Sobre Fadas

66 8 9
                                    

Muitos coisas aqui nessa história possuem elementos tirados do folclore e mitologia das fadas. Eu utilizo muita coisa pesquisada e as misturo para criar uma coisa só. Abaixo vou deixar algumas delas para servirem como curiosidade, também servem para realçar o mistério sobre alguns personagens.

A Fada é um ser mitológico, característico dos mitos célticos, anglo-saxões, germânicos e nórdicos.
A  Etimologia da palavra fada, Segundo Schoereder,  vem do latim fatum, que significa fado, destino. Dessa forma, acredita-se que elas intervêm de forma mágica no destino das pessoas.

Banshee é um ser fantástico da mitologia celta (Irlanda) que é também conhecida como Bean Nighe

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Banshee é um ser fantástico da mitologia celta (Irlanda) que é também conhecida como Bean Nighe. Fala-se que existe Banshee maligno, o qual esses seres capturavam e se alimentavam do cérebro de sua vítima.
O termo origina-se do irlandês arcaico "Ben Síde", pelo irlandês moderno "Bean sídhe" ou "bean sí", significando algo como "fada mulher" (onde Bean significa mulher, e Sidhe, que é a forma possessiva de fada). Os Sídh são entidades oriundas das divindades pré-cristãs gaélicas.
A lenda das banshee provêm da família das fadas, e é a forma mais obscura delas. As banshees eram como seres que previam a morte, seu grito poderia ser ouvido a quilômetros de distância, e poderia estourar até mesmo um crânio. As banshees resumidamente eram consideradas mensageiras da morte, algo sobrenatural.

Aparencia: Sejam quais forem suas origens, as banshees aparecem principalmente sob um dos três disfarces: uma jovem, uma mulher ou uma pessoa esfarrapada. Isso representa o aspecto tríplice da deusa Celta da guerra e da morte, chamada Morrigan. Ela normalmente usa uma capa com capuz cinza, ou uma roupa esvoaçante ou uma mortalha. Ela também pode surgir como uma lavadeira, e é vista lavando roupas sujas de sangue daqueles que irão morrer. Nesse disfarce ela é conhecida como bean-nighe (a lavadeira). Segundo a mitologia celta, também pode aparecer em forma de uma jovem e bela mulher, ou mesmo de uma velha repugnante. Qualquer que seja a forma, porém, sua face é sempre muito pálida como a morte, e seus cabelos por vezes são negros como a noite, loiros como ouro ou ruivos como o sol. Seus traços mais característicos são seus olhos, que se tornaram cor de fogo após séculos de choro e lamento pelas pessoas que tanto amaram em suas vidas terrenas. Também em algumas versões são descritas comumente como mulheres altas, esqueléticas, de cabelos brancos escorridos, usam geralmente um vestido verde coberto por um manto cinzento, com capuz. Às vezes, porém, podem aparecer na forma de uma mulher pequena e velha, ou de uma jovem belíssima, de cabelos dourados ou negros e de roupa vermelha.

 Às vezes, porém, podem aparecer na forma de uma mulher pequena e velha, ou de uma jovem belíssima, de cabelos dourados ou negros e de roupa vermelha

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Sídhe, sìth ou sidh é uma palavra irlandesa e escocesa que se referia inicialmente a colinotas ou montes de terra, os quais se imaginava como o lar de um povo sobrenatural vinculado às fadas e elfos de outras tradições, e posteriormente, a estes p...

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Sídhe, sìth ou sidh é uma palavra irlandesa e escocesa que se referia inicialmente a colinotas ou montes de terra, os quais se imaginava como o lar de um povo sobrenatural vinculado às fadas e elfos de outras tradições, e posteriormente, a estes próprios habitantes. Dos Sídhe acreditava-se serem os ancestrais, os espíritos da natureza ou as próprias divindades.
Outros nomes comuns são "Leanan sídhe" - a "fada amante"; o Cait Sidhe – um gato encantado e o Cu Sith – cão encantado. Os "sluagh sídhe – "a hoste das fadas" – são algumas vezes representados no folclore irlandês e escocês como espíritos que se movem pelo ar como bandos de pássaros. São de natureza desagradável e talvez representem os mortos amaldiçoados, maléficos ou sem descanso  

 São de natureza desagradável e talvez representem os mortos amaldiçoados, maléficos ou sem descanso  

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Jãs, Jans ou Janas são espíritos, uma espécie de fadas do folclore popular português. Estes seres são espíritos fiandeiros da casa. A quem lhes fizer uma oferenda, deixando à noite no borralho do lar um pouco de uma meada de linho e um bolo elas deixam pela manhã um pano de linho fiado tão fino como a espessura de um cabelo. Mas se se deixar apenas o linho e se esquecer de deixar um bolo ao pé, o linho aparece de manhã todo queimado. Era costume as pessoas de antigamente dizerem que os seus antepassados tinham lençóis fiados pelas Jãs.


-------------------

Então é isso ai, espero que tenham gostado de um pouco das minhas concepções, na próxima semana voltamos com a Sutura. Votem e comentem, muito obrigado pela leitura.

O Ovo da Fada Negra (Completo)Where stories live. Discover now