Tradições

708 50 4
                                    

O grande segredo de uma tradição é que ela tem que vir voluntariamente, tem que ser algo natural. Tem que ser algo que está tão impregnado naquilo que até perde a história e fica só a tradição. Quando alguém pergunta "Mas por quê?" e você só consegue responder "Ah, sei lá, é tradição!". Isso quer dizer que já perdeu o sentido e ficou só o significado de importância para aqueles que conhecem.

E Travis e Katie criaram uma tradição naquele ano.

Era o segundo ano-novo de Katie no acampamento, e esse ela iria sair do chalé. No seu primeiro ela tinha ficado trancafiada sob as cobertas e se recusou a falar com qualquer um, acreditando que não tinha amigos para comemorar o Ano Novo, o que Travis provou ser mentira quando na manhã do dia primeiro a acordou e disse ser seu amigo.

Então, esse ano ela e ele iriam até a praia assistir os fogos e comer muito. Depois do jantar no refeitório todos foram se arrumar para os fogos, e eles, como boas crianças que eram, não viram necessidade disso e ficaram correndo por aí até verem que a praia estava cheia.

Foi nesse dia que Katie aprendeu a subir em árvores, com Travis puxando-a pelo braço para o alto de um carvalho, para que assim pudessem ver melhor aos fogos.

- Katie, você sobe em árvores como uma garota. - Ela socou-o e os Fogos começaram como que por mágica, bem a meia-noite. - Isso pareceu um sinal.

- Tem razão, Stoll, acho que devo te socar todo Ano Novo.

- Talvez a gente deva subir em uma árvore em todo Ano Novo. - Sorriu para ela.

- Depois de um tempo não vou mais subir como uma menina, não é? - Ela riu.

- Duvido muito, você sempre vai subir em árvores como uma menina.

E foi assim, desse jeito inocente, que Katie socava Travis todo dia 31 de Dezembro a meia noite, no alto de uma árvore perto da praia, assistindo as fogos de Ano Novo. Era a tradição deles, e nada poderia explicar o porquê de uma história tão boba se tornar um ritual. Mas afinal, essa não é a graça das tradições? A maneira como são tão particulares e únicas que se tornam irrevogáveis e inexplicáveis?

TratieWhere stories live. Discover now