O sentir

186 32 21
                                    

    Celina acorda assim que pego um copo d'água e jogo no rosto dela. Eu já tinha checado seu pulso e tinha batimento, eu falei com Miranda, mas ela não escutou, continuou segurando a mão dela e as lágrimas caindo como se tivesse velando a pobre.

- O que aconteceu!? – Disse Celina desnorteada

- A senhora desmaiou! – Gritou Miranda indo de encontro com os braços dela

    Eu fiquei olhando as duas, elas realmente devem se amar. Eu entendo que Celina adotou Miranda num momento muito específico e no qual ela precisava de alguém, mas ainda tem coisas que me deixam pensativo. Coisas do tipo: Como ela tem um oráculo? Como ela pode ter tanta informação? E o pior, quem essa mulher é pra poder consultar um oráculo? É certo que nós Portadores temos essa sensibilidade com o que está ao nosso redor, mas como pode isso? Um oráculo é algo que foi usado em mitologias por grandes magos pra entrar em contato com seres além da compreensão. Pode ser ele um livro ou até uma grande pedra, assim como um receptáculo de espíritos antigos. Embora tudo o que eu achava que sabia foi totalmente destruído com essa história de tetracromos, ainda sou cético quanto a Celina...

- A senhora tem problemas como hipertensão ou coisa assim? – Perguntei meio de banda

- Tenho pressão baixa, acho que fiquei emocionada ao ver a minha filha assim feliz e com alguém que a mereça. Eu não sei o que o senhor está fazendo, mas está fazendo certo. - Disse ela sorrindo

- A senhora poderia fazer alguma coisa também. – Disse sério, todos congelaram

Houve uma parada dramática de alguns segundos, então retomei.

- Se levantar desse chão e parar de me chamar de senhor! – Agora rindo

- Você quase me matou, Bernardo! Ele está certo, levante-se, mamãe. Deixe-me limpar a senhora. – Miranda sempre atenciosa

    Ela finalmente se levantou e se secou, fomos até a sala e conversamos um tanto sobre coisas do cotidiano, chegamos nos autores de livros. Engraçado que entre leitores esse ponto é inevitável, Celina me falou que gostava bastante de literatura Russa, mas amava a Brasileira. Disse que tínhamos talentos incríveis aqui, mas que eram maltratados pela vida (Não que os outros de outros países não fossem). "Talvez por isso sejam tão incríveis" Disse ela.

- Olhe o pobre Barreto, morreu novo!

    Miranda estava arrumando a cama para Celina dormir. Engraçado ela falar de Lima Barreto, por pouco não foi meu amigo. Assim que O Triste Fim entrou em ascendêcia, leve ascendêcia, eu o encontrei na rua. Me parecia até bem, mas se vestia mal e o olhe que ironia da vida, gostava de reparar em roupas. Algum tempo depois soube da sua morte, como estava conturbado com algumas situações, não busquei a fundo o que tinha acontecido. Já passou várias vezes pela minha cabeça o medo de morrer, e o mais comum entre os artistas, a morte nua, loucura.

- Foi mesmo... Dizem que foi culpa da família, dizem também que o pai era louco. Mas a loucura era controlada, ele de alguma forma herdou isso.

- Não aceito isso... Onde já se viu loucura controlada? A loucura é leve, voa pelo céu da boca. Não se pode controlar. A bebida acelerou, claro, mas era batuta sim.

Disse a mulher que tem um oráculo... Pensei comigo.

- Não o conheci bem pra poder comprovar... Era um homem com palavras muito bem polidas, bons pensamentos, gostava de cultura estrangeira, até comprava revistas.

- Nada disso voga. Era doido. – Disse ela firme

    É complicado tentar discutir com alguém e esse alguém não saber o que é uma discussão. Discussão é colocar em pauta um assunto de interesse em comum e questionável em que as duas partes trocam argumentos. Mas é difícil fazer isso quando você quer discutir e a outra pessoa quer explicar porque ela está certa... Nesse ponto Celina me lembra a minha irmã... Ela era assim, mas dela eu gostava. Gostava por que ela me fazia querer matá-la mesmo sabendo que meus pais me matariam depois e ninguém quer ver uma chacina dentro de casa, nem fora... Ninguém...

O Portador de memórias - Para jovens idososOnde as histórias ganham vida. Descobre agora