• 3 •

13 0 0
                                        

Greve estudantil pelo Clima... Presumo que grande parte das pessoas já tenha, pelo menos, ouvido falar. Fez-se questão que fosse partilhada por todo o mundo. Serei o único que pensa que esta foi a revolta mais hipócrita e desnecessária que existiu?
Como é que podemos querer que as entidades assumam uma responsabilidade individual de cada um? Quantos, dos milhares de estudantes que se manifestaram, é que usam regularmente plástico que acaba nos oceanos? São questões em que ninguém pensa. Porque, ao invés de reeducarmos as pessoas e assumirmos o erro, preferimos desresponsabilizar-nos do assunto e ser punidos pelos nossos comportamentos.
Nunca percecionaram que os atos que destroem o planeta são os que fazemos de forma inconsciente? Todos aqueles hábitos que as pessoas se recusam a deixar são os que causam esta rebelião. Como podemos dar às autoridades poder para mudar ideias que estão interiorizadas? E se, em vez de nos juntarmos para tornar o ambiente uma prioridade do estado, não tornamos o ambiente uma prioridade de cada um?
Não digo que o estado não tenha a sua importância. Dados as suas funções, é claro que o ambiente deve ser um dos domínios de ofício. Exercer leis que protejam as florestas, os oceanos. Concordo com tudo. Apenas não me consigo pôr na mente das pessoas que vão para as ruas manifestar-se enquanto têm hábitos que contribuem para o mau funcionamento do nosso planeta.
Posso parecer controverso, mas pensem, comigo, no ciclo desde o início.
Empresas abatem árvores. Elas produzem papel. Papel que vai ser transformado em variedades, como cartões, cartolinas, entre outros. Seguido a isto, pessoas descontentes aparecem, e com razão, devido à desflorestação em massa. Para mostrar a sua revolta, decidem fazer, em cartões, papéis e cartolinas, cartazes com a frase "Salvem o nosso Planeta!" Parece que o controverso não sou eu, certo?
Até posso ser o único que pensa nestas coisas, o que eu não acredito, mas isto acontece constantemente. E com esta greve, só se agrava mais a situação. Não vejo benefícios nesta manifestação. O estado vai continuar a não punir quem se recusa a mudar os hábitos destruidores de planetas. A sociedade vai continuar a exercer hábitos destruidores de planetas. E tudo isto termina com apenas um final: vamos destruir o nosso planeta.

What I Learned With MeWhere stories live. Discover now