Opinião (novembro/2017)

294 33 41
                                    

Livro: Frenesi: A Dama da Noite
Capa: A imagem é bonita, perfeita para uma boa capa, porém a tonalidade das letras ficou um tanto quanto apagada, principalmente no restante do título, que no acaso era pra ser o mais visível. Se houvesse uma modificação na fonte ou até um branco mais evidente ficaria perfeito.

Ortografia: Durante a leitura, pude perceber que havia alguns erros mínimos, porém presentes no livro. Uns provavelmente causados pelo descuido do corretor e outros erros ortográficos como "aonde" em vez de "onde", mas nada que não possa ser revisado e consertado. Com relação a narração, está muito direta, muito rápida de um acontecimento para outro, acredito que se acrescentassem mais detalhes ficaria algo mais interessante e impactante.

Foco no tema: Pelo que dá a entender mesmo com a obra em andamento é que o foco será mantido. Algo que se da pra perceber no prefácio.
Criatividade: Claramente tem um clichê romântico, mas o enredo em si faz com que o leitor se interesse pela obra, de certa forma há uma criatividade bem interessante.

Livro: Somos Primos

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Livro: Somos Primos

Capa: Bem, devo começar dizendo que a imagem fora bem escolhida em relação ao contexto e pontos do livro. As fontes, porém, não combinaram tanto com a imagem.

Devo dizer também, em relação à colocação e posicionamento das fontes que, diferente do título (bem posicionado a cima, longe do centro, sem interferência na parte mais importante da imagem), ficara fora da capa, tendo apenas metade do nome aparecendo na capa. Mais um ponto que precisa ser arrumado.

E, finalizando a crítica à capa, devo dizer da falta de edição chamativa, algo que também precisa ser trabalhado. Afinal, a capa é a porta para seu universo, não?

Ortografia: E é com muita dor no coração que venho dar-lhe este feedback. Acho que começarei com a coisa que mais me irritou durante a leitura: a má conjugação verbal, como no primeiro capítulo onde é dito "Mas ele é meu primo, não posso beijar ele! E se meus pais 'souber'?", pois bem, a má concordância é algo que irrita e afasta demais os leitores, assim como o próximo tópico. A falta de vírgulas é algo que deixa o texto com um difícil entendimento, como a falta de vocativo. Exemplo: "Calma, Dassah", sempre colocar vírgula antes e/ou depois do sujeito se tal não mantém relação sintática com o resto da oração.

Outra coisa na ortografia que deve ser ressaltada é o uso do hífen (-) quando indica-se um discurso direto. Não pode-se utilizar o hífen (-), meia-risca (–) ou as aspas (") no português quando um discurso direto, apenas o travessão (—).

Espaços! Isso fora algo que me incomodou bastante. Importante ressaltar: não é utilizado o espaço depois das aspas ou antes dos ponto.

Correto: "Como assim? Ele quer me beijar, é isso?"

Errado: " Como assim ?Ele quer me beijar ,é isso? ".

Outro fator que notei foi o uso de abreviaturas e textos informais, melhore isso também. Porém, mesmo boa parte desses pontos terem sido trabalhados, ainda há grandes falhas na revisão.

☆ Projeto W10 ☆Onde as histórias ganham vida. Descobre agora