Sansa/Rickard

106 10 0
                                    

Sansa

“San! Você acredita nisso?! O Peixe Negro San! O famoso Peixe Negro! Um herói durante a Guerra dos Reis de Nove Moedas. Dizem que ele é um dos melhores lutadores de todos os países. Bom o suficiente para ser da Guarda Real. E eu posso ser o escudeiro dele! Não com o chato Lord Crakehall, graças aos deuses. Ah, mal posso esperar!

Sansa observou divertida enquanto o menino andava de um lado para o outro e gesticulava de excitação. Transbordando de entusiasmo, o menino não conseguia ficar sentado nem parado.

Sim, ela é conhecida pelas luas agora.

Tywin Lannister tem feito movimentos clandestinos desde as conversas sobre noivados. Ele enviou Kevan e Genna como emissários a Correrrio para negociar um acordo comercial mais favorável do que o que eles têm com os Tyrells, que expiraria em um ano. Eles também foram encarregados de avaliar Catelyn e Lysa – uma proposta de casamento preparada na mão e a ser oferecida apenas se uma delas se mostrasse digna.

Foi uma grande aposta que a deixou tensa por quase duas luas. Ela não tinha certeza se seu avô Rickard já havia oferecido o noivado de Brandon com Catelyn - não houve notícias. Quando os dois retornaram ao Rochedo com um acordo comercial bem-sucedido e uma avaliação positiva de Catelyn Tully e um noivado em andamento, Sansa soltou um grande suspiro de alívio.

Ela também sabe que Tywin fez com que cavaleiros de confiança entregassem cartas em mãos ao Senhor de Winterfell. Ainda não foram recebidas respostas. Ela está ansiosa há semanas, aguardando o desenvolvimento deste importante empreendimento.

Jaime inicialmente deveria ser escudeiro de Lord Sumner Crakehall, mas com seu noivado com Catelyn em andamento, foi acordado que ele seria escudeiro de seu tio-avô Brynden. Em três luas, eles viajarão para Correrrio com Kevan e Genna para finalizar o acordo e assim Jaime poderá começar sua nova função. Ela pediu para ir com eles para poder ver Correrrio e conhecer os Tully. Tywin aprovou seu pedido com a ordem de fazer sua própria observação de Catelyn e tomar nota do que mais precisava ser abordado para torná-la uma dama mais digna de Rochedo Casterly. Não que ela tenha planos de impedir o noivado.

Foi uma constatação amarga — construída pedra por pedra ao longo dos anos: se quiserem vencer a Longa Noite, a história não poderá se repetir. E para garantir que isso não acontecesse, foram necessárias mudanças.

Talvez eu nunca mais os veja.

O Norte é a peça mais importante. Deve estar preparado e deve ter alianças em que possa confiar e das quais possa depender quando chegar o momento crucial.

Ela não pode mudar tudo. Ela não pode fazer nada abertamente em relação ao Rei Aerys. Ela não tem planos concretos para ele. Ela tem muito medo de estar perto dele.

Como ela não pode influenciar o lado (louco) Targaryen, ela resolveu trabalhar no lado Lannister, Stark e Tully.

Os movimentos Lannister até agora estão de acordo com os seus planos. A influência dela sobre Tywin é mais forte do que antes. Jaime é seu fiel seguidor e protetor. Tyrion é um bebê inocente e adorador aos seus pés. Cersei está longe, suas presas e garras não são tão afiadas quanto poderiam ser.

Os Starks… Ela pode influenciar, manipular ou tentar colocá-los na coleira (para seu próprio bem e sobrevivência). Lyanna descuidada e tola. Honoráveis, estúpidos e ignorantes Lord Rickard e Ned Stark. Brash Brandon e seu bando de idiotas. E Catelyn Tully também. Junto com (verme viscoso) Mindinho e a sedenta de amor (e louca) Lysa.

E a mãe dela... Catelyn sendo casada com a Casa Stark não vai ajudar.

O casamento de seu pai e sua mãe não fez bem ao Norte - essa verdade ela percebeu e engoliu em seco. Ela os amava, sentia falta deles, mas eles cometeram erros terríveis que os mataram — mataram muitas pessoas.

Apesar de todas as ridículas vezes que disseram que o inverno está chegando, ela achou verdadeiramente irônico e tolo que não tivessem preparado seus filhos para as duras realidades do mundo. Eles não fizeram nada para lidar com a divisão do norte (bloco de poder Bolton, Dustin, Ryswell vs Stark) - que contribuiu muito para a destruição da Casa Stark e a desunião entre as casas do norte e os viu lutando como galinhas sem cabeça quando a Longa Noite chegou . Eles ignoravam os assuntos do Sul, estavam cegos para os perigos e armadilhas criados por outros jogadores e tomaram decisões precipitadas e terríveis que terminaram em tragédias devastadoras.

Não foi tudo culpa deles, ela sabe. Eles fizeram o que acharam melhor com o conhecimento e as opções limitadas que tinham.

Mas boas intenções não produzem simplesmente bons resultados.

E o inverno realmente está chegando.

***

Rickard

Rickard leu a carta mais uma vez antes de deixá-la cair sobre a mesa. Levantou-se e foi até à janela que dava para o pátio onde Brandon lutava com Sor Rodrik, Lyanna observando e gritando ao lado como um selvagem. Ele observou Brandon girar habilmente sua lâmina para desarmar o cavaleiro e sentiu-se satisfeito mais uma vez com as habilidades de seu herdeiro.

Se ao menos o menino dedicasse igual entusiasmo ao aprendizado de seus deveres senhoriais. Isso o deixaria ainda mais satisfeito.

Pensou mais uma vez na carta queimando em sua mesa.

Que curioso. Muito curioso mesmo. O grande e temido Tywin Lannister procurava meu filho para sua preciosa filha.

Ele se perguntou se o relacionamento volátil entre a Mão e o Rei a quem ele serviu se tornou tão terrível que o Grande Leão está agora em busca de alianças. Ele teria que consultar Arryn.

Ele, Jon Arryn e Hoster Tully se correspondem há alguns anos, apresentando secretamente várias propostas para fortalecer sua aliança. A adoção de Ned no Vale é resultado dessas conversas. Houve propostas de casamento colocadas sobre a mesa: Brandon e Lady Catelyn, Elbert e Lady Lysa, Robert Baratheon e Lyanna e muitos outros – mas nenhum deles havia tomado uma decisão final ainda, todos eles jogando um jogo de espera. Esperando por melhores opções, maiores oportunidades, resultados mais benéficos.

Mas agora o leão fez a sua jogada e a ambiciosa truta engoliu a isca.

Uma leoa para a Casa Stark. Uma coisa bonita e inteligente (isto é, se quisermos acreditar nos poucos rumores que surgiram no Norte).

Não é uma proposta ruim. Na verdade, é benéfico. Mais benéfico do que Hoster Tully, na verdade. O sólido poder do Ocidente. As montanhas de ouro cagadas pela Casa Lannister. Um comércio favorável para madeira e madeira serrada do Norte. Tywin Lannister.

Seus vassalos certamente verão algo diferente. Mas os seus vassalos estão demasiado confortáveis nos seus assentos e ignoram a ameaça do Sul – a ameaça Targaryen.

Cada geração travando guerras e sofrendo perdas por causa da liderança cruel, fraca ou incompetente dos dragões. Aenys fraco e indeciso. Cruel Maegor. Aegon II, o Usurpador, e Rhaenyra, que mergulharam o reino na devastadora Dança dos Dragões. O fanático desmiolado Baelor. Aegon, o Indigno, cuja luxúria e estupidez geraram cinco rebeliões Blackfyre espalhadas por sessenta anos. O belicista Daeron, o Jovem Dragão. E agora Aerys II. O restante são de realizações medíocres e poucos dignos de serem chamados de bons. Jahaerys, o Conciliador, o único verdadeiramente grande.

Quantos mais ruins e piores e verdadeiramente terríveis até que seja suficiente?

Ainda há Ned e Benjen para amenizar o golpe.

É uma boa escolha e o inverno está chegando.

Pedra por PedraWhere stories live. Discover now