Capítulo 28 - Pequeno demônio

695 184 46
                                    




Yan Wanqiu ficou no hospital por três dias. Três dias depois, Yan Kongshan e eu ainda não estávamos conversando. Ou melhor, ainda estou chateado e não estou falando com ele.

Em vez disso, comecei a levar Rei tartaruga à livraria e parei de ir à casa dele à noite. Depois de alguns dias assim, até o vovô percebeu que algo está acontecendo e me perguntou o que era.

Depois de refletir sobre isso, decidi contar a ele sobre minha conversa com Yan Kongshan de alguns dias atrás, exceto que mudei o cenário para a livraria em vez do hospital.

"Entendo..." Vovô coça o queixo. Ele faz uma pausa, pensando, e então diz: "Mian Mian, sei que você teve boas intenções".

No instante em que ele diz isso, sei que ele não vai ficar do meu lado.

"Ah Shan falou um pouco abruptamente, mas isso não significa que seu ponto foi irracional. Há um velho ditado: 'Mesmo bons funcionários não podem resolver problemas familiares.' É melhor para os de fora não se intrometerem nos assuntos familiares de outras pessoas, especialmente aqueles tão complicados como os dele."

Sentei-me à mesa com um copo de leite pela metade nas mãos. Ultimamente, tenho estado obcecado em ficar mais alto - provavelmente porque as palavras de Yan Kongshan me desencadearam - então tenho bebido leite como água.

"Eu só queria ajudá-lo", murmuro mal-humorado, pegando o copo de vidro.

"Você tem que considerar as coisas do ponto de vista dele se quiser ajudá-lo. O tempo também é muito importante ao abordar o assunto." Vovô me orienta com sua experiência: "Você tem que tentar persuadi-lo aos poucos, e vocês dois precisam ficar calmos. Você não pode deixar suas emoções tirarem o melhor de você. Concorde com o que ele diz e, entre suas palavras, acrescente um pouco de seus próprios pensamentos aqui e ali. Dessa forma, não haverá tanta reação dele."

"É como quando você está tentando vender algo. Se eu vender um ovo de chá por um yuan e estiverem determinados a comprar três ovos por dois yuans, não posso simplesmente dizer não, porque então eles simplesmente iriam embora. Mas se eu dissesse 'Os negócios não são fáceis; que tal três ovos por 2,50?', eles veriam que estão recebendo um desconto de 50 centavos, que é melhor do que nada. A maioria das pessoas aceitaria isso."

Ao ouvi-lo, começo a pensar que estamos nos desviando um pouco. "Tem gente que barganha por ovos de chá?"

Vovô me olha como se eu estivesse morando embaixo de uma rocha. "O que você acha? O mundo é enorme, existem todos os tipos de pessoas. Talvez essa pessoa trouxe apenas 2,50 com eles, mas precisa comprar três ovos."

"..." Eu não tinha pensado nisso.

Como eu, o vovô está sentado à mesa com uma xícara de chá de porcelana nas mãos. Ele toma um gole de sua bebida e continua o que estava dizendo antes. "Então, o que quero dizer é que, como quando casais brigam, você pode ouvir a voz da outra parte, mas tente não se intrometer. Se você precisa se envolver, tem que ver como você faz isso. Não basta atacar de frente."

Por que depois de ouvir as palavras do vovô, me senti muito jovem e imprudente? Ter uma paixão é tão aborrecedor, crescer é tão aborrecedor e ser humano também é tão aborrecedor.

Eu desabei sobre a mesa e soltei um grande suspiro. "Vou tentar aprender..."

Todas as noites às oito, em vez de ir à casa de Yan Kongshan, tenho corrido pela vizinhança. Normalmente corro por cerca de uma hora antes de ir para casa todo suado para tomar banho, depois jogo no meu telefone e leio quadrinhos até a hora de dormir, às dez e meia. Pela primeira vez na vida, estou conseguindo manter uma programação saudável.

Green Plum Island (PT/BR)Kde žijí příběhy. Začni objevovat