"18"

325 33 29
                                    

Autor: Tah Rodrigues

Resenhista: Faan (FaanCosta)

Olá, olá abacaxizinhos! Como estão? ¡Yo estoy muy bien! 

Bom, estão preparados para mais uma resenha? Se sim, peguem suas balas fini, os suquinhos de abacaxi (ou qualquer fruta que preferirem, podem comentar aqui) e embarquem neste mundinho da fama, criado pela maravilhosa da TahRodriguess, que vos apresento agora.

Avaliação: ☆☆☆☆

"18" tem uma trama muito envolvente. É uma história cujo enredo eu nunca havia lido em todos os meus anos nesta plataforma. É uma atmosfera teen, misturada com uma realidade pura que é jogada em você assim, na lata. A autora fez questão de mostrar como seria a vida de uma famosa por trás das câmeras, mas a vida real mesmo, sabe? Não tem aquilo de "nossa, a fama é maravilhosa. A vida de um artista é praticamente perfeita, eles têm tudo o que querem, na hora que desejam e quando bem entendem!", não chegue a se iludir tanto assim, querido leitor. "18" é muito mais do que um simples clichê.

Tudo começa com a apresentação da nossa querida Liz. Prestes a fazer o último show de sua turnê, a garota começa a questionar certas coisas. A letra de uma música invade seus pensamentos e faz com que ela se mantenha área nos bastidores. Logo de cara nós conseguimos perceber que Liz já não está mais plenamente satisfeita com a vida de celebridade, e isso se torna ainda mais evidente conforme a história se desenrola. Apesar da garota - que tinha no currículo 5 anos de sucesso - ainda gostar do que a fama lhe proporcionava e da sensação de se sentir única, poderosa, querida e amada por todos, ela se sentia meio perdida. Questionava se tinha o controle da sua vida, visto que várias pessoas trabalhavam junto a ela no intuito de cuidar dessa parte; dizer-lhe o que fazer, como fazer e quando fazer. Liz estava começando a se encher de tantas ordens, tanta pressão e tanta falsidade. Não que quisesse voltar para suas origens, imagina! (Ela lutou muito para se manter longe da família, que somente a julgava e botava-a para baixo) Muito pelo contrário, como eu citei no começo, Liz adorava a fama, adorava cantar, adorava atuar e amava ainda mais todas as regalias que tinha por ser uma Teen Celebrity, mas ela estava farta de tentar ser alguém que não era para agradar a todos, para passar uma imagem bacana. A garota odiava todo aquele domínio excessivo que tinham sobre sua vida, que praticamente a sufocava. Odiava o fato de que as pessoas não estavam ligando para o motivo de suas ações, apenas queriam saber de tudo o que fazia para poder fofocar sobre o quão irresponsável ela era, fora o fato de Liz ter que aturar uma família que não aceitava seu jeito de ser e dizia-lhe que era uma garota má, que só fazia coisas erradas, que não se orgulhavam da filha/sobrinha que tinham, que andava em más companhias e que não passava de uma adolescente pirracenta e inconsequente. Enfim, Liz parecia carregar o mundo inteiro sobre as costas e o mistério que a autora faz sobre as crises existenciais dela só nos deixa ainda mais aflitos com toda a situação. Mas não vá pensando que ela gosta que sintamos pena dela, não... Liz é fria demais, marrenta demais e orgulhosa demais para que aceite nossa compaixão numa boa. A garota é bem explosiva, sem dúvidas que daria-lhe um belo chega pra lá caso visse que seus olhinhos brilham de piedade. Mas bom, acho que estou enrolando demais com a personagem e esquecendo de falar sobre os outros tópicos (me entendam, a Liz é divosa demais para que eu a esqueça facilmente).

Como havia dito, a história mostra os bastidores da vida de uma famosa. Ela se passa em New York, mas a Liz é uma brasileira característica, somente na aparência, porque nos gostos ela se julgava uma completa americana. Vemos seus amigos - e parceiros que tocavam em sua banda - se relacionarem uns com os outros e interagindo com a Liz, deixando claro que eram o porto seguro da garota (aliás, eu mega recomendo que vocês shippem #Joliz). Vemos também os bastidores das entrevistas, as passagens de sons, os ensaios fotográficos, a dedicação com os fans - vejam bem como não sou nenhum pouco irônica -, as gravações, o trabalho das equipes de produção e também a trajetória dela, comentando em alguns momentos sobre acontecimentos que a fizeram chegar onde estava. "18" mostra tudo isso e um pouco mais de uma forma bem realista. Não tem ilusão, apenas situações pelas quais a maioria dos famosos passam, creio eu. É um mundo completamente diferente que acaba te sugando para dentro dele quando você menos espera. E as coisas são tão detalhadas que eu, por vezes, me senti como se fosse a própria Liz... é uma coisa de louco! Os problemas que uma celebridade teen passa são muito mais complexos do que pensamos. Quem fala que vida de artista é moleza, precisa urgentemente ler esse livro para clarear as ideias, porque é exatamente isso o que ele faz; te ajuda a perceber que as estrelas não passam de pessoas que também sentem medo, alegria, receios, que têm suas crises existenciais e se sentem sozinhos, mesmo estando cercados de pessoas (e como nossa queria Liz disse: "É uma solidão meramente existencial. Você de repente não sabe seu lugar no mundo e começa a se questionar sobre suas decisões, sobre sua vida e sobre o que e quem você é."). De verdade, eu super recomendo essa história para quem curte um enredo bem estruturado, com uma trama nada clichê e diferente de todas que já vimos até agora.

Gostei do modo como a autora definiu bem a personalidade de cada um e os fez completamente opostos, mas sentimentalmente semelhantes. Os cenários foram bem descritos, tanto que eu lia e conseguia me imaginar em cada lugar mencionado sem medir esforços. A história também é uma caixinha de surpresas, pois nem percebemos direito quando ela aborda um tema bem polemico e que está muito em alta hoje em dia, visto que a personagem principal fala sobre o tema com seriedade e ao mesmo tempo nos diverte. Nos faz reparar em coisas que nunca teríamos sequer pensado e tem a coragem de expor para todos sua opinião sobre isso. Uma opinião que causa, posso afirmar.

Como a narrativa é feita em primeira pessoa, nós vivemos a personagem como se fossemos parte daquilo tudo. É bem dinâmico a forma com que nos envolvemos e criamos laços com todos os participantes da história, por mais que sejam coadjuvantes. Também me surpreendi muito por ter me identificado tanto com a Liz, pois acabei percebendo que ela não era inabalável, ou mesmo inalcançável como tentava se mostrar para todos, era apenas uma garota que lutava por liberdade e buscava o autoconhecimento. É algo que nos faz parar de ler, suspirar e dizer: "Poxa, não sabia que eu agia e pensava dessa forma até ler este livro", porque é exatamente assim que nos sentimos quando percebemos o quão parecidas somos com a personagem e isso é incrível! São poucos os escritores que têm a capacidade de fazer com que o leitor se entregue de corpo e alma para vivenciar a essência de cada personagem como se fosse a sua própria. Por isso, minhas congratulações a você, Tah. Muito mais do que me fazer gostar da história, você me surpreendeu de uma forma positiva, porque eu confesso que estava esperando algo bem clichê sobre como a vida das estrelas é mega magnífica (não que eu tenha algo contra isso, realmente adoro histórias assim, mas às vezes nós precisamos de uma pitada de realidade para não cairmos de cara no mundo das ilusões, onde tudo consegue alcançar a perfeição), e aí me surge algo sem igual, algo mais dinâmico, mais abrangente, mais complexo. "18" mexeu com os meus sentimentos (ainda mais por eu querer seguir a mesma carreira que a Liz), praticamente não tenho críticas negativas, porque ela me cativou por completo. Só preciso pedir que a autora dê uma revisadinha básica porque encontrei alguns errinhos enquanto lia, nada muito relevante (e eu tenho quase certeza de que são de digitação. Não faço ideia se a autora escreve pelo celular, mas, não creio que sejam algo além disso. Até porque, ela cursa letras na faculdade e nos apresenta uma escrita impecável. Está tudo em seu devido lugar, não fosse pelos meros erros, que não tornam a leitura menos interessante, de maneira alguma), admito, mas é sempre bom mantermos o texto o mais limpo possível, concorda?

Enfim, para concluir esta enorme resenha, eu gostaria de dizer que "18" me conquistou. Não sou muito de me apegar à uma história, mas essa me fez adicioná-la à minha lista de favoritos. É uma ideia tão simples, mas que se tornou tão diferente e encantadora. Espero mesmo que se destaque ainda mais no Wattpad, a autora merece todo o sucesso e retorno que está tendo, sem dúvidas.

Não tem um tipo de pessoa certa para recomendar "18". Ela é tão abrangente que, creio eu, todos podem ler. Na dúvida, comece com o prólogo e veja se te interessa. Acho meio improvável que tenha alguém que a ache enfadonha, mas, sempre aparece aqueles do contra, não é mesmo? Bom, no mais, acho que essa é uma história que vale a pena perder alguns minutinhos do seu tempo para ler. Com certeza valeu a pena para mim.

Agora eu encerro isto aqui desejando ainda mais sucesso para a autora, e mandando-lhe um enorme beijo de abacaxi. Espero ansiosamente por mais histórias de sua autoria e também pelo próximo capítulo de "18", porque já não aguento mais ficar longe da Liz e do Josh... de verdade.

Um beijão de abacaxi para você também, caro leitor. Espero que sua noite seja ótima e que você continue com a gente, acompanhando o nosso trabalho.

Ah!... Já ia me esquecendo da grande novidade. Vocês estão por dentro do que rola no nosso grupo? Ainda não? Então caiam para trás, porque nós acabamos de iniciar uma parceria com ninguém menos do que a Divulgo Books! Pois é, ainda não estamos acreditando também, pessoal.

Para quem não conhece a Divulgo Books (improvável), eles são um grupo divoso do Wattpad que também têm o propósito de ajudar vocês, escritores. Bolam gincanas mega divertidas e entrevistas super elaboradas. É realmente uma coisa de louco de tão bons que são. Aconselho você que está lendo nossas resenhas a dar uma passadinha no perfil deles para conhecer o trabalho dessa equipe (divulgobooks). Garanto que não irão se arrepender.

Mas bem, vou parar de falar porque isto aqui já está virando um capítulo de tão grande. Uma salada de frutas para vocês e fiquem com Deus! Nos vemos em minha próxima resenha.

Resenhas - Projeto 1Where stories live. Discover now