NOTAS SOBRE VIRMÍRIA II.I

61 2 2
                                    

Essas notas fazem um resumo da História do Mundo Conhecido, dividida em épocas e idades.


É importante ressaltar que existem diversas narrativas históricas, mas de forma hegemônica abordo aqui uma perspectiva humana e, por isso, de senso comum em Era e nos Reinos Menores de Andares.

I - A HISTÓRIA vem depois da feitura do termo O Mundo Conhecido, que aponta uma cultura obcecada pelo conhecer e designar. A vontade por trás da ação de dar nomes e discriminar é uma marca dos Humanos e que encontra no mundo — na terra sob os pés — as páginas mais alvas e virgens. O Mundo Conhecido, assim, é a porção do mundo moldada pelos homens; lugares dotados de significado, identificado no binômio explorado-inexplorado — ou mesmo explorável-inexplorável — que porventura deixou-se grafar por tintas e penas: um mapa. 

A História, como é escrita e ensinada pelos goothes, sábios e magíeres, mostra-se uma faculdade descobrível e fabricável. Descobrível na medida em que os vestígios deixados pelas tribos anteriores ao pleno desenvolvimento da escrita humana são pálidos e confusos  — canções, mitos e ruínas —, fato que aponta para sua dimensão fabricável, pois a verdade histórica é apenas a interpretação dos que a escrevem. Um bom exemplo são as canções e histórias presentes no Goothe Khemis. Além de ser o primeiro estudioso da História e base para a sua compreensão fundamental, Khemi compilou diversas histórias presentes no imaginário coletivo dos reinos humanos de sua época, que com frequência evocam acontecimentos distantes no tempo; falam sobre seres míticos, batalhas esquecidas, lugares velados e maravilhosos e dão base a crenças gerais. Por terem sobrevivido exclusivamente na tradição oral, Khemi relata as incongruências e discordâncias entre os relatos na mesma região; além disso, em seu livro Outr'eras, é o primeiro autor a falar da verossimilhança e verdade na História.

Khemi divide a história em duas Épocas, e a última em quatro Idades:

— Época Pré-Humana

— Época Humana: Idade Tribálica | Idade Kaieriana | Idade Real |  Idade Iunéfica 


I.I - PRÉ-HUMANA

Do mundo anterior à chegada dos humanos, seus habitantes, fauna e flora.

A Época Pré-Humana é a mais vasta e suas bases remontam à criação do anel de Virmíria pelo Titã Wirmyir. Não se tem uma data exata, mas é aceito que cinco éons se passaram desde então. O ano em que os Humanos pela primeira vez chegaram ao Mundo Conhecido é convencionado como Ano Zero e tudo que ocorre antes é registrado em números negativos. Em suas incontáveis histórias, salta-nos aos olhos aquelas que moldam os continentes pouco antes da chegada, e nesse sentido, duas raças são essenciais: os Gigantes e os Inores, e por isso terão subcapítulos inteiros sobre suas práticas e crenças; outras raças maiores terão algumas palavras, mas entende-se que tiveram participações menores por ora.  

Antes de iniciar com os jándr — ou Gigantes — é importante que fique claro os conceitos de raça menor e raça maior: numa linha do tempo precisa e finita, organizada pelo Balanço, os seres que estão mais próximos à criação de Virmíria, ou seja, os mais dotados de magia natural, maiores e mais raros fazem parte de raças menores no sentido de anteriores, e não por desempenharem papéis menos relevantes ou por sua razão inferior. Humanos, Inores, Gigantes, Gnomos, Durmenquins, Nagas e Drovos são exemplos de raças maiores por datarem de eras mais próximas.

Chegaste ao fim dos capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Mar 27, 2020 ⏰

Adiciona esta história à tua Biblioteca para receberes notificações de novos capítulos!

VIRMÍRIA I {REVISÃO}Onde as histórias ganham vida. Descobre agora