Prólogo Part 3 | Part 2

78 5 0
                                    


Polônia, 1989 – 4 de Março |Sábado

Chega um momento que você percebe, que se amar é uma das maiores chaves, para que todo o restante da sua vida melhore, e comece a fazer sentido.

Eu sempre amei o Henry, desde o primeiro momento que eu o vi, meu coração não me deixaria mentir dessa forma.

Mas a vida, ela tem os seus balanços, os seus momentos, e ela tem o seu tempo. Eu estava longe do Henry, então precisei fazer o que é necessário, me amar.

Me amar foi difícil do inicio, botar um sorriso na cara parece fácil de primeira, mas não é, juntei forças, coragem, e aprendizado, até que lá estava ele, o sorriso que tinha sumido, e prometi a mim mesma, que tudo poderia acontecer dali para frente, que ele não iria sair.

Jazna, foi uma grandeamiga nesses dias, e nos próximos também.

Até que um dia, ela me levou a um lugar, um tanto quanto diferente.

Fercaw e Kimberly, me disseram que por ser uma militante contra o govervo de Jeruszalski, eu tinha que conhecer aquele lugar, assim como no dia que o Henry me levou para uma festa com os amigos dele, eu estava com um pé atrás.

Ao chegar ao local, era uma escola, no primeiro andar, não tinha luz nenhuma, mas no subterrâneo, encontrei um lugar muito iluminado, com muita gente. Mesmo não entendo do que se tratava aquele lugar, de um modo estranho, me senti em paz.

- O que é aqui?

- Aqui é um dos pontos de encontro do *Solidariedade. – falou Fercaw.

- O maior grupo contra o governo? Sério? – falei animada.

- Sim.

- Uau, muito interessante! O que exatamente acontece aqui?

- Depende do dia, da hora, e do que o país precisa e que alguns outros países precisam.

- Fale mais...

- Eu irei, mas antes acho que seria legal você conhecer o lugar, e as pessoas que fazem parte disso aqui.

- Certo.

Eu andei pela escola toda, mas eu realmente fiquei em estado de choque, quando vi algumas pessoas que eu conhecia de vista.

Kilom, tenente. E os outros dois, Waclaw, e Bartinik, os amigos do Henry da faculdade Warsaw.

- Que mundo pequeno! – falei rindo.

- Janel? – falou Kilom.

- Pois é, acho que não chegamos a falar sobre politica quando nos conhecemos, mas como podem ver, eu não tenho a mesma opinião a respeito que o meu namorado.

- Eu poderia falar a sós com a Janel, por favor? – falou Kilom.

- Sim, claro. – falou Fercaw, e todos saíram.

- Janel, eu tenho que pedir para que não conte para o Henry e para a Anninka a respeito de eu estar aqui.

- Posso te chamar de Kilom? Eu sei que é desrespeito não te chamar de tenente, mas como não estamos no exercito, creio que eu possa te chamar de Kilom, certo?

- Sim, pode me chamar apenas pelo o meu nome.

- Kilom, eu não vou contar para o Henry a respeito de você, a propósito não sei se vou contar a respeito desse lugar, não sei ainda como funciona com o governo, mas acho que se eles descobrem esse lugar as coisas poderiam ficar um pouco complicadas, sendo assim, não pretendo contar nada a respeito disso. O Henry apoia com todas as forças o presidente Jeruszalski, eu nunca entendi direito como isso é possível, mas nunca foi a minha opinião, de certo modo, fico feliz de saber que tem gente lá dentro que não concorda com isso também.

- Isso é extremamente confidencial Janel, o que acontece aqui não pode sair daqui, por isso peço que compreenda, e guarde segredo.

- Eu guardarei, pode ficar tranquilo, agora eu vou ir lá com os meus amigos, eu quero descobrir mais sobre esse lugar.

- O.k.

...

*Soliedariedade: "Solidarność (pronúncia: ( ), em Solidariedade (do nome completo, em , Niezależny Samorządny Związek Zawodowy "Solidarność; em português, Sindicato Autónomo "Solidariedade") é uma fundada em de nos Estaleiros Lenin, em , sendo originariamente liderada por .


Na década de 1980, o Solidariedade era um amplo anti-burocrático , utilizando os métodos de resistência civil para fazer avançar a causa dos direitos dos trabalhadores e da mudança social. Ele representava 9,5 milhões de membros em seu primeiro congresso em setembro 1981, o que correspondia a 1/3 da população total da Polônia em idade de trabalho."

You Are In Love [Projeto 1989]Where stories live. Discover now