CAPÍTULO 63 - Incertezas

273 8 0
                                    

Cecília e Alberto haviam chegado à consulta. Nos últimos meses ela estava tendo cólicas muito fortes durante o período menstrual. A ginecologista havia pedido alguns exames e os dois foram levar os resultados juntos. Ela pediu que Alberto a acompanhasse na consulta, pois estava preocupada com o possível diagnóstico.

- Olha, Cecília, pelos resultados dos seus exames, o problema parece ser mesmo em decorrência de uma endometriose.

- Endometriose? Entendo... - diz Cecília.

- Acho que você já deve ter ouvido falar a respeito dessa condição - questiona a médica.

- Sim, já li a respeito - responde Cecília.

- E o esposo, já ouviu falar? - a médica dirige-se a Alberto.

- Já ouvi a expressão sim, doutora, mas não sei exatamente do que se trata - responde ele.

- Muito bem, vou explicar para vocês - diz a médica. - O principal sintoma da endometriose é dor na região inferior do abdômen, como você tem sentido. Essa dor geralmente varia de intensidade durante o ciclo menstrual, ficando mais forte antes e durante a menstruação, que é o seu caso, Cecília.

- As dores estão cada dia mais fortes. Estão afetando bastante meu dia-a-dia durante o período menstrual. Às vezes estou no trabalho e começo a passar mal. Sou professora, não posso abandonar meus alunos a qualquer hora - diz Cecília.

- Ela realmente tem passado muito mal nesse período, doutora - confirma Alberto.

- O sangramento menstrual deve ser intenso, eu imagino - diz a médica.

- Sim, intenso - confirma Cecília.

- O que acontece é que o tecido endometrial ectópico reage aos hormônios estrogênio e progesterona, que são produzidos pelos ovários, assim como o tecido endometrial normal no útero. Consequentemente, o tecido ectópico pode sangrar durante a menstruação e causar uma inflamação que gera cólicas e dor.

- Essas cólicas têm me prejudicado bastante - afirma Cecília.

- Não sei se é o seu caso, mas em muitas mulheres, a endometriose não causa dor até anos depois de a doença ter começado a se desenvolver.

- Eu sempre senti cólicas, mas, recentemente, estão muito fortes - retruca Cecília.

- Para algumas mulheres, até a relação sexual tende a ser dolorosa, antes ou durante a menstruação. Você tem sentido dor? - questiona a médica.

- Não, durante a relação sexual, não... - responde Cecília, meio sem jeito, por estar na presença de Alberto.

- Às vezes os parceiros não são compreensivos nesse período, mas a penetração durante essa fase pode ser bastante dolorosa para as mulheres que têm esse problema - lembra a médica, dando uma indireta para Alberto.

- Alberto e eu não temos esse tipo de inconveniente, doutora, meu marido é bastante compreensivo, é um cavalheiro - elogia Cecília, segurando, em seguida, a mão do marido. Ele beija-lhe a mão.

- Que bom ouvir isso - elogia a médica. - O diálogo entre o casal é muito importante. De qualquer forma, é importante frisar que se você algum dia sentir qualquer dor ou incômodo durante o ato sexual, precisa avisar a ele. Se você não verbalizar, não tem como ele saber. Mas, voltando à doença em si, à medida que ela progride, o tecido endometrial ectópico tende a aumentar gradualmente de tamanho, podendo se espalhar para novos locais. Esse tecido pode permanecer na superfície das estruturas ou pode penetrá‑las profundamente e formar nódulos.

- Nódulos? E, por acaso, são perigosos? - preocupa-se Alberto.

- Eles não são tão comuns, mas quando ocorrem, pioram ainda mais o quadro - responde a médica. - Caso seja necessário, faz-se a remoção cirúrgica desses nódulos. No momento, não há indícios da presença de crescimentos anormais nos exames de sua esposa.

Casal Por Contrato Where stories live. Discover now