• 4 •

7 0 0
                                        

Sou estudante. Já ouvi e proferi a frase "Aquilo que damos não nos será útil na vida real!". Bem, eu mudei. Já não penso isso. Acredito que existe tantas coisas que são úteis. Sinto-me marginal por não ser igual a toda a gente, visto que o processo de socialização assim o exige. Aprendi na escola. Irónico.
Camões falava sobre os falsos amigos. Hoje, se formos ao Twitter, vemos que 90% das pessoas sofrem desse mal. Diz também que somos bichos da terra tão insignificantes comparados com a Natureza. Já pensaram na verdade desta afirmação? Podemos estar bem num momento e, no a seguir, estar soterrados nas ruínas de um prédio que desabou devido a um terramoto.
Eça de Queirós falava da hipocrisia, da necessidade de sermos como os demais. Nada melhor para definir a atualidade. São poucas as culturas que não se misturam com as restantes. Vivemos numa sociedade em que sentimos necessidades de estabelecer padrões universais. Existe sempre a imitação do próximo. Estar melhor que ele. Com que necessidade?
Deixando os autores de lado, passemos a mais exemplos. Estive uma semana a participar numa mobilidade de ERASMUS que consistia no debate sobre a importância dos oceanos. Nessa semana, fomos a um laboratório de química. Fora de contexto, não? Nesse espaço, vimos todas as reações dos poluentes face aos oceanos. Foi um contraste total. Entrei a pensar que iria perder tempo. Saí a querer ficar mais tempo.
Também temos exemplos em uma das disciplinas mais assustadoras para o povo estudante: Matemática. As probabilidades são problemas reais. Que existem em massa. Que são constantes e inconscientemente resolvidos no nosso quotidiano.
Não quero dizer que tudo é importante. Acredito que, dependendo da função futura, existem matérias que serão descartadas. Mas é-nos dado várias opções para que tenhamos mais habilidades possíveis. De seguida, cada um que escolha o que gosta. Somos todos diferentes.
Apesar de tudo, existe situações que seria fundamental que fosse ensinado. Fazer o IRS, saber melhor acerca do estado e das funções, nas várias vertentes. Entre outros. Por enquanto, estamos assim, mas quem sabe?

What I Learned With MeWhere stories live. Discover now