Capítulo 10

249 19 112
                                    

A maior parte da vida de Catarina pode se resumir em uma série de imagens, que não fazem diferença nenhuma no andamento e em seu desdobramento. Passam por ela, como casas numa rua, sem marcar ou ficar para sempre em sua memória, são completamente esquecíveis. Mas algumas poucas vezes, um momento se congela, e algo acontece. Como quando ela teve seus filhos, ou quando se permitiu amar pela primeira vez, momentos que quando gravados e recordados, voltam com tudo, com imagens nítidas e detalhadas, com gosto e cheiro, com o coração preenchido ou marcado. E esse instante é mais do que uma imagem. Sabemos que esse momento, e todas as partes dele, irão viver para sempre. Assim era Petruchio em sua vida e tudo o que vinha atrelado a ele. 

Catarina sabia que desde o primeiro dia que viu Petruchio entrar em sua vida, ele havia se transformado em um desses momentos que se congelavam para sempre no tempo e espaço. Podia lembrar até hoje como era a sensação de ter alguém irritante que ficava para sempre em seus pensamentos, o gosto de seu beijo, a sensação de raiva se transformando em amor e felicidade. Passou a maioria dos anos de sua vida longe dele, convivendo com pessoas e em lugares que não faziam nenhuma diferença para si, completamente esquecíveis. Passou somente alguns meses ao lado do único homem para o qual entregou seu amor, todos os instantes que viveu com ele, durante a conquista, e na fazenda, ainda permaneciam com ela, para sempre. Como se aqueles meses tivessem durado e se eternizado em si mais que os anos que havia morado na Europa. 

Agora, no presente, parada em sua frente, era como se ver despida e indefesa, exposta em toda sua fragilidade a ele. Todas suas lembranças e emoções soterradas durante todos aqueles anos, estavam sendo expostas. Sentia-se sem ter para onde correr ou se apoiar. Queria fugir. 

— O que quer falar comigo? Não temos nada a conversar! - era mais fácil atacá-lo. Ela tinha sim muitas coisas para conversar com ele, coisas importantes demais para serem jogadas para debaixo do tapete novamente. Uma em específico estava trancada num quarto de castigo. 

Petruchio parecia admirar uma imagem que parecia irreal, aquele tipo de pessoa intocável, que você só escuta falar da história ao longe. Como aqueles reis e rainhas famosos. Ver Catarina materializada em sua frente, uma imagem que até então só aparecia em sua mente, só ascendeu sua raiva dela e de tudo o que havia feito com ele e seu filho. 

— Como é que ocê volta sem me avisar? - perguntou nervoso. 

— Não devo satisfação nenhuma da minha vida para você! - ela voltou a atacá-lo.

— ...Quinze anos Catarina! - ele a interrompeu continuando seu discurso, fingindo que não havia escutado o lamento dela. - Quinze anos sem nenhuma notícia d'ocê, sem uma carta sequer pro meu filho. Quinze anos Catarina, quinze anos… - Catarina engoliu em seco, queria gritar e o atacar, mas não conseguia. - ...E de repente ocê tá de volta, como se nada tivesse acontecido. 

— Muito fácil me atacar com palavras! Eu precisava partir…

— Ocê foi! - ele a interrompeu novamente. - Ocê foi, mas eu fiquei… eu fiquei… Aguentando e sustentando tudo o que ocê deixou pra trás. Na mesma fazenda, no mesmo lugar, com o filho largado sem remorso pelo ocê, com os restos de mim que sobrou quando ocê me esqueceu.

Catarina mordeu seus lábios, sabia que aquela conversa não seria fácil, queria gritar com ele, berrar que precisava fazer isso, para o bem do filho e da filha de ambos. Mas não podia, parecia que sua voz havia sumido em meio a confissão dos sentimentos de Petruchio escancarada no meio da calçada, com alguns curiosos assistindo. 

— Não foi bem assim! Esqueceu tudo o que fez comigo? Eu precisava partir! - sua voz estava falha, mas sua defesa finalmente havia saído de sua boca. 

Mas Petruchio não estava nem um pouco convencido. Ao contrário, tinha dor e rancor em seu coração. 

— E eu fiquei aqui, sustentando uma mentira… a pedido de seu pai. Seu pai! - apontou o dedo indicador em direção a ela.

Segunda chance Where stories live. Discover now