Entrevista com LariLendo

10 3 1
                                    

Entrevistadora: SimplesmenteMaria

Entrevista com LariLendo vencedora do 1° lugar na categoria Ficção Histórica no projeto Flores de ouro, com o livro "Protegida"

Entrevista com LariLendo vencedora do 1° lugar na categoria Ficção Histórica no projeto Flores de ouro, com o livro "Protegida"

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

- Primeiro, antes de tudo gostaria que você se apresentasse. Nome, idade e a quanto tempo é membro do wattpad.

- Olá, meu nome é Larissa Gomes, tenho 23 anos e sou membro do Wattpad há 4 meses. Já havia tido outras experiências com a plataforma, mas apenas como leitora e há alguns anos.

- O que lhe inspirou a escrever essa obra?

- Sou formada em História e completamente apaixonada pelas possibilidades abertas pelo gênero de ficção histórica em podermos "vivenciar" ou, até mesmo, complementar / alterar o rumo de fatos que se passaram há dezenas, centenas ou milhares de anos.
Junto a isto, meu amor em ler obras que sempre me fizeram suspirar, torcer e desejar me inspirou absurdamente a, finalmente, escrever um romance.

- Como você se prepara ao escrever sobre uma época tão diferente da nossa?

- Busco pesquisar sobre o cotidiano daquela sociedade, conhecer os hábitos, costumes, linguagens, lugares... Enfim, acontece mesmo uma imersão. rs
É uma atividade constante durante todo o processo de escrita, não é realizado apenas no início, como muitas pessoas pensam.
Particularmente, creio que seja uma das melhores partes de escrever neste gênero.

- Nesta obra, qual o seu personagem preferido?

- Ahhhh que pergunta difícil! (Risos)
Eu não sei dizer, creio que a sensação de ter que escolher seja a mesma de pedir á uma mãe que aponte o filho favorito.
Cada um nasce com uma base que idealizo, mas vai formando a própria personalidade conforme o desenvolvimento da história... As personalidades, claramente, são compostas de características que me agradam, mas também acontece ao contrário. Existem momentos em que Catherine (a protagonista da obra), por exemplo, diz coisas que me fazem ter vontade de gritar "Você está doida?!" (Risos)
Creio que sejam, de fato, organismos vivos, cada um deles, que eu amo - e, ás vezes, detesto - de forma semelhante.

- E sobre os personagens, você se inspirou em alguém específico para a construção deles?

- Me inspirei em sentimentos que me habitam, na verdade. Desde os "mocinhos" até os "vilões".
Jamie foi inspirado naquele sentimento de "melhor sozinho e sem problemas do que acompanhado e preocupado" que, muitas vezes, me acomete.
Já Catherine, foi toda composta da fidelidade, justiça e culpa. Ela é fiel aos sentimentos e a honra de Olívia, sendo capaz de passar sobre seus próprios desejos para lhe ser (conforme acredita) justa.
Charles é a representação plena da liberdade e da amizade. Ele não se apega ao conceito que a sociedade quer jogar e acha que o importante é realmente ser feliz e que isto só é possível se os amigos também o forem.
Existe ainda Sophie, que nasceu daquela pureza, que todos temos (mesmo que escondido), em acreditar no amor e na força que ele possui.
Estes são apenas alguns exemplos.

- Como funciona o seu processo criativo? Existem pessoas que produzem melhor no silêncio outras já preferem o barulho, por exemplo.

- Eu preciso estar sozinha, completamente mergulhada na história, envolvida com os sentimentos do capítulo. A atmosfera precisa ser neutra, pra eu poder me compor na deles.

- Você tem o desejo de ter um livro seu publicado por alguma editora?

-Ahhh, que sonho!
Creio que seja o real e mais profundo desejo de todo/qualquer escritor, por tratar-se da mágica materialização do que um dia foi apenas uma idéia íntima.

Quem sabe, um dia, né?

- Quais escritores fora e dentro do wattpadd mais lhe inspiram?

- Nossa, são inúmeros! Mas acho justo dizer que, no gênero, sem dúvida Jane Austen e Júlia Queen são minhas musas inspiradoras.
Na plataforma, eu não poderia deixar de citar minha estimada amiga Bruna, @BC_Siqueira, que me inspirou tanto com palavras de apoio, quanto com a admiração que tenho por sua escrita e suas histórias.

- Como você lida com as críticas, tanto positivas quanto negativas, referentes a suas obras?

- Levo todas como muito respeito e gratidão. As pessoas demandam seu tempo (aquilo que temos de mais precioso na vida) lendo minhas palavras, refletindo sobre minha escrita. Não poderia ter uma forma diferente de lidar.

- Por fim, gostaria que você desse um recado para os escritores que não ganharam.

- Gostaria de dizer que apenas de terem se participado já são vencedores. Não querendo soar clichê mas, ao participar, significa que cada um já está transformando em algo real aquilo que um dia foi apenas um sonho, e isto é mais do que a maioria (infelizmente) faz.
Continuem, persistam e acreditem.
Mas, acima de tudo, sejam gratos... Por cada palavra, cada ideia, cada vez que possuíram a capacidade de seguir.

Palavras podem, sim, transformar o mundo.

- Essa foi Larissa Gomes, autora de incríveis obras aqui na plataforma. Muito obrigado pela sua participação.

Entrevistando CampeõesWhere stories live. Discover now