URUTU

406 28 45
                                    

Voltando para o interior, vou contar outra história que ouvi quando era criança. 

Quem já viu uma Urutu Cruzeiro? Ou já chegou perto dela? Eu é que nunca.

Meu avô dizia que tal cobra escolhia suas vítimas, está as seguia até finalmente lhes dar o bote. O seu veneno era tão forte e perigoso que aquele que era mordido morria pouco tempo depois, e o mais interessante era que essa cobra além de escolher suas vítimas tinha um ritual macabro. Essa cobra ficava sempre a espreita durante o velório do morto e após o enterro, elas faziam seu ninho sobre o tumulo de sua vítima, ali ela se encontrava todas as noites,  até escolher uma nova pessoa para experimentar de seu veneno fatal. E assim começava novamente seu ritual.

Antigamente encontrar uma Urutu Cruzeiro era sinal de mal presságio, já que normalmente aqueles que a avistavam, normalmente viravam suas novas vítimas. O formato de uma cruz em sua cabeça era interpretado como o sinal da morte em pessoa, já que naquela época não existia nenhum soro para salvar as vítimas de picadas de cobra.

Para completar essa pequena história, vou contar um acontecimento que aconteceu com meu sogro a mais de 20 anos atrás. Normalmente meu sogro passava seus finais de semana entre beber pinga ou indo pescar nos rios, em uma certa noite este estava a pescar tranquilamente em um laguinho, era algo comum para ele, andar pelas matas a tarde até achar um lugar confortável para pescar, e desleixado como era, gostava mesmo de viver por ai de chinelo pra lá e para cá. Já que era obrigado a trabalhar de botina durante o dia, em suas horas vagas, gostava mesmo era de manter os pés arejados.

Nessa noite enquanto este pescava tranquilamente, avistou de perto uma urutu que o observava, já conhecendo as histórias dessa famosa cobra, este levantou correndo, deixando todo seu material de pesca para trás, e saiu em disparada pela mata, e sempre que olhava pelo canto do olho, lá estava a cobra a persegui-lo. Sua unica reação, que foi o que realmente salvou sua vida de uma morte trágica e dolorosa foi, já que a cobra perseguia suas vítimas pelo cheiro, meu sogro em desespero arrancou sua camisa e jogou para trás, quando está caiu no chão, a cobra deu um pulo sobre o pano, e ali começou a se enrolar na camisa. 

Daquele dia em diante meu sogro nunca mais voltou a pescar, aprendendo a lição também de nunca mais andar de chinelo pela mata.

Hoje ele vive de botina para lá e para cá, mantendo as pernas sempre protegidas com calças bem compridas.

          ━━━━━ • ஜ • ❈ • ஜ • ━━━━━

Alguém já ouviu falar dessa cobra?

Se ela é mesmo mortal eu não sei, mas que deve ser desesperador ser perseguido por tal réptil peçonhento, isso deve ser certamente de perder a cabeça.

Contos de uma Cidade no Interior (REESCREVER)Where stories live. Discover now