Capítulo 5

211 22 98
                                    

Catarina tivera diversos planos em sua vida. O plano de ser uma mulher independente e a frente de seu tempo, sem se casar ou se apaixonar, foi por água abaixo quando sua irmã supostamente havia ficado doente e ela se viu obrigada a casar e consequentemente se apaixonou por Petruchio. O plano de ir embora do país e criar sua filha sozinha sem pensar no passado que deixou para trás, foi por água abaixo quando não conseguiu esquecer seu filho, não conseguiu não pensar em Petruchio, não conseguiu mais fugir de tudo e de si mesma e voltou ao Brasil. O plano de não ser mais apaixonada por Petruchio, foi por água abaixo assim que ela voltou a ver seu rosto naquela tarde em que conheceu seu filho.

O laço que une duas pessoas às vezes é impossível de se explicar, quando você acredita que foi rompido, ele está lá restaurado com um nó impossível de se desfazer, mesmo com a distância ou a lógica e depois de todo tempo que se passou os laços voltam e simplesmente existem. E o laço que unia ela a Petruchio era impossível de se romper.

Catarina não resistiu em o olhar. Foram apenas nanossegundos, mas o suficiente para ela gravar seu rosto marcado pelo tempo. Ele ainda tinha uma barba, agora com mais pelos brancos que marrons, ele ainda tinha os cabelos levemente compridos e enrolados, com vários fios grisalhos que misturavam-se com os marrons, tinha mais linhas de expressão em sua testa que tinha a pele marcada pelo sol quente. Parou alguns segundos em seus lábios, vermelhos e sérios. De repente, se deu conta que não podia se dar ao luxo de o olhar. Recuperou sua sanidade, desviou seus olhos do dele e saiu de seus braços quase aos tropeços indo embora da loja.

Neca observou a cena de longe, aproveitou que Júnior e Petruchio não prestavam atenção nela e saiu ao encalço da mulher que suspeitava ser Catarina.

Petruchio estava confuso, tudo havia acontecido rápido demais, tivera a impressão que algo estava errado. No ar ele podia sentir um perfume familiar.

— Mas que mulher era aquela? - perguntou ao filho.

— Não descobri o nome dela, mas me senti tão à vontade pra conversá com ela.

— Que estranho, parece que senti a mema coisa, como se já conhecesse ela. - Petruchio não sabia porque seu coração estava descompassado, nem porque seu olfato insistia em sentir um perfume familiar. Aquele perfume parecia muito com o que... Não podia ser, será? - Eu devo de está é maluco.

Ele se encaminhou para a porta tentando encontrá-la para reparar na mulher, mas não encontrou ninguém.

Catarina fugiu e correu de seu passado na forma de Julião Petruchio. Virou numa travessa e começou a ofegar intensamente, quase chorando, tentando encontrar ar para simplesmente respirar. Petruchio havia tirado até sua capacidade de respirar em microssegundos. Negava a si mesma que seu coração bateu em desespero quando ouviu sua voz depois de quinze anos sem ouvir, assim como batia descompassado quando ele falava consigo antigamente ao pé do ouvido. Negava a si mesma que suas pernas bambearam assim que o olhou novamente depois de anos sem ver seu rosto, assim como as sentiu bambearem na primeira vez que o beijou e tocou seus lábios pela primeira vez. Negava a si mesma que sentiu frio na barriga quando sentiu ele a tocar na cintura, assim como sentiu frio na barriga na primeira vez que teve Petruchio por completo a si, com todos seus toques e carícias, numa noite mágica e inesquecível. Afinal, negar fazia parte de Catarina. A negação andava ao lado dela e nesse caso, não deixava ela respirar. Era incapaz de recuperar o fôlego. Era incapaz de regular sua respiração depois de o reencontrar. Parecia se afogar em negação nas lembranças de tudo o que viveu.

A negação não é um balde de água. É um oceano. E como ela prosseguiria agora com seus planos, que nunca davam certos, sem se afogar naquele oceano de mentiras? 

— Dona Catarina? - ouviu uma voz familiar a chamar.

Catarina encontrava-se agachada em uma calçada de olhos fechados, tentando respirar regularmente, sem conseguir.

Segunda chance Where stories live. Discover now