61 ♦ É SÓ QUESTÃO

568 62 7
                                    


Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Nunca foi, e nunca será questão de tempo. Afinal, que é o tempo? Não podemos viver em função do que nem sabemos ser concreto. E se os anos não forem mais anos, ou pior, e se você acha que deve agir como alguém de trinta e poucos e descobre que isso nem mesmo existe?

A resposta para essas dúvidas é simples: nunca foi, e nunca será questão de tempo.

Conte ao conto, conte à vida. Pare de contar, os números apavoram, não parem de crescer. Um dia mais, ou um dia a menos? Será que vou estar aqui no dia trinta e um? Não se pergunte! Esteja, e se não puder, nem saberá. A efemeridade é a grande vilã de quem se preocupa com o tempo. Você vê passar um, dois, quando percebe, já passou uma vida inteira.

Sendo jovem você pensa no infinito. Tenho só vinte! Mais uns sessenta, ou com muita sorte setenta virão. O meu tempo é hoje, meu futuro também! Mas o tempo, aquele que talvez nem exista, é muito cruel. Com o passar dos anos, dos muitos anos, você não conta mais com tanta infinitude de vida. Conta, agora, quanto tempo falta.

Quando ele acaba, não é como o tique-taque irritante de um relógio. Você nunca saberá quais são os últimos cinco segundos, ou mesmo será avisado do exato instante em que tudo aquilo acabará, podendo planejar um caminho totalmente novo.

Pode ser hoje, pode ser oitenta anos no futuro. Pode não ser nunca. O que vem depois é um mistério, e você sabe que nunca será apenas uma questão de tempo. 

250 contosWhere stories live. Discover now