Capítulo 14: Queda

1.7K 143 24
                                    

O mercado estava indo em espiral para baixo numa quebra inevitável. Isso era o que minhas visões estavam tentando me dizer. A realização me atingiu quando eu estava trancada em casa em um dia muito ensolarado e quente de agosto, e eu não podia fazer nada sobre o que eu podia ver chegando.

Eu estava vendo problemas durante quase quatro meses, mas eu pensei que eles estavam errados porque os números que vi foram tão inacreditavelmente ruins. No entanto, essa visão foi absoluta, a única coisa fora era o tempo que aconteceria. Todos no mercado sabiam que a especulação estava levando o mercado a extremos, e a maioria de nós estava profundamente envolvida naquela especulação, mas os números que eu vi me deixaram desconcertada. Como qualquer investidor poderia sobreviver a essa queda?

“Qual é a melhor maneira de enfrentar um pânico no mercado de ações?” Eu perguntei Edwina quando eu podia.

“Você acha que um pânico está chegando?” Sua voz frágil guardava um tom de histeria.

“Eu não sei, talvez. O mercado estava tão alto que pode cair um pouco em breve”, menti. Eu não a deveria preocupar agora que o fim estava tão próximo.

“Oh, é fácil ultrapassar um pânico, especialmente se for um curto. Saque todo o seu estoque atual. Escolha várias empresas sólidas para investir de dez a quinze por cento de seu estoque atual no mercado após a queda. Você pode manter o resto do dinheiro em espécie ou transferir para alguns títulos. Mantenha o dinheiro em um cofre, caixa de depósito, ou um banco forte, e mande um pouco para o exterior. Quando estiver acabado, você não perdeu um centavo, e as ações reinvestidas subirão ao longo do tempo. Se você escolher bem as empresas, e se você comprar quando estiver em seu ponto mais baixo, é uma aposta certa”, disse ela, soando muito confiante.

“Você tem certeza sobre tudo isso? Parece fácil demais.” Apesar de que quando ela já tinha estado errada?

“Querida, criar pânico, e até lucrar com um, é tudo uma questão de boas decisões e de ter um ótimo timing, e você tem ambos. Eu sei que você vai cuidar de mim e Herbert o melhor que você puder. “

“Você é tão fácil de agradar!” Eu provoquei. Sua confiança me deixou abalada, porque eu sabia que desta vez as minhas decisões teriam de durar dez ou quinze anos. O que quer que viesse depois da queda do mercado modificaria o mundo como o conhecíamos. Talvez fosse uma bênção que Edwina não vivesse para ver isso.

Fui para o clã de Paul quando eu tinha um plano formulado. Eles e os outros vampiros de Nova York dependiam pesadamente de mim, e eu precisava convencê-los a sair do mercado rapidamente. Nenhum deles iria gostar disso.

“Você está absolutamente certa sobre isso, Alice? Eu sei que você esteve morta no passado, mas isso … isso … é uma decisão importante “, disse Paul quando eu disse ao seu clã sobre meus “palpites” e o plano que eu tinha feito. Tinha levado uma semana para elaborar um bom plano que pudesse manter intactas todas as nossas riquezas e, talvez até permitir que ela crescesse, mas era difícil vendê-lo para os vampiros que estavam tão profundamente envolvidos no mercado.

“Tudo?” Marianne disse mais uma vez.

“Sim, tirar tudo. Podemos reinvestir em cerca de quinze meses em várias empresas, que devem crescer na próxima década, mas se não sairmos agora, pode não haver tempo suficiente para proteger o dinheiro que temos”, expliquei novamente.

“Faz sentido, se o mercado vai ser tão ruim como ela diz,” salientou a sempre prática Annette.

“Vai ser, acredite em mim, você não viu nada assim antes.” Eles foram com meus outros conselhos como se fosse uma aposta certa. Por que eles não acreditam em mim agora?

SingularityWhere stories live. Discover now