''O Retrato da Insanidade''

254 26 8
                                    

Autor: Ricardo Brandes

Resenhista: Melissa Fernandes (breakfastatlolas)

Como estreante no projeto do Grupo dos Resenhistas, me apresento: 

Melissa Fernandes, 18 anos. Grande fã de Audrey Hepburn, amante dos filmes clássicos e exagerada como Cazuza.

Ricardo Brandes é um escritor "blumenauense formado em Letras, apaixonado por cinema, literatura e Oktoberfest. Casado e pai adotivo de um gato preto." Só por descrição, gostei de sua pessoa.

Avaliação: ☆☆☆☆☆  

O Retrato da Insanidade, como um todo, é intrigante. O enredo é interessante, e a fluidez dos detalhes: leva à loucura! Todos nós sabemos que, no Wattpad, há muitas histórias com conteúdo, mas já outras, sem nenhum. Porém, ao examinar este livro — sim, vale cada minuto de sua madrugada. O Autor, Ricardo Brandes, transforma O Retrato da Insanidade numa obra de contos entre a loucura, morte e problemas de uma forma envolvente. A escrita é de perder o fôlego. Tão poética e invejável. Gostaria muito de aprender a escrever como você, Brandes. Cada conto por si é um mistério, o que gera ao leitor, como eu, curiosidade para virar a página e aprofundar-se mais à história. Por outro lado, é claro, se desviar sua atenção por um segundo, é melhor que volte a ler do início. O que quero (e pretendo) é explicar que, esta obra, é pra ser levada a sério. Não é um livro que você possa entender de primeira, talvez, precise repetir todo um capítulo para formar o que o Autor deseja, em detalhes, passar. De outra forma, é uma escrita mais complexa para quem está acostumado às histórias sem muitos enigmas. E ponto! Se há algo que mais me encanta em um livro, são os detalhes. Ao ler, senti o gostinho de Eça de Queirós e uma pitada de Machado de Assis, sem brincadeira... Que escrita, Brandes!

Apesar de o estilo ser não muito popular entre os jovens de hoje em dia — o que repito: não ignore esta obra de arte por nada! — realmente vale a pena ler. Não sou chegada a fazer resenhas, muito menos, entregar uma história, os personagens, ou pedaços de bandeja (gosto de deixar o gostinho de pimenta). Minha resenha sobre esta obra é para que você, que anseia por uma história extraordinária, não perca tempo e vá se aventurar nessa "desafiadora jornada literária" deste escritor brasileiro, autor de, entre outros, O Jardineiro de Fallujah e O sonho de Odracir.

Ao final de cada capítulo, o autor pergunta: Gostou do que leu?, querido, mais do que gostei; respirei. 

Agradeço por esta obra de arte, 
com muchos besos e admiração.


Resenhas - Projeto 1Where stories live. Discover now