coisa que você vê é a capa, mas obviamente o conteúdo é a parte mais importante.

Sinopse: Analisamos sem valor, mas o que é livro sem sinopse! Ela que atrai o leitor juntamente com a capa.

Foco no tema: Porque o gênero deve ser respeitado. As vezes pode-se perder na escrita toda a essência da sua temática. Aqui no Wattpad há uma grande diversidade de temas, mas caso o seu se encaixe em mais de um, é só especificar no formulário que nós iremos avaliar de acordo.

Ortografia: Dispensa explicação. Erros de português, concordância e coerência fazem o leitor perder o interesse pela obra. Saber escrever é o básico do básico para ter uma boa obra.

Criatividade: Isso é o que mais importa num livro para atrair o leitor. Qual a novidade do seu livro? Porque e como ele é diferente dos demais? Ou ele é um mero clichê? E mesmo que seja um clichê, ele foi bem trabalhado? É algo envolvente? Ou é monótono?

Continuidade: Afinal, o autor conseguiu dar um ótimo final ao livro, ou se ele ainda está escrevendo, seus capítulos terminam com aquela vontade de continuar lendo?  O final está sem pontas soltas? Ou ainda tem coisa mal explicada?

Clichê

Vamos falar sobre clichê. Não podemos ser completamente contra clichê, pois dificilmente terá um livro sem nenhum clichê. – A princesa e o plebeu, o rico e a pobre, famílias em guerra e os filhos que se apaixonam, a criança que cresceu sem os pais e é a herdeira de um trono, a sequestrada que se apaixona pelo sequestrador, o órfão que descobre que é um grande salvador, entre outros – Mas dependendo do enredo, personagens e a criatividade envolvida, o clichê nem é notado. Mas quando apenas existe o clichê, será um livro comum e sem atrativos.

Sobre as rodadas

A cada rodada criamos um capitulo com todas as críticas dos livros. Aos vencedores damos selos, sua obra em questão em nossa lista de leitura e ao primeiro colocado além de mais uma obra em nossa lista de leituras, também divulgamos em nosso perfil. – Caso não tenha vencido na rodada em questão, pode inscrever o livro de novo.

É importante dizer que as críticas são exclusivamente profissionais. Provavelmente a maioria dos inscritos serão totais desconhecidos por nós, sendo assim, não teremos motivo algum para atacar pessoalmente o escritor e, mesmo se conhecermos, nunca faremos isso. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não somos apenas um jurado, então com certeza vamos nos policiar.

Um dos diferenciais do nosso projeto é justamente as críticas. A maioria dos concursos simplesmente dizem os vencedores, mas não dizem o porquê. Pensamos nela como uma forma de aprimoramento. Não existe um livro perfeito e nem um livro péssimo, há um meio termo que precisa ser dito ao escritor para ele melhorar o que está ruim e chegar mais perto do que é a perfeição.

Já que nos colocamos nessa situação, não podemos voltar atrás. Crítica é crítica. Não podemos aliviar ou ignorar uma coisa que não está funcionando. Queremos mesmo que todos os livros avaliados estejam o mais próximo de um livro que uma editora publicaria. Não somos editores, mas somos leitores. Sabemos muito bem o que não está funcionando num livro. Nós somos os clientes das livrarias e das editoras. Nós compramos apenas o que nós queremos e não o que eles ou o escritor quer que nos interesse.

Acredite, estamos numa situação muito difícil. Como pessoas normais nesse mundo, sabemos o quão ruim é ouvir críticas. A coisa dói ainda mais quando o que é criticado é algo que nós colocamos tanto carinho como num livro. É difícil ouvir que algo que nos dedicamos tanto ainda não está bom como deveria pelo tamanho do esforço. Mas a vida é assim. Nós aprendemos e melhoramos com a correção dos nossos erros e não com os erros. Deixar o erro lá não vai adiantar em nada na sua vida. Você só vai não ouvir algo ruim naquele momento, mas também não vai ouvir uma crítica boa e sincera no futuro. Se você acha que não precisa ouvir críticas ou que elas são inúteis, isso é sinal que você é um covarde ou que não acredita no que você faz.  Você realmente acha que não tem capacidade de melhorar o que já fez?

Sabemos que nesse mundo há o Clube dos Escritores Que Não Aceitam Críticas. Nunca seja orgulhoso demais. Os leitores têm muita coisa para ensinar aos escritores. Se você acha que não precisa deles, está no lugar errado! Que direito você tem de dizer que a pessoa que não gostou do seu livro está errada? Quando a crítica chegar, respire fundo, beba uma Coca-Cola e continue a escrever, mas nunca deixe de refletir sobre ela. Aceitar a crítica vai de você, caso queira seguir os conselhos dados. Mas não se incomode com isso, é apenas uma opinião. Ninguém está maltratando a sua obra.

Nunca pare de escrever por conta de uma crítica ruim. As críticas não foram inventadas para diminuir o número de escritores no mundo.

Por favor, não seja o escritor chato do Wattpad que se acha um George Orwell, J.K. Rowling, George R.R. Martin, Dickens, Stephen King ou algum outro brilhante escritor. Sempre se lembre: antes de eles serem eles, eles eram meros seres mortais e com certeza não foram você que não aceita críticas. Apenas cresça, ok?

E por fim, o nosso projeto de avaliações de livros está sendo realizada de uma forma tão imparcial e profissional que, aqui para nós da equipe ProjetoW10 é o mais importante informar no momento, conseguimos uma parceria com a Editora Marotagem. Além de termos parcerias com outros projetos como Projeto Áureo, Romanceiros, com Hameol e seu concurso de microcontos, Concurso Tesouros Escondidos, com o LuizFernandoTeodosio que além de possuir um concurso em seu perfil ele também é revisor profissional e o Not Suicide (esse último não avalia livros, porém é extremamente importante a iniciativa que eles tomaram).

Caso as críticas ofendam á vocês ou algum escritor achar que ela é equivocada, podem pedir para ser retirada sem problema algum. Não queremos "enfiar nossa opinião garganta à baixo", então daremos essa opção. Nossa intenção não é diminuir e nem ofender ninguém. Esperamos que compreendam.


Abraços

Equipe W10

☆ Projeto W10 ☆Onde as histórias ganham vida. Descobre agora