Capítulo 7: Preparando para o casamento

139 18 0
                                    

O povo do clã Guan originalmente pensou que o casamento entre Guan Suyi e o Marquês Zhenbei estava arruinado, mas o imperador ordenou diretamente o decreto de casamento, isso foi uma grande glória. Por um tempo, havia pessoas em êxtase, pessoas preocupadas e pessoas com inveja. Mas todos não se atreveram a mostrar seus verdadeiros pensamentos íntimos, fizeram uma aparência feliz e correram para parabenizar o velho mestre Guan.

Devido à pressão urgente da Mansão do Marquês Zhenbei, a data do casamento foi marcada para meados do próximo mês, deixando Zhong shi  muito ansioso porque em uma noite sua boca estava cheia de bolhas. A família Guan era originalmente uma família de agricultores e estudiosos, eles tinham muitas terras em sua cidade natal em Yuanping. Mas o velho mestre Guan insistiu em ir para Yanjing, então Zhong shi teve que vender o terreno para arrecadar dinheiro para a viagem. Já haviam gasto a maior parte no caminho e não sobrava muito. Se a filha deles fosse casada com uma família comum, ainda havia tempo para se preparar, mas a Mansão do Marquês Zhenbei era nobre e poderosa, as coisas em suas mãos não seriam consideradas suficientes.

Por esta razão, o Velho Mestre Guan e o Padre Guan esvaziaram seu tesouro particular e os entregaram a Zhong shi , e até mesmo seu clã de solteira que estava longe em Yuanping enviou pessoas com muitas coisas. Mesmo assim, querendo deixar a filha casar graciosamente, mas ainda havia uma grande lacuna. Principalmente depois de passar pela porta, havia o costume de exibir o dote. Todos os convidados do Marquês Zhenbei devem ter origens extraordinárias. Eles menosprezariam sua filha mais por causa disso? Sua filha teria uma posição firme com seus sogros no futuro?

Quanto mais ela pensava nisso, mais ela tinha problemas para dormir e comer. Em apenas alguns dias, seu cabelo ficou branco. Mas Guan Suyi ainda tinha uma vida de lazer, aparentemente despreocupada. Ainda comendo e dormindo bem, seu ânimo estava ainda melhor do que antes. Felizmente, o clã Guan tinha regras estritas e os corações das pessoas se reuniram, um após o outro enviaram algo para adicionar ao enxoval, o que aliviou um pouco a situação de Zhong shi .

“Cunhada, nosso Yiyi casado na Mansão do Marquês ainda é uma subida alta. Por favor, reserve um tempo para ensiná-la um pouco sobre as regras, para não ficar envergonhada. É também por causa de seu bom destino, em sua vida anterior deve ter queimado o melhor incenso, então nesta vida ela está sendo admirada pelo Marquês Zhenbei. Mas você deve ser cauteloso em palavras e ações, ser respeitoso e humilde. Se você ainda disparar sua boca para os mais velhos como da última vez, não pode dizer que não se tornará uma esposa descartada! A segunda tia que foi repreendida por Guan Suyi da última vez disse amargamente.

Embora a mulher nessa época não fosse constrangida pela extrema castidade das gerações posteriores, e não houvesse falta de mulheres poderosas, mas entre as pessoas comuns, seu status não era alto. Se um homem não gostasse de sua esposa, ele poderia expulsá-la sem motivo, e não precisava devolver o dote dela, isso era chamado de 'esposa descartada'. Parece um pouco miserável. As mulheres que se tornavam "esposas descartadas" seriam ridicularizadas pelos vizinhos, mas apenas por um tempo. Não foi difícil encontrar outra pessoa para se casar novamente depois que a tempestade passou, e nem sempre todos se apegavam ao passado.

No entanto, depois que o neoconfucionismo de Xu se tornou popular, surgiram os chamados ' s even outs e s even not outs ' . Parecia proteger os direitos das mulheres e estipular que o dote deveria ser devolvido à mulher, e o homem não tinha permissão para usá-lo. Mas era como vestir um casaco de compaixão pela inconstância dos homens, mas na verdade colocava a culpa de todas as falhas na mulher, o que dificultava ainda mais a situação deles.

Os sogros não gostaram, divorciaram-se das esposas; não teve filhos, divorciou-se das mulheres; impediu o marido de aceitar concubinas, divorciou-se das esposas; usou os bens do marido sem autorização, divorciou-se das esposas; conversou mais algumas fofocas, separou as esposas... Desde então, as mulheres haviam se tornado completamente um objeto. Brinque com ele quando alguém gosta deles e jogue fora quando não gosta deles, mas as mulheres eram responsáveis por todos os tipos de culpa. O que era ainda mais assustador era que, depois de serem abandonados, eles suportariam uma vida inteira de desprezo e abuso. Sem falar que casar de novo, mesmo tirar a própria vida não os libertaria. Quanto ao dote, apenas algumas pessoas conseguiram recuperá-lo, e o restante foi assumido principalmente pelos maridos com o objetivo de criar os filhos.

Quem se importaWhere stories live. Discover now