MONARQUIA

2.1K 203 67
                                    

Quinze dias depois, no dia 30 de junho de 1984, fui anunciada como a mais nova herdeira do principado de Mônaco. Albert e Sophie estavam finalmente noivos diante ao mundo. Naquele mesmo sábado, milhares de monegascos, italianos e franceses se juntaram na frente do Palácio do Príncipe com faixas.
"FIM DA CASA GRIMALDI"

"ALBERT VOCÊ AINDA TEM TEMPO DE VOLTAR"

"FELICIA ASSASSINA"

"RAINIER NÃO OUSE MORRER OU RENUNCIAR"

Nos noticiários não mudava muita coisa, conforme os repórteres mostravam a "passeata histórica jamais vista em Mônaco", eu me encolhia no sofá da sala de TV. Sophie entrou no comodo, diferente das vezes que a encontrei formal, com blazer preto com o símbolo Grimaldi e saia executiva da mesma cor, agora parecia mais jovem. Tinha menos maquiagem em seu rosto, seus cachos ruivos eram suaves e enfeitavam suas costas como labaredas de fogo. Sua roupa era um vestido verde pastel e longo, simples e bonito.

– Sinto muito por não ter dito nada para você...

– Uma hora ou outra iria acontecer, Soph... – Olhei para ela, abaixando o volume da TV. As pessoas gritavam palavras de ordem como "FORA MONARQUIA". –...Albert sempre foi louco por você.

– Não digo em relação a isso... – Ela fez menção de sentar ao meu lado e então dei espaço, recolhendo minhas pernas –...Mas sobre Filipe e Sofia.

Olhei para ela, arqueando a sobrancelha.

– Como assim?

– O Albie durante todo o nosso namoro quis abdicar do título. Seu pai então pediu para que nós fizéssemos um teste com você e, bom, eu pensei na possibilidade da Sofia treinar o Filipe. Rainier sempre foi um grande amigo de Sofia, então pensei "Por quê não?". E você passou no teste, Lici. Nós ouvimos a negociação inteira com um rádio escondido...

– Tudo foi sua ideia? – Ela deu uma risadinha fraca mas que logo foi morta pelo clima tenso da TV. Confronto de pró-monarquistas contra os pró-republicanos. Exército monegasco nas ruas para apaziguar.  – E se eu não chegar a ser princesa desse povo?

– Você vai ser... – Ela disse com uma calma que eu invejava – E vai ser a primeira Princesa Reinante de Mônaco.

Um cartaz apareceu na tela da TV bem grande:

"MORTE Á MONARQUIA"

20 de Julho de 1984
INGLATERRA

Quando você é a terceira filha em uma família real, nunca é cotada para ser rainha ou princesa reinante. Nunca. Ainda mais quando se há um homem na linha de sucessão do trono. Caroline era para assumir, mas já havia se casado duas vezes e com plebeus. Já tinha um filho com um plebeu e seu sobrenome nem era mais Grimaldi. E ver meu irmão desistindo de carregar o fardo da coroa de Mônaco não era surpreendente mais para mim. Na verdade nem para meu pai. Porém mesmo que eu já esperasse a chance de ter 1% de chance de ser a Princesa Reinante, eu ainda confiava que Albert deixaria o lado ambicioso Grimaldi tomar suas veias. Tudo o que Albert não queria mais era exposição. Era trabalho com burocracia. E eu, nem ao menos sabia o que eu queria. Já se havia passado um mês desde o dia que Sophie e Albert haviam consolidado o noivado. Sophie não era mais a assessora de imprensa da Casa real, era Eric Hillsinger. Ele não era calmo e compreensivo como ela, mas era igualmente competente, pelo menos era o que eu achava após ver o currículo dele. Trinta e sete anos com pós doutorado na Universidade de Mônaco.

monte carlo | ayrton senna ✔️Where stories live. Discover now