11 Notre Dame

298 20 0
                                    

Ainda aquela noite comprei o ingresso de 20 € para a Catedral de notre-dame.

No dia seguinte estava na 6 Parvis Notre-Dame - Pl. Jean-Paul II, 75004 Paris, França, ansiosa a primeira da fila. Saí antes de Jean que teria nesse mesmo dia o seu primeiro dia de serviço aqui em Paris, é claro que deixei o café da manhã pronto e um beijinho a sua testa.

Dessa vez quando cheguei a Catedral ainda do lado de fora procurei prestar atenção em tudo olhando os gárgulas de maneira diferente dessa vez , prestando atenção e pensando o quê poderei escrever sobre eles?

Qualquer pessoa que tenha chegado à entrada da Catedral sente imediatamente a grandeza inquestionável daquele lugar repleto de símbolos, lendas e histórias.

Assim que o passeio começou coloquei celular para gravar eu não queria perder nada:

- Bom dia meu nome é Louise sou historiadora e acompanhe vocês hoje nessa excursão. Guardem as perguntas para o final do passeio. Neste nível são evidentes três portais que surgem em épocas diferentes:
Portal de Santa Ana

É o portal da direita e vem da época do início da construção da catedral e terá sido no início possivelmente pensado para um dos braços do transepto; transparece ainda uma forte ligação à escultura do românico tardio pela sua frontalidade, rigidez do vestuário e pouca volumetria. 

Portal da Virgem

É o portal da esquerda e, já pensado especificamente para este local, pertence ao século XIII com iconografia referente a Maria.Neste portal o volume corporal é mais acentuado e a representação mais realista, em oposição ao abstraccionismo românico.

Portal do Julgamento

É o portal central e o mais novo do conjunto.

No românico a figura central do portal é Cristo em ascensão aos céus, como parte dos acontecimentos de Pentecostes ou no papel de juiz. Mas, no gótico, já não é o monge que inicia os fiéis no mundo iconográfico do sagrado; a fé e a experiência espiritual são, nesta fase, sobrepostos pela autoridade e lei representadas pelo clero ligado à cidade, o bispo. Deste modo passa o tema do Julgamento a representar o papel principal no portal gótico.

Entramos aos poucos na catedral enquanto Louise falava:

-A Catedral de Notre-Dame é uma das mais famosas catedrais da França. Está localizada na Ilê de la Cité, ilha localizada no curso do Rio Sena, que passa pela cidade de Paris. A catedral possui arquitetura gótica, e sua construção estendeu-se por quase duzentos anos.- Louise historiadora e lider da excursão começou a falar enquanto eu olhava a cúpula da Catedral.

É incrível como cada espaço do edifício foi zelosamente cuidado , cada espaço recebeu uma riqueza de detalhes de artesãos como se aquela obra fosse sua oferta a Deus.

-A Catedral de Notre-Dame foi construída em 1163 por decisão de Maurice de Sully, um bispo de Paris. Esse bispo foi eleito para a função em 1160 e decidiu construir uma catedral maior para a cidade. A nova catedral proposta foi nomeada de "Notre-Dame" como uma homenagem à Virgem Maria (Notre-Dame, em francês, significa "Nossa Senhora").- Louise andou conosco em passos lentos.

Eu quase fiquei para trás da excursão olhando para os arcos diagonais que reforçavam a estrutura da arcada gótica. 

Eu segui a excursão pensando que já tinha lido tudo aquilo na internet mas pelo menos o lugar valia a pena.

-Os historiadores encontraram algumas evidências que sugerem a existência de um templo romano, provavelmente para Júpiter, no local da catedral. As evidências arqueológicas também sugerem que naquela localidade existia uma pequena cidade romana chamada Lutécia.

-No século XIX, a catedral parisiense estava em um péssimo estado de conservação, e a sua derrubada chegou a ser debatida. As autoridades francesas planejaram demoli-la e utilizar suas pedras para construir novas pontes em Paris. A demolição da catedral não aconteceu porque Victor Hugo, grande escritor francês, publicou um livro que foi um grande sucesso na época: Notre-Dame de Paris.
 A dominar o nível intermédio encontra-se a rosácea de 13 metros de diâmetro ao centro encaixada entre os contrafortes e ladeada por janelas gémeas. À sua frente surge a estátua da Virgem Maria com o Menino.

O gótico permite a ligação da terra ao céu e, no interior de uma catedral do estilo, o crente é impelido à ascensão pela afirmação constante da verticalidade, pela monumentalidade das paredes que parecem erguer-se segundo uma teoria contrária à da gravidade, tornando-as leves, deixando por elas filtrar o colorido dos grandes vitrais numa aura etérea.

edifício tem 127 metros de comprimento, 48 metros de largura e 35 metros de altura é rematada em cima por abóbadas e dá o primeiro passo na construção colossal do gótico. As maciças colunas de fuste liso da nave, que acentuam a verticalidade, fazem a divisão em arcadas altas para as alas laterais e suportam uma tribuna (galeria), em que janelas para o exterior são abertas para deixar entrar mais luz. 

-Vários tipos de sinos compõem o patrimônio histórico da catedral e entre eles, encontram se os denominados: Angelique-Françoise, Antoinette-Charlotte, Hyacinthe-Jeanne, Denise-David (na torre do norte) e o Bourdon Emmanuel (na torre do sul). Já houve mais sinos mas com a Revolução Francesa, muitos foram derretidos para a fabricação de canhões.

Quando ou passeio terminou rodier Louise que tomava um cafezinho do lado de fora da Catedral.

Louise era uma bonita negra com mais ou menos minha idade com longas tranças presas em um rabo de cavalo.

-Olá posso lhe fazer uma pergunta?

-O horário da visita já acabou, não achou toda a informação esclarecedora o bastante? -A historiadora perguntou depois de um gole de café.

-Perdão ,foi muito esclarecedora mas estou querendo saber , sobre uma lenda , a lenda do gárgula misterioso guardado em uma sala que ninguém pode encontrar. - Perguntei ainda de pé enquanto Louise tomava seu café sentada em um dos bancos do jardim da Catedral.

A jovem me analisou de cima a baixo e  perguntou:

-Quem é você? Não são todos que tem conhecimento sobre essa lenda. Essa é uma lenda da família Leroy algo sobre o conde ter mandado transformar um guarda amante de sua esposa em um gárgula de mármore branco. Histórias infantis... tenho mais o que fazer , daqui a pouco entrarão novos visitantes tenho que me preparar.

Fui para casa intrigada se a história era só uma história para fazer criança dormir , por que Louise ficou tão cautelosa ? Porque ficou tão estranha?




Bibliografia

https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/historia/historia-catedral-notre-dame.htm

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Notre-Dame_de_Paris





Gárgula ( +18)Where stories live. Discover now